E eis que, depois de quilometros de estrada (ler aqui), chegamos ao Zion National Park pela calada da noite. Tinhamos andado a cata de uma bomba de gasolina em que a torneira de ar de pneus funcionasse para encher o nosso colchao insuflavel, e estavamos estafados. Quando chegamos ao parque de campismo do Zion National Park, so pensavamos em dormir e foi exatamente isso que fizemos. Estendemos o colchao na traseira da nossa SUV, puxamos do saco-cama e dormimos ferrados…

Quando acordamos nem nos lembravamos sequer de onde tinhamos estacionado. Portanto nao estavamos minimamente preparados para o espectaculo que o nascer do sol nos trouxe. Abrimos os olhos e descobrimos que tinhamos vindo dar a um dos melhores segredos dos Estados Unidos!

Zion National Park

Da para notar que este foi o meu parque natural preferido? Ora leiam e vejam tambem as dicas do Zion National Park que deixo abaixo…

Entao e assim. Imaginem um vale dourado ladeado de penhascos de tons avermelhados. Este e o Zion National Park. Com quase 600 quilometros quadrados, o maior dos penhascos (ou canyon, como dizem os americanos) eleva-se a 2.660 metros de altitude.

zion national park 2

Apesar de o parque estar aparentemente cheio de visitantes, estes apenas podem visitar uma parte do parque e o acesso e altamente condicionado. Por exemplo, e obrigatorio ficar num dos alojamentos ou campismos locais e estes esgotam facilmente, sendo preciso reservar com semanas ou ate meses de antecedencia. Dentro do parque, e proibido utilizar viatura propria e existe um autocarro eletrico que percorre o vale, deixando os visitantes em pontos especificos para iniciarem as caminhadas pelo parque.

zion national park

E esta, heim? Quem diria que, com esta organizacao e preocupacao com a preservacao, este parque ficasse no coracao dos Estados Unidos?

Eu fiquei altamente impressionada com o funcionamento e com os rangers, que protegem o parque, dao dicas aos visitantes acerca das caminhadas, organizam palestras e atividades, e lancam alertas quando uma tempestade de avizinha. Viria a descobrir mais tarde que este e alias o modelo de funcionamento da grande maioria dos parques nacionais dos Estados Unidos, num total de 59 parques geridos pelo National Park Service.

zion national park 8

O melhor disto tudo? E que parece que a natureza esta em plena harmonia com o homem. Ao final do dia, os veados descem a montanha e vem ao vale onde se encontram os campistas, para se alimentarem da erva mais fresca e beberem a agua do rio.

E, as vezes, a natureza ate nos faz companhia demais. Como aconteceu no caso em que acordei de manha, e me deparei com uma bela de uma tarantula mesmo a entrada da casa de banho do campismo… Mas, aparentemente, toda a gente vive em paz com isso! Basta ir lavar a loica do pequeno-almoco para outro lado qualquer onde nao haja aranhas mortiferas…

zion national park

zion national park 11

Dicas Zion National Park: E que dizer das caminhadas propriamente ditas?

A entrada do parque temos o centro de visitantes que disponibiliza a informacao essencial, ate para o caminhante mais inusitado. Ha trilhos para todos os niveis. Desde caminhadas de 1 hora por caminhos direitinhos, a trekkings que levam um dia inteiro a fazer e nos poem a prova a cada minuto…

E so escolher o que melhor se adapta ao nosso perfil. Esta e a parte que nao e preciso planear previamente, porque os rangers estao la para nos aconselhar. Eles dao-nos mapas pormenorizados para todos os trilhos, e ainda nos explicam como chegar, o que levar e, ate, como estao as condicoes metereologicas no percurso! Preocupem-se apenas em levar calcado e roupa adequada, uma garrafa de agua e snacks para o caminho.

Nos estivemos no parque durante 2 dias e fizemos cerca de 6 caminhadas (algumas de 1 hora, outras que ocuparam meio dia). Estes foram os dois percursos que mais me marcaram… Claro que foram os mais dificeis, longos e desafiantes.

