visitar big sur

Depois de um longo dia em Los Angeles, Venice Beach e Santa Monica, foi tempo de pôr os cabelos ao vento e seguir para norte pela Pacific Coast Highway. O nosso destino final era Sao Francisco, mas ja la vamos… Antes disso tinhamos de visitar Big Sur e Monterey!

Pacific Coast Highway

A Pacific Coast Highway – ou Highway One Classic ou California State Route 1 – e uma das grandes estradas cenicas dos Estados Unidos. Percorre mais de 1.000 kms de estrada, desde Dana Point (em Orange County, no sul da California) ate Leggett (cerca de 350kms a norte de Sao Francisco), e passando pelo Big Sur. Passa por grande parte das praias californianas, numa aventura costeira que se deve fazer de descapotavel!

visitar big surNos fizemos o troco de Los Angeles ate Sao Francisco e posso confirmar que este e um percurso esplendido. Comecamos o caminho numa numa auto-estrada de varias faixas, normalissima e condicionada ate dizer chega. Mas, a medida que fomos rumando a norte, fugimos das massas do sul da California e aproximamo-nos da costa muito menos explorada dos Estados Unidos.

E possivel fazer o percurso de Los Angeles a Sao Francisco num unico dia, mas o ideal e tirar 2 ou 3 dias, para relaxar nas praias e conhecer as pequenas cidades que ha pelo caminho.

Ainda perto de Los Angeles, ha as praias de Malibu e a praia de El Matador (na foto abaixo). Mas e so depois de passarmos Santa Barbara,Pismo Beach e San Luis Obispo que o trajeto se torna realmente bonito. E aqui que nos comecamos a aproximar do Big Sur.

visitar-big-sur

Visitar Big Sur

O Big Sur e uma zona da California Central que se estende de Ragged Point ate Carmel-by-Sea (no total, sao cerca de 122 kms). E uma zona isolada e praticamente desabitada, quer seja na costa repleta de praias selvagens e desfiladeiros, quer veja no interior, onde se encontra a Floresta Nacional Los Padres.

visitar big sur

Esta e uma zona bastante protegida, onde as paisagens sao de cortar a respiracao. Encontramos praias repletas de leoes-marinhos, mas existem muitos outros prodigios da Fauna e da Flora. Elefantes-marinhos, o condor da California, as trutas arco-iris, os ursos cinzentos, as magnolias, as panteras e os javalis selvagens.

visitar big sur

visitar-big-sur-6

Visitar Big Sur tanto pode ser feito numa tarde, como em 3 ou 4 dias. Nos acabamos por passar aqui apenas 1 dia, mas ficou a vontade de ficar por aqui a acampar e explorar os trilhos que se podem fazer a pe. Os pontos mais interessantes que se podem visitar de carro incluem a Pfeiffer Beach, as McWay Falls, Point Lobos e Point Sur (onde se encontra um farol – foto abaixo). Cliquem aqui para mais informacao.

visitar big survisitar-big-sur-8

Visitar Carmel-by-the-Sea

Quando terminamos esta de visitar Big Sur, fomos passar o final de tarde a Carmel-by-the-Sea, uma pequena e encantadora cidade costeira. Com menos de 4.000 habitantes, a povoacao e historicamente habitada por artistas, escritores e poetas.

visitar big sur

Em 1905 o poeta e dramaturgo George Sterling mudou-se para ca e ajudou a estabelecer uma comunidade literaria. O artista Arnold Genthe fez o mesmo no ano seguinte, contribuindo para o estabelecimento dos artistas visuais.

Ao longo dos anos, muitos outros artistas e intelectuais os acompanharam ou decidiram passar ca grandes temporadas, incluindo Charles Chaplin e Sinclair Lewis (primeiro Nobel da Literatura norte-americano). Clint Eastwood chegou inclusivamente a ser o mayor de Carmel-by-the-sea.

visitar big sur

A nos, pareceu-nos uma cidade de gente endinheirada, composta de ruas silenciosas e belas vivendas espacosas plantadas quase a beira-mar. Definitivamente, tem um charme especial e tambem eu me via a passar uma temporada aqui, pretensoes artisticas a parte.

Visitar Monterey

A uns meros 6 kms de distancia de Carmel-by-the-Sea, fica Monterey, fundada em 1770 quando a California era ainda uma colonia espanhola. Foi capital da California durante o dominio espanhol e mexicano.

visitar-big-sur-29

Ate aos anos 1950s foi uma cidade com uma forte economia piscatoria, mas a partir dessa altura e devido a sobrepesca, a industria entrou em declinio.

Contudo, varios vestigios da industria ainda sobrevivem na cidade. Em Cannery Row, uma rua junto ao mar em New Monterey, podemos ver fabricas da industria conserveira abandonadas (foto abaixo). A ultima fabrica encerrou em 1973, mas os edificios e o nome da rua mantem-se. A rua foi imortalizada no livro homonimo de John Steinback, que nos conta a historia das familias que aqui viviam durante a Grande Depressao.

visitar big sur

Outra das atracoes de Monterey (e tambem ligado ao mar) e o Monterey Bay Aquarium. Com 623 especies de animais e plantas, aqui podemos ver o mundo maritimo de perto. Mas por um preco elevado, ja que os bilhetes custam $50. Uma opcao mais em conta e olhar a natureza a volta. Na costa de Monterey encontramos facilmente leoes marinhos, lontras, focas, golfinhos e pelicanos.

visitar-big-sur-22

visitar-big-sur-25

Finalmente, o historico Fisherman’s Wharf(Doca dos Pescadores) e um local obrigatorio. Construido em 1845, e hoje uma zona comercial e de restauracao, cheia de turistas. Foi aqui que, depois de vermos muito peixinho fresco, acabamos por jantar e beber um copo.

visitar-big-sur-15

visitar big sur

Tal como Carmel-by-the-Sea, Monterey e tambem uma cidade ligada as artes. John Steinbeck cresceu e viveu aqui, e Robert Louis Stevenson tambem passou ca longas temporadas.

O Monterey Jazz Festival, que teve a sua primeira edicao em 1958, e hoje o festival de jazz ativo mais antigo do mundo e ja trouxe musicos como Billie Holiday e Louis Armstrong.

Ja o Monterey Pop Festival de 1967 tornou-se mitico. Foi o primeiro festival de rock a serio a nivel mundial, com 200.000 festivaleiros. Os primeiros grandes concertos de Jimi Hendrix, The Who (nos EUA), Janis Joplin e Otis Redding aconteceram aqui. Este festival marcou a a cena da contra cultura, antecedendo o “Summer of Love” que decorreu nesse mesmo ano em Sao Francisco.

E com esta despedida da Pacific Coast Highway, mergulhados no meio artistico e na contracultura, estavamos preparados para enfrentar a vibe de Sao Francisco

 

Gostaram de visitar Big Sur atraves do artigo? Leiam tambem onde estive antes: em Los Angeles e Santa Monica, em Flagstaff e Route 66, no Grand Canyon e no Zion National Park. Vejam tambem o Roteiro de 1 mes pelos EUA. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

15replies
  1. palomadiasgarcia
    palomadiasgarciasays:

    Ai que delicia, ja estou louca para visitar! suas fotos ficarao lindas e muito profissional, ilustrou muito bem o destino! Adorei ��� Lindo post!

    Responder
  2. Marlene Marques
    Marlene Marquessays:

    Que engracado, fiz este mesmo percurso mas de Sao Francisco para Los Angeles. Como tao bem descreves, e de facto magnifico!! Adorei Carmel-by-the-Sea e em Monterey provei o melhor Seafood Chowder da minha vida! Gostei muito de recordar essa viagem com este teu post. Obrigada!

    Responder
  3. Roadrunner
    Roadrunnersays:

    Belas paisagens sem duvida. E ate tem gaivotas. E leoes marinhos! E para quem pensava que a comida americana era so hot-dogs e hamburguers, ate aparecem umas caranguejolas e umas gambas com belissimo aspecto.
    Parece realmente que a melhor California e mesmo a menos conhecida e mais escondida.

    Saudacoes!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.