Yosemite National Park: Dicas e Guia Completo!

Depois de quatro longos dias em São Francisco na nossa viagem aos Estados Unidos, partimos para visitar Yosemite National Park, na Califórnia. Foi no final da nossa viagem e já estávamos, a modos que, um pouco exaustos. Mas ainda assim fizemos de tudo para aproveitar 1 dia ao máximo e deixo-vos um guia completo com dicas, caso venham a visitar Yosemite. Que, já agora, quer dizer “assassino” numa língua nativa americana.

visitar yosemite national park

Os prados do vale de Yosemite: que dourado incrível!

Visitar Yosemite National Park

Protegido desde 1864, o Yosemite National Park é principalmente conhecido pelas suas cascatas. Mas há muito mais a descobrir. Tem mais de 3.000 quilómetros quadrados, é um dos parques mais visitados nos Estados Unidos com 4 milhões de visitantes anualmente e é património mundial da UNESCO.

O Que Visitar no Yosemite

Além dos pontos a visitar abaixo, existem sempre uma agenda semestral de atividades no parque. Existem passeios organizados de bicicleta, a cavalo ou tours a pé com guia. Há também atividades aquáticas no verão outros programas, como alpinismo. Vejam aqui o guia do Yosemite.

1) Yosemite Valley

Muitas vezes apelidado de “catedral da natureza”, o vale de Yosemite é rodeado de penhascos. É o ponto mais visitado de todo o parque natural, e é acessível durante todo o ano, de carro ou de autocarro. Sendo um ponto central, é aqui que se encontra o centro para visitantes (com toda a informação e mapas que possam precisar) e o museu de Yosemite.

Daqui, podem ser apreciadas algumas das formações rochosas mais emblemáticas, como o Half Dome e o El Capitán.

As cascatas Yosemite Falls também se encontram aqui: são as maior dos Estados Unidos, a 739 metros de altura, e correm de Novembro a Julho. Mas existem outras, como a Sentinel Falls, cuja água parece cair em escada, a Horsetail Fall, cuja água em Fevereiro parece torna-se lava ao pôr-do-sol e a Bridalveil Fall, à entrada do vale de Yosemite.

Ao visitar Yosemite National Park podemos também apreciar as pradarias, e estar em contacto com a natureza. As pradarias mais importantes do vale são: Cook’s Meadow, Sentinel Meadow, Stoneman Meadow e Leidig Meadow. Apreciem as flores silvestres, as árvores e os veados… e façam também uma visita ao Mirror Lake e Cathedral Beach, onde eu aproveitei para dar um mergulho.

visitar yosemite national park

2) Tunnel View

A 15 minutos de carro do centro de visitantes do Yosemite Valley, encontra-se uma das vistas mais conhecidas do parque: a Tunnel View. Deste ponto, é possível ver o El Capitán, a Bridalveil Fall e o Half Dome. Devido à altura dos penhascos contíguos, o vale fica mesmo a parecer um túnel!

3) Glacier Point

O Glacier Point oferece uma vista única e panorâmica sobre o Yosemite Valley, localizado 3.200 metros abaixo. É um ponto único para apreciar toda a magnanimidade da paisagem abaixo. Fica a cerca de 1 hora de carro desde o vale de Yosemite e dá para ir de carro ou autocarro no verão. Durante mais de metade do ano a estrada até lá está cortada devido aos nevões.

visitar yosemite national park

A vista de Glacier Point

4) Mariposa Grove (a sul do vale de Yosemite)

O Mariposa Grove (fechado até outono de 2017) é um bosque com algumas das maiores árvores do mundo. Infelizmente, não tivemos tempo de visitar, mas ficou na minha lista para voltar… Estas árvores gigantes ficam a cerca de 50km a sul do vale de Yosemite e são um ponto obrigatório para quem fique pelo menos 2 dias no parque.

5) A rota panorâmica de Tioga Road (a norte do vale de Yosemite)

A Tioga Road é uma estrada cénica para fazer com calma, ao longo de 75km, e nós tivemos a sorte de a fazer praticamente ao nascer do sol. Vai de Tioga Pass a Crane Flat (a 30 minutos de Yosemite Valley) e a Tuolumne Meadows (a 1h30 de Yosemite Valley), passando por florestas, bosques verdes, planícies, lagos (como o Tenaya e o Siesta) luminosos e cenários campestres. O melhor é ir parando ao longo da estrada para apreciar a vista e tirar algumas fotografias.

