,

Onde Comer – 4 Restaurantes em Coimbra

Por pequeno que o nosso Portugal seja, é vasto e variado em natureza e vivências. De norte a sul, diversos sotaques se ouvem pelas cidades e aldeias. Diz-se que para ouvir Português sem sotaque, nos devemos dirigir a Coimbra. Foi isso que fiz e a comida que encontrei tinha uma inconfundível pronuncia Lusitana. Conheçam aqui alguns dos melhores restaurantes em Coimbra que encontrei!

Leiam também o Artigo Completo sobre a Universidade de Coimbra e as 8 Curiosidades sobre a Universidade de Coimbra.

1 – Restaurante O Açude

Por cá, gostamos de bons ingredientes, carne saborosa, e vinhos seleccionados. O Açude está convenientemente localizado em Coimbra, especialmente para quem passar o dia no lado de Santa Clara, bem perto de Quinta das Lágrimas, do Convento de Santa Clara-a-Velha e do Portugal dos Pequenitos, na margem sul do rio Mondego.

restaurantes em coimbraMal entrei, percebi logo que os vinhos são uma aposta da casa, que os tem em grande e criativa exposição. A seleção é experiente e enriquece o ambiente, com motivos de rolhas e telhados de vidro (ou pelo menos de garrafas). Ainda não sabia da comida, mas aqui tinha a certeza que ia beber bem…

A recomendação de vinho para acompanhar a refeição foi um Athayde Grande Escolha de 2011. Um vinho de corpo médio e apimentado, com aroma a mato seco e boa definição final.

restaurantes em coimbra

A Refeição

Para a refeição, tivemos de fazer uma escolha. As entradas eram variadas e apetitosas ao jeito de petiscos (Pica Pau à Açude, Carpaccio de Salmão, Cogumelos salteados com Bacon, Ovos Mexidos com Bacon, entre muitos outros), mas os pratos principais convenceram-nos, principalmente pela carne. Fomos por aí.

Uma carne tenra, saborosa e bem (isto é: mal) grelhada deve ser a estrela. E, se de um lado acompanhada de um molho de marisco e gambas, do outro com envolvimento de presunto e queijo de cabra. Já estão a babar? N’O Açude é oferecido um bom equilíbrio de ingredientes de qualidade em encenações memoráveis.

restaurantes em coimbra

Já as sobremesas chamam a atenção do cliente como verdadeiras divas. Uma Mousse de Lima acompanhada por um Madeira ou um Doce da Casa por um Moscatel de Setúbal sabem pedir emprestado sotaques de outras partes do país para selar a refeição em grande.

restaurantes em coimbra

Deixei O Açude com uma sensação de que é uma casa com verdadeira apreciação pelos prazeres da vida, feito por pessoas com criatividade, profissionalismo e uma paixão por boa comida e boa bebida.

Preços & Reservas

Uma refeição completa no restaurante O Açude custa a partir de 20 euros. O restaurante estava bem composto para o almoço, portanto se viajarem com um grupo grande, convém reservar. As reservas devem ser realizadas para o número +351 239 441 638.

O restaurante está aberto todo o ano das 12h às 15h e das 19h às 23h. Encerra ao domingo.

Restaurantes em Coimbra – Localização d’O Açude

Avenida da Guarda Inglesa, 63, Coimbra
restaurantes em coimbra

2 – Restaurante Fangas Mercearia & Bar

Entrámos no Fangas ao som de música ligeira portuguesa, a um volume perfeito para ser escutada sem se impor sobre as conversas de mesa. Pode induzir em erro, mas o Fangas Mercearia & Bar não é uma mercearia. Ou, pelo menos, já não o é.

Inaugurado em 2009 como um espaço de degustação e compra de vinhos, o nome do restaurante alude à antiga medida de volume dos cereais nos mercados. Contudo, apesar do conceito inicial, a proprietária Luísa começou a reparar que a a clientela vinha era pelos petiscos que acompanhavam os vinhos e a mercearia foi-se transformando num restaurante.

Tendo vivido em Espanha, Luísa sempre foi adepta das tapas e daquele conceito de petiscar e bebericar diferentes sabores. Foi finalmente numa grande viagem ao Japão, em que também reparou que existiam diferentes comidas servidas em taças, que decidiu que queria abrir um restaurante com este conceito na sua cidade, Coimbra.