No pain, no gain!

Dicas Zion National Park: Angel’s Landing – 9kms / 4 horas

O percurso do Angel’s Landing e um dos mais dificeis de concluir. Primeiro, temos de subir durante 2 horas para chegarmos ao topo de um penhasco. Ora vejam abaixo:

zion national park

E quando pensamos que chegamos ao fim da tortura, eis que o penhasco fica assustadoramente, sim, ASSUSTADORAMENTE, ingreme e estreito. Tanto, que existe uma correia de ferro na qual temos de nos agarrar. E la vamos nos puxando para chegar la acima, rezando para que nao hajam rajadas de vento muito forte. Notem no pormenor abaixo:

zion national park 5

E, claro, que, quando chegamos a esta parte do percurso, existe uma placa que simpaticamente nos avisa do numero de aventureiros que ja faleceram naquele mesmissimo lugar.

zion national park 7

Momentos antes de desistir e me sentar a sombra de uma arvore.

Fantastico, nao e?

Eu, obviamente, nao tive tomates (nem ovarios, nem nada que me valha) para me alistar em tal maluqueira. Sou demasiado desajeitada e prezo muito a minha vida. Restou-me ficar mais de uma hora a espera que o meu mais-que-tudo voltasse para baixo pelo mesmo caminho que subiu, e nao em queda livre. Felizmente, ele tirou algumas fotografias que provam o suicidio colectivo que e subir o Angel’s Landing

Dicas Zion National Park: The Narrows – 15 kms / 8 horas

No percurso The Narrows, o elemento desafiador e a agua, ja que o caminho consiste basicamente em subir rio acima entre dois penhascos que se vao aproximando, tornando assim o percurso cada vez mais estreito (narrow, em ingles).

zion national park

Notem o meu charme a tentar puxar os calcoes para cima…

Aqui, alem de irmos andando dentro do rio contra a corrente com os pes ensopados, vamo-nos sentindo cada vez mais claustrofobicos, com as placas de pedra que se vao aproximando entre nos, e com a profundidade do rio que vai aumentando a medida que o leito fica mais estreito.

zion national park

Neste percurso fizemos batota e decidimos voltar para tras. E que a dado momento, para continuarmos, teriamos de mergulhar e continuar a caminhar rio acima com agua ate ao pescoco. Tinha chegado ao meu limite e, portanto, decidimos voltar para tras pelo mesmo caminho, que e, alias, a unica saida do troco…

zion national park 15

Para mim, o Zion National Park foi uma experiencia incrivel e uma superacao de limites. Mas o parque tem muitos outros percursos com diferentes niveis de dificuldade e apropriados para familias e visitantes com algum tipo de dificuldade motora.

Vejam aqui o resumo completo dos percursos e algumas dicas do Zion National Park. O parque tem diversos parques de campismo, 1 pequeno hotel, supermercado e restaurante. Para mais informacao, consultem o site oficial do Zion National Park, onde encontram todos os detalhes para planear a vossa visita.

zion national park 14

Gostaram das dicas do Zion National Park? Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e todos os posts da US Road Trip 2015. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

8replies
    • Diana
      Dianasays:

      Por acaso, nao tenho medo nenhum. Acho que ate me aproximei demasiado para tirar a foto, ela podia ter saltado… enfim. Vimos duas: uma no meio da caminhada, e outra mesmo ao lado de onde estavamos a dormir, ao lado do lavatorio do campismo. Foi lindo sim, o meu parque nacional preferido ���

      Responder
  1. Catarina
    Catarinasays:

    Deve ser mesmo um parque fantastico! Gosto da forma como as coisas estao organizadas, sem viatura propria la dentro. No Angel's Landing tambem nao sei se subia tudo, tenho uma pequena tendencia para tropecar e cair, acho que era melhor nao arriscar ���

    Responder
    • Diana
      Dianasays:

      Tambem adorei nao andarem carros la dentro, faz todo o sentido ��� E funciona mesmo bem, porque os autocarros passam de 10 em 10 minutos, uma pessoa nem tem que esperar nada!

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.