Estas são as terras altas (entre 2.000 e 4.000 metros) que há pouco mais de 10.000 anos estavam ainda cobertas por um glaciar. Durante o inverno (de novembro a maio), a Tioga Road está encerrada devido à neve, mas durante o verão é um dos locais preferidos para fazer caminhadas e atividades ao ar livre. Existe também um autocarro durante o verão para Tuolumne Meadows e nesta área existe alojamento e um centro para visitantes.

visitar yosemite national park

Caminhadas no Yosemite

Existem muitas caminhadas que podem ser feitas ao visitar Yosemite National Park, quer seja no Yosemite Valley, em Tuolumne Meadows ou em Mariposa Grove. Poderão também perguntar no centro de visitantes do Yosemite Valley qual as caminhadas mais indicadas para o vosso nível, já que eles dão toda a informação e ainda vos oferecem os mapas necessários para partirem à aventura.

Como tinha dito no artigo sobre o Zion National Park e sobre o Grand Canyon, o National Park Service, que gere os parques naturais nos Estados Unidos, é super organizado e funciona lindamente.

Nós acabámos por não fazer nenhuma caminhada, já que tivemos pouco tempo no parque. Contudo, se tiverem tempo e MUITA coragem, não deixem de fazer o Half Dome Trail. Além de ser uma longa caminhada de 25kms (ida e volta) com um grande ganho de elevação, há uma parte em que a subida é tão íngreme, que tem de ser apoiada por cabos.

visitar yosemite national park

Tioga Road

Quando Visitar Yosemite National Park

Na verdade, cada época do ano tem os seus encantos e pode ser uma boa altura para visitar Yosemite National Park. Escolham a vossa preferida…

Na primavera

Esta é a altura ideal para ver as muitas cascatas do Yosemite em todo o seu esplendor! Devido às neves, algumas estradas poderão estar cortadas até meados de Maio. Há alguns percursos que continuam cheios de neve, mas nesta altura do ano já há muitas caminhadas que se podem fazer. É época alta no parque.

No verão

Nós visitámos no início de setembro e encontrámos um clima quente. As cascatas estavam secas e portanto perdemos essa parte da experiência. Contudo, apanhámos um clima ótimo para acampar e passear durante o dia, e, até, mergulhar num rio. O início do verão é também a altura das flores silvestres (Junho e início de Julho). É época alta no parque, por coincidir com as férias de muita gente.

No outono

Nesta altura do ano, o parque fica coberto das folhas castanhas, o que lhe dá uns tons dourados. As cascatas continuam praticamente secas nesta altura do ano, até às primeiras chuvadas e alguns serviços fecham a partir de outubro. É época baixa no parque, o que significa que dá para ver muito do parque com muito pouca gente.

No inverno

A neve que cobre o Yosemite Valley durante o inverno dá-lhe uma magia única. Contudo, é necessário ter algum cuidado porque algumas estradas ficam cortadas durante esta altura do ano devido aos nevões, e alguns pontos encerram para visitas. A Tioga Road e a Glacier Point Road fecham de Novembro a Maio e não é possível ir a Tuolumne Meadows nem ao Glacier Point. É época baixa no parque.

visitar yosemite national park

As terras altas: na Rioga Road

Como chegar ao Yosemite National Park

O custo de entrada no parque é de 30$ por veículo (se levarem viatura própria) ou 15$ por pessoa (se forem de transportes públicos, a pé, de bicicleta, etc.). Este valor é pago à entrada do parque e dá-vos acesso durante 7 dias.

De Carro: Nós viemos de carro desde São Francisco e é uma viagem de 4 horas até ao centro de visitantes do Yosemite Valley. Esta é a forma mais flexível de explorar o parque e muito vantajosa se tiverem alguns dias para o descobrir. Permite ir aos pontos mais remotos e parar sempre que se quer para tirar uma fotografia ou simplesmente caminhar. Se visitarem durante o inverno (que é longo no Yosemite), levem correntes de neve.

De Transportes Públicos: De tiverem pouco tempo ou simplesmente não quiserem conduzir, o parque é acessível de transportes públicos. De São Francisco ou Los Angeles é fácil chegar ao centro de visitas do Yosemite Valley. De São Francisco, a viagem custa a partir de 38$ com a Amtrak (comboio e autocarro) e partir de $44 com a Greyhound (2 autocarros). De Los Angeles, a viagem custa a partir de $58 com a Amtrak e 66$ com a Greyhound. Dentro do parte, existe uma série de autocarros circulares gratuitos, ativos principalmente durante o verão.

visitar yosemite national park

Onde Comer no Yosemite National Park

No Yosemite Valley existem vários restaurantes, cafés e, até, um supermercado. Durante o inverno, a oferta é menor. Os preços não são inflacionados e, portanto, dá para fazer todo o tipo de compras lá.

Onde Ficar no Yosemite National Park

Por ser um lugar extremamente popular, os alojamentos mais confortáveis esgotam rápido, principalmente nos meses de verão. Nós, como não queríamos gastar muito dinheiro, optámos por dormir no carro num dos acampamentos. Alugámos um carro um pouco maior (SUV), comprámos um colchão insuflável e dormimos no carro no Yosemite National Park, no Grand Canyon, no Zion e em muitos outros locais na Califórnia.