As tapas – ou petiscos – são criados pela própria e pela sua equipa, e vão mudando ao longo das temporadas. Existem os clássicos, que nunca saem da carta, mas sazonalmente entram novos pratos, portanto há sempre espaço para uma novidade.

A Refeição

O Pimento Recheado com Farinheira e Queijo eleva a conversa para um nível de gulodice superior. O pimento apresenta-se adocicado pela assadura e o recheio é denso e delicioso.

restaurantes em coimbra

O Bacalhau Fresco com Puré de Grão de Bico é uma interpretação refrescante do grande clássico da culinária portuguesa, sem utilizar o ingrediente salgado e seco. O bacalhau perde assim as características tão familiares, e é servido fresco, ganhando uma leveza mais aproximada à pescada. O puré confere uma boa base para o prato, mergulhado num azeite distintamente suave.

restaurantes em coimbra

O Peito de Pato com Beterraba e Figos apresenta-se com um aroma rico e uma apetitosa pele tostada. O palato do prato é tudo menos retraído, trazendo um bom e intenso balanço entre doce, agre e salgado.

restaurantes em coimbra

Para terminar uma solução mais fresca: tomate recheado de requeijão e mel.

restaurantes em coimbra

Depois, fui à sobremesa e o Doce da Casa foi o pecado final, com chocolate e noz, acompanhado de um Vinho do Porto.

restaurantes em coimbra

Preços & Reservas

Hoje, não existe um Fangas, mas sim dois. Nós visitámos o Fangas Mercearia & Bar, mas, mesmo ao lado há o Fangas Maior. Enquanto que o primeiro é um espaço mais pequeno e acolhedor (lotação para 22 pessoas), ideal para uma refeição a dois, o segundo é um espaço mais amplo (lotação para 40 pessoas), que permite acolher grandes grupos de amigos.

Uma refeição completa no Fangas custa a partir de 15 euros. Apesar de o restaurante estar composto, não nos pareceu que houvesse necessidade de reservar. Caso o queiram fazer, façam-no para o número +351 934 093 636.

O restaurante está aberto todo o ano das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 00h00. Não tem dia de encerramento.

Restaurantes em Coimbra – Localização do Fangas

Fangas Mercearia & Bar: Rua Fernandes Tomás 45 a 49, Coimbra

Fangas Maior: Rua Fernandes Tomás 29, Coimbra

restaurantes em coimbra

3 – Restaurante Dux Taberna Urbana

Na vida académica, o Dux é o expoente máximo da praxe. E já se sabe que a tradição em Coimbra vale muito.

Valorizando a tradição, mas também introduzindo muitos elementos modernos, os restaurantes Dux são tabernas contemporâneas. Valorizando os petiscos e os bons vinhos, podemos encontrar especialidades tradicionais portuguesas (como as pataniscas de bacalhau ou o pica-pau), mas também criações originais e influências do mundo (como a tempura de frango e a farinheira com pêra caramelizada).

O conceito Dux é fácil de entender, mas surpreende com pratos humildes e criativos. As receitas não abusam no sal ou açúcar (como é tão fácil acontecer com petiscos)! Pela sua leveza e deleite, não nos deixam com um sentimento de culpa depois da refeição e imploram o regresso.

E talvez seja esse o segredo do Dux, que com um serviço muito rápido e adaptado tanto a famílias, como a grupos grupos, já se expandiu: existem 2 restaurantes em Coimbra e 1 em Viseu.

A Refeição

As azeitonas de entrada com raspas de limão são assertivas e refrescantes. Decidimos acompanhá-las com o vinho Dux, homónimo da casa. É um Dão jovem que requer decante para abrir os fortes acentos a madeira. Leva nota positiva: nunca um “vinho da casa” se revelou tão boa escolha. E lá começámos com os petiscos.

Primeiro, os Cogumelos Salteados com Linguiça e Ovo. Linguiça tostada com uma textura que deixa inveja ao melhor bacon acompanhada de um ovo com a gema no ponto.

restaurantes em coimbra

As Batatas Fritas com molho de Maionese de alho eram bem dimensionadas, tostadas no exterior, e com um interior assemelhado à batata assada. Maionese leve, para palatos mais sensíveis. Não domina mas alivia.

