Visitei Sintra ha pouco tempo e deixo aqui as minhas sugestoes derestaurantes em Sintra. A meia hora de Lisboa, Sintra tornou-se a primeira cidade europeia classificada como Patrimonio Mundial da UNESCO pela sua paisagem cultural.

Hoje, mais do que 20 anos volvidos sobre essa classificacao, a vila recebe mais visitantes do que nunca. E nao apenas pelos belos palacios e pela majestosa serra. Tambem pela gastronomia.

Restaurante Tascantiga

O restaurante Tascantiga abriu as portas no verao de 2016, trazendo o kitsch tradicional portugues para o centro historico da vila de Sintra. O espaco, cheio de cor e decorado com mesas e cadeiras rusticas, e composto por um salao bastante iluminado e uma esplanada com uma vista privilegiada para o Castelo dos Mouros e para o Palacio da Vila. Num dia limpo, conseguimos, ate, avistar a praia das Macas.

restaurantes em sintra

Uma das surpresas no ambiente deste restaurante em Sintra e a simpatia de quem nos serve. Renan, um verdadeiro apaixonado pela gastronomia nacional, aparenta conhecer todos os bons recantos de Lisboa e arredores, mostrando o mesmo empenho pelo que nos apresenta. Vai-nos fazendo a introducao aos petiscos, com o devido detalhe, fazendo-nos mergulhar de cabeca na ementa.

restaurantes em sintra

A Refeicao

Como o proprio nome indica, o conceito do Tascantiga gira em torno das tapas e petiscos. Num verdadeiro hino a gastronomia portuguesa, a carta e variada, adaptando-se de acordo com a estacao do ano. Os petiscos sao os esperados, mas confeccionados com uma mestria e dedicacao especial.

O primeiro que experimentamos foi o queimado de queijo de cabra com doce de tomate. Uma combinacao perfeita de sabores e de textura: o queijo quente muito cremoso, com uma consistencia tipo mousse, juntava-se perfeitamente ao doce de tomate queimado e crocante.

restaurantes em sintra

Depois, fomos para algo mais leve: laminas de polvo a lagareiro. Cozido e, depois, grelhado, a confeccao realca o sabor deste prato. Por cima, a cebola caramelizada e a salsa dao-lhe um toque especial.

restaurantes em sintra

Passamos, depois, para um petisco mais pesado: as bochechas de porco confitadas. Cozinhadas a baixa temperatura na propria gordura, estavam macias e envolvidas em cogumelos.

restaurantes sintra

Para terminar, pedimos dois meios pregos. O primeiro, de atum em bolo do caco com tinta de choco. Mal passado e com um pequeno toque de picante, e uma opcao muito leve. O segundo foi um prego tradicional com compota de cebola e queijo da serra, uma opcao perfeita para os mais gulosos.

restaurantes sintra

restaurantes sintra

Para terminar, ficou, sem duvida o vencedor de toda a refeicao. Foi-nos servido um petit gateau de abobora com gelado de requeijao. No ponto do doce, esta e uma combinacao tradicional (e perfeita!) de sabores, mas apresentada de uma forma inovadora e muito pouco usual na gastronomia. Revelou-se uma aposta ganha, e esta sobremesa entrou diretamente para o meu top pessoal.

restaurantes sintra

Precos e Reservas

Uma refeicao completa no Tascantiga tem um custo de 18�� por pessoa. O espaco tem uma lotacao de cerca de 60 lugares no interior e 12 lugares na esplanada. Para uma experiencia plena deste restaurante em Sintra, recomendo que facam a reserva com antecedencia e pecam uma mesa na esplanada no verao. As reservas podem ser realizadas para o +351 219 243 242 ou atraves do e-mail [email protected].

O espaco encerra ao domingo. De segunda a quinta funciona das 12h as 18h, sexta e sabado esta aberto ate as 22h00.

Restaurantes em Sintra – Localizacao da Tascantiga

Fica localizado junto a Fonte da Pipa. Escadinhas da Fonte da Pipa, 2-4, Sintra

Restaurante Bacalhau na Vila

Com grande afluencia de turistas e locais, principalmente ao fim-de-semana, ha muito que Sintra pedia um restaurante especializado em bacalhau. Inaugurado em Julho de 2017, o Bacalhau na Vila veio precisamente responder a essa necessidade, compondo uma ementa quase inteiramente dedicada ao peixe preferido dos portugueses.

Ao entrarmos no restaurante, encontramos um espaco simples assente em cores maritimas: azul e branco. A forma do bacalhau da o mote a decoracao e podemos encontra-la nas paredes, nos quadros e nas ceramicas. Esta nao podia deixar de ser a imagem de marca do espaco e a louca encontra-se, ate, a venda.

A Refeicao

Quem me conhece, sabe que nao sou a maior fa de bacalhau. Acho que a forma como e servido tradicionalmente em Portugal o torna demasiado seco e salgado, e desde crianca que me recuso a come-lo no Natal. Encarei, por isso, com algumas resistencias a carta do Bacalhau na Vila, mas no final da refeicao estava ja completamente rendida a esta forma inovadora (e saborosa) de confeccionar bacalhau.

A carta esta dividida entre as tapas e os petiscos e os pratos principais. Como queriamos experimentar varias coisas, optamos pelo menu de degustacao.

Os primeiros petiscos que nos serviram eram muito leves e frescos e fizeram-me descobrir um outro bacalhau. Foi o caso das finissimas de bacalhau com chutney de manga. Frescas e doces, fiquei desde logo rendida a esta nova forma de apresentar este peixe tao tradicional portugues.

restaurantes sintra

Depois, seguiu-se uma salada de ovas com cebola roxa e as espinhetas, um ceviche de bacalhau com cebola roxa, vinagrete e tomilho. Dois petiscos muito sofisticados com uma apresentacao impecavel.

restaurantes sintra

restaurantes sintra

De seguida, os sabores evoluiram e foi-nos apresentado o primeiro (e muito guloso) petisco quente: finas de bacalhau fritas. A mini espetada de bacalhau com chutnet de manga e pimentos, dando um travo exotico a refeicao. Mesmo sendo frito, o bacalhau nao fica gorduroso. O hamburguer de bacalhau em bolo do caco fechou esta parte da ementa mais cosmopolita.

restaurantes sintra

restaurantes sintra

Para o final, estavam guardados os petiscos mais convencionais. Primeiro, o estufado de grao em linguas de bacalhau. Bem condimentado e com um sabor forte, a pimenta preta e utilizada cortar o doce da cenoura.

restaurantes sintra

Terminamos com um suculento bacalhau a bras, apresentado com o ovo no ponto, como manda a boa gastronomia.

restaurantes sintra

Para sobremesa, provamos dois doces bastante distintos. A primeira, uma mousse de manga com lima fresca, ideal para a primavera e verao. Enquanto apreciavamos este doce cremoso, contaram-nos que a receita surgiu por acaso, num dia em que tinham acabado as sobremesas e o chef viu-se obrigado a improvisar. Os clientes adoraram e a mousse entrou na ementa, tornando-se um favorito da casa.

restaurantes sintra

Como bons amantes de chocolate, terminamos a refeicao com um inesquecivel de chocolate, quente e polvilhado de acucar em po. Conseguem imaginar um final mais perfeito?

restaurantes sintra

Precos e Reservas

No Bacalhau na Vila o preco medio da refeicao completa e de 18��. O espaco tem uma lotacao de cerca de 60 lugares no interior. Como e o unico restaurante de bacalhau na vila, tem-se tornado um dos restaurantes em Sintra mais populares e recomendo que reservem com antecedencia. As reservas podem ser realizadas para o +351 913 166 101.

O espaco esta aberto de terca a quinta, entre as 12h00 e as 18h00. Sexta, sabado e segunda encerra as 22h00. Esta encerrado ao domingo.

Restaurantes em Sintra – Localizacao do Bacalhau na Vila

Rua Arco do Terreirinho, 3 Sintra

Restaurante Romaria de Baco

Quando um pequeno restaurante numa ruela da vila faz fila a porta, so pode ser bom sinal. Quando, finalmente, entramos no Romaria de Baco, e observamos o espaco, desconfiamos logo que iriamos ficar bem entregues.

Decorado com extrema atencao ao detalhe, somos envolvidos pelo ambiente intimista que a musica jazz, as cores quentes e as luzes baixas nos proporcionam. Esta e uma taberna basca, um espaco pequeno com bancos e pequenas mesas juntinhas umas as outras, mas nao nos podiamos ter sentido mais a-vontade.

Ao olhar para as prateleiras, so encontramos bons vinhos. E facil fazer a associacao ao nome do restaurante. Com 6 anos de historia, este foi um dos primeiros espacos de petiscos na vila. Idealizado por um engenheiro sem qualquer formacao em hotelaria, foi um caso de amor: a paixao pela gastronomia e a apreciacao profunda pelo bom vinho fez com que apostasse neste espaco.

A Refeicao

Dizem-nos que os queijos sao um dos pontos fortes deste restaurante em Sintra e comecamos por ai. Trazem-nos uma trilogia de queijos de cabra: um chèvre, um requeijao, e um com ervas aromaticas. A acompanhar, pao caseiro e reinetada, a tradicional marmelada de maca reineta. Bem menos