Mas existem muitos alojamentos disponíveis, de hotéis a acampamentos. Desde o histórico e caríssimo The Majestic Yosemite Hotel, a vários “lodges” (hospedaria) e 13 acampamentos por onde escolher.

Qualquer que seja a vossa escolha reservem com pelo menos 6 a 10 meses de antecedência.

Dicas ao Visitar Yosemite National Park

1 – Cuidado com os ursos!: Os ursos vivem aqui e é preciso tomar precauções, principalmente se acamparem. Em todos os acampamentos existem caixas de metal, onde temos de colocar toda a nossa comida e lixo durante a noite. É proibido deixar qualquer tipo de comida (ou restos de comida) dentro do carro, sob risco de a vossa viatura ficar seriamente danificada. A prova, abaixo: onde deixámos a nossa comida durante a noite enquanto dormíamos no carro.

visitar yosemite national park

2 – Respeitem a natureza: Esta é uma zona altamente protegida dos Estados Unidos. Respeitem a natureza em estado puro e façam o máximo para minimizarem a vossa marca.

3 – Verifiquem as condições meteorológicas: Confirmem sempre as condições meteorológicas antes de irem para o Yosemite e imediatamente antes de iniciarem uma caminhada. O tempo pode mudar rapidamente e, caso façam uma caminhada, por-vos em perigo.

4 – Há Wi-fi!: Mesmo que fiquem num acampamento, existe wi-fi pago em alguns pontos do Yosemite: no Yosemite Valley Lodge ($5,95 por 24 horas) e no Degnan’s (a partir de 2,95$ por 4 horas)

5 – Abasteçam antes: Se forem de carro, atestem o carro de combustível antes de entrar dentro do parque. Há poucos postos de abastecimento, e o combustível é mais caro dentro do parque.

Ficaram com algumas ideias para visitar Yosemite National Park? Caso tenham dúvidas ou simplesmente outras dicas, deixem nos comentários. Aproveitem também para seguir o Contramapa no Facebook e Instagram e ver o roteiro de viagem de 1 mês nos Estados Unidos.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

18 comentários
  1. Fábio Junior Alves
    Fábio Junior Alves says:

    Visitar o Yosemite National Park é um sonho para mim desde que comecei a idolatrar Ansel Adams, seu post está super completo e detalhado, já salvei em meus favoritos para usar de referência quando conseguir concretizar este sonho.

    Responder
  2. Paula
    Paula says:

    Adorei! Eu estive em San Francisco mas não era a melhor época para visitar o Yosemite e terminei não o fazendo. Esse post ajuda muito a quem planeja visitar, suas dicas são muito boas. Ahhh! Gostei de saber que Yosemite quer dizer assasino =)

    Responder
  3. Klécia
    Klécia says:

    Acho um dos lugares mais lindos da costa oeste, na verdade um dos lugares mais lindos dos EUA e do mundo. É um parque muito interessante e cheio de atrações e belezas naturais.Apaixonei pelas tuas fotos!

    Responder
  4. Carolina Meneghel
    Carolina Meneghel says:

    Olá Diana!

    Obrigada por compartilhar suas experiencias! Estou organizando uma viagem para Yosemite no proximo mes e queria saber como foi a experiencia de dormir no carro. Você consegue parar o carro em qualquer lugar para isso? Precisa de um especifico? Pode ter acesso ao banheiro do camping?
    Agradeço se puder responder, obrigada!

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Olá Carolina,
      Nos EUA é proibido simplesmente estacionar na rua e dormir no carro. O que fizemos foi no seguinte: entrámos no parque Yosemite, pagámos a diária do camping e pudemos estacionar o carro em segurança lá dentro. Não me lembro do preço da diária, mas estava a volta dos 10 dólares. Assim, tivemos acesso aos cacifos para comida (é obrigatório por causa dos ursos) e ao banheiro. Os banheiros nos parques não têm chuveiros, têm apenas lavatório e sanita.
      Se tiveres mais alguma dúvida, é só dizer.
      Beijos,

      Responder
      • contramapa
        contramapa says:

        PS: Apesar de ser proibido, na costa da Califórnia estacionamos algumas vezes o carro e dormimos lá dentro. É um risco, mas quem quer, arrisca. Nesse caso, fomos para uma zona residencial já depois das 23h00, fomos sossegados e desligámos as luzes do carro sem sair.

        Responder
  5. Delma Lucia
    Delma Lucia says:

    Olá, boa tarde
    Vamos “passar” por Yosemite. Entramos com o carro, pagamos os 30 dólares, estacionamos e pegamos os autocarros gratuitos? Eles fazem um circuito suficiente para que a gente conheça alguma coisa? Vc saberia me informar quanto tempo é ideal fazer este circuito? Após visitar o Parque seguiremos viagem para São Francisco.

    Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.