A Tempura de Frango não é o comum panado. Os portugueses levaram esta técnica para a Ásia há alguns séculos, e agora importamo-la com sotaque oriental. A interpretação do Dux oferece-nos um frango citrinado e húmido. O molho barbecue empresta um toque das Américas, fazendo deste um prato verdadeiramente global (e perigosamente guloso). O meu preferido!

restaurantes coimbra

De seguida a Brás de Alheira não trazia a textura mais estaladiça, mas leva notas muito positivas por ser reservada no sal, mantendo um sabor completo e rico.

restaurantes em coimbra

Finalmente, as Tiras da Vazia não decepcionaram: tenras, bem temperadas, e com um molho forte de Queijo da Serra. Aqui, o melhor é dividir.

restaurantes em coimbraPara finalizar, uma Mousse de Chocolate com Pedaços de Salame. Parece um pecado capital, mas a verdade é que é comedida no açúcar, e eu agradeço.

restaurantes em coimbra

Preços & Reservas

Visitei o Dux Taberna Urbana, mas em Coimbra existe também o Dux Petiscos e Vinho. O restaurante também já se expandiu para Viseu, com o Dux Palace. Eu, por cá, fico à espera que o Dux se espalhe pelo país, com especial preferência por Lisboa e Leiria…

Uma refeição completa no Dux Taberna Urbana custa a partir de 20 euros. O espaço é amplo e arejado e não me pareceu que houvesse necessidade de reserva. Contudo caso prefiram fazê-lo, utilizem o número:  +351 239 093 723.

O restaurante está aberto todo o ano, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Não tem dia de encerramento.

Restaurantes em Coimbra – Localização do Dux

Dux Taberna Urbana: Rua Doutor Manuel Rodrigues 43, Coimbra

Dux Petiscos e Vinhos: Rua dos Combatentes da Grande Guerra 102, Coimbra

restaurantes em coimbra

4 – Restaurante àCapella

O àCapella é mais do que simplesmente um dos melhores restaurantes em Coimbra. É um convite ao fado e ao convívio, num ambiente descontraído. E um pedaço de história. Mas comecemos pelo princípio.

Em 2001 um grupo de amigos e músicos de Fado de Coimbra – conhecido como Quinteto de Coimbra – decidiram abrir uma casa de fados na cidade. Batem a diversas portas até que um estufador lhes diz que tem um armazém que lhes pode interessar… Ao chegarem ao local, o grupo descobre que o armazém afinal é uma pequena capela num estado de degradação elevado.

Aceitam o desafio. E em 2003 abre uma das primeiras casas de fado de Coimbra, que, por sinal, ocupa a Capela de Nossa Senhora da Vitória. Entretanto, a capela foi renovada e a sua história recuperada. De acordo com registos históricos, aqui funcionou a Sinagoga de Coimbra na Idade Média. No século XIV, depois da expulsão dos judeus, foi transformada na Ermida de Corpo de Deus, sendo apelidada mais tarde de Capela de Nossa Senhora da Vitória. No século XVII passou para as mãos de privados e chegou a estar abandonada durante décadas.

restaurantes coimbra

Hoje, completamente renovada, sobrevive a câmara gótica do século XIV onde o espectáculo se realiza. É Fado. De Coimbra. As vozes masculinas e a característica guitarra de Coimbra. Mas também há um toque de fusão: à vez, o piano e o acordeão entram em cena. As músicas, essas, são clássicos coimbrões, com a família Paredes, Zeca Afonso e Luís Góis em destaque.

restaurantes coimbra

Uma experiência única. Num espaço único. Para quem queira conhecer o Fado de Coimbra (e descobrir porque é que é diferente do Fado de Lisboa). E para quem já o conhece e o quer escutar de forma diferente. A refeição, essa, é complementar, mas igualmente de notar.

restaurantes coimbra

A Refeição

No àCapella podemos pedir o Menu Completo ou escolher à carta, onde temos uma seleção de petiscos. Fomos para a segunda opção.

