Arrivederci Erasmus. Na despedida do meu Erasmus em Barcelona em Marco de 2009, decidi lancar os meus ultimos foguetes e ir numa viagem de uma semana para Italia. Fui sozinha, mas nao tive de preparar muito a viagem, ja que fiquei com amigos em Bologna e Florenca. Marquei apenas a viagem de ida e volta para Milao e nao pensei mais no assunto…

Chegada a Milao, fiquei apenas uma noite para um visita rapida e parti no dia seguinte para Bologna, cidade academica cheia de luz e vida em cada recanto. A cidade e pequena e a melhor forma de conhece-la e entre copinhos de spritz – a bebida alcoolica tipica da zona nordeste de Italia. Tratando-se de uma mistura de licor (da casta Prosecco) e agua com gas, com uma rodela de limao ou laranja, e uma bebida fresca e ideal para o inicio da primavera.

Spritz01

Viagem a Bologna: Os 7 Segredos de Bologna

Se quiserem acompanhar a bebida com um passeio, a segunda melhor forma de conhecer a cidade e descobrir os 7 Segredos de Bologna (ha quem diga que sao nove, mas coloco aqui a versao que me foi contada na cidade por quem la vivia). Ou Sete Mitos, ja que de secretos tem muito pouco! Nao existem fontes oficiais dos segredos, e as historias por tras de cada um deles podem ate nao ser verdade, mas e uma forma gira de conhecer a cidade. Caros, estamos perante a origem do geocaching moderno! Fica a dica de viagem para Bologna…

1. Canabis Protectio: Canabis e proteccao

No final da Via Indipendenza (construida em 1888), quase a chegar a Piazza Maggiore, podemos ver no teto da arcada e no chao as palavras “panis vita, canabis protectio, vinum laetitia”: pao e vida, canabis e proteccao, vinho e diversao. Parece que os pintores da altura eram fas de um belo chazinho recreativo. Aqui fica a minha memoria do tecto:

Canabis Protectio

2. A Fonte de Neptuno

Alguns metros a frente, em plena Piazza Maggiore, ergue-se uma estatua de Neptuno de meados de seculo XVI. Reza a lenda que o cardeal responsavel pela construcao pediu ao escultor Giambologna para tornar o deus romano menos avantajado porque… coiso e tal… a Igreja e pudica. Mas o Giambologna trocou-lhe as voltas: se observarmos a estatua de tras – num angulo visivel da Sala Borsa – podemos ver que o deus romano esta com uma grande tesao. Pumbas no cardeal. Quando fui ver este segredo estava a chover, portanto deixo-vos uma fotografia da WikiCommons:

7 segredos de bolonha

3. O canto dos segredos no Palazzo del Podesta

Nos cantos da Torre de Arengo no Palazzo del Podesta podemos passar segredos a quem se encontra na interseccao diagonal. Se nos encostarmos a uma das esquinas, aquilo que dizemos baixinho pode ser ouvido na esquina diagonal, a alto e bom som. De acordo com o mito, a Torre de Arengo foi criada com este proposito para que os leprosos se pudessem confessar… Tambem tem direito.

Nao guardei foto do momento, mas basta procurarem pela Torre de Arengo no Palazzo del Podesta:

Palazzo del Podesta - Bologna

4. A pequena Veneza

Ainda que seja visivel apenas em partes da cidade, Bologna esta construida sobre uma rede de canais que datam do seculo XII, muito a semelhanca de Veneza. Na Via Piella existe uma pequena janela, onde podem espreitar para o Canale delle Moline. Chamam a este canal “Pequena Veneza” porque e considerado o mais belo e o mais parecido com Veneza. Peco desculpa aos meus leitores, mas os meus dotes subdesenvolvidos de fotografia nao conseguiram captar essa beleza:

My beautiful picture

5. As Setas de Strada Maggiore

Na entrada de Corte Isolani, em Strada Maggiore, esta guardado outro segredo. A entrada foi construida em vigas de madeira em meados do seculo XV e hoje em dia existem 3 setas espetadas no tecto. Conta a lenda que foram la colocadas por tres ladroes que se preparavam para assaltar um fidalgo, mas que foram distraidos por uma rapariga nua que apareceu a janela. Os italianos e os rabos de saias, ja se sabe… Eu nao consegui ver as setas, mas fica aqui a prova de que existem:

Arrow,_Corte_Isolani,_Bologna_2

6. O vaso partido no topo da Torre Asinelli

Supostamente, se subirmos uma das torres de Bologna, conseguimos ver um vaso partido no topo. Eu, preguicosa, nao subi a escadaria da torre para confirmar a veracidade da coisa – limitei-me a tirar uma fotografia a Torre. Inclinada, como a de Pisa…

7 segredos de bolonha

7. Pao e Resistencia: “Panum resis”

O ultimo segredo de Bologna e mesmo um mito. Eu nao o consegui descobrir e os relatos que encontrei assemelham-se mais a uma lenda da universidade fundada em 1088. Reza a historia que a expressao “panum resis” – que significa pao e resistencia – esta escrita debaixo de uma das mesas da Universidade, representando o espirito da cidade academica, fundada em torno da sabedoria. Com tantas mesas espalhadas pela universidade, este ultimo segredo e o mais dificil de encontrar e apenas os peritos do Geocaching o conseguirao encontrar…

Gostaram de algumas das dica de viagem para Bologna? Podem tambem seguir o Contramapa no Facebook e no Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

1reply
  1. Pedro
    Pedrosays:

    Boa noite. Gostei muito deste site, e giro e da para perceber bem que adora viajar como eu. De Italia so conheco Roma, mas toda a Italia deve ser linda, beijinho.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.