Escolhemos uma tábua de enchidos e queijos, um pica-pau muito bem fornecido e com carne bastante tenra, e umas gulosas trouxas de queijo cabra. Inspirados nas tapas, mas em quantidades mais generosas, fiquei bem servida e nem coragem tive para sobremesa.

restaurantes coimbra

Preços & Reservas

O Menu Completo no àCapella com acesso ao espectáculo custa 30 euros e inclui: couvert, sopa, prato principal, bebida, sobremesa e café. Contudo, existe também uma carta de petiscos e sobremesas, para quem queira uma refeição mais leve (e que pode ficar mais em conta). Com uma lotação de 40 lugares, o àCapella costuma esgotar, principalmente nos meses de verão, portanto convém reservar através do número: +351 239 833 985.

O espaço está aberto todos os dias ao jantar, das 19h00 às 2h00, sendo que o espectáculo começa às 21h30. Não existe dia de encerramento.

Restaurantes em Coimbra – Localização da àCapella

Capela de Nossa Senhora da Vitória, Rua Corpo de Deus – Largo da Vitória, Coimbra

restaurantes em coimbra

Extra: Terraço do Hotel Oslo

Ora bem, não é um restaurante propriamente dito, mas ficamos deslumbrados com este local. No último piso do Hotel Oslo, encontra-se um terraço que terá provavelmente uma das melhores vistas para a Alta de Coimbra, onde se encontra a Universidade de Coimbra.

o que fazer em coimbra

Mesmo se não tiverem hospedados no Hotel Oslo, poderão visitar o terraço, para uma refeição leve ou simplesmente para um copo. Está aberto das 19h30 à 00h30 todos os dias do ano e, além de Gin Tónico, Mojitos e Capirinhas (a partir dos 6€) e vinho a copo (2,5€), há pequenos snacks para uma refeição ligeira: tostas, hamburguers, chouriço assado e queijo regional.

restaurantes em coimbra

Localização: Avenida Fernão de Magalhães, 25, Coimbra

Gostaram de conhecer alguns dos melhores restaurantes em Coimbra? Acompanhem o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Coimbra, terra de encanto/Fundo mistério é o seu/Chega a ter saudades dela/Quem nunca nela viveu

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

23 comentários
  1. Carla Mota
    Carla Mota says:

    Não conhecia nenhum. Tenho que voltar a Coimbra urgentemente. 4 anos de univesridade, 3 de mestrado e 4 de doutoramento não foram suficientes para conhecer estes restaurantes com aspecto maravilhoso. Falha minha.

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Tens então de voltar para conhecer alguns deles! Os anos de estudantes às vezes são mais contidos (€€), hehe. Eu por mim falo, que só conheci muita coisa em Lisboa depois de acabar os estudos! bjs

      Responder
  2. Passaporte com Pimenta
    Passaporte com Pimenta says:

    Senti fome lendo esse post sim ou com certeza? Rsrs… que delicia de leitura! Só fiquei triste pq eu acabei de voltar de lá e não provei nenhum deles, mais triste ainda de não ter visitado o terraço do Hotel Oslo, adoro a combinação de comidinhas, drinks e uma bela vista. =x

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Obrigada! Também gosto de relatar assim experiências reais! Por acaso li o teu artigo sobre a Mundet (não podia deixar de ser, sou de Almada) e gostei muito também! 🙂

      Responder
  3. Fran
    Fran says:

    Que artigo delicioso! Conheço o fangas, ao Dux já estive para ir algumas vezes mas depois acabei por ir a outros como o La Botiga.
    Obrigado pela abertura de apetite…

    Responder
  4. Klécia
    Klécia says:

    Esses posts com dicas gastronômicas me ajudam muito na hora de escolher uma parte super importante nas minhas viagens: onde ser feliz comendo 🙂 Me encantei com o àCapella, parece ser uma experiência mesmo única – e parece que a vista da sua mesa era encantadora!!!

    Responder
  5. Marta Chan
    Marta Chan says:

    É ao ler posts como estes que percebo o porquê de normalmente ficar com saudades da comida portuguesa… É mesmo diversificada e deliciosa!
    O restaurante à capela pareceser mais a minha cara, deve ser por causa do fado =)

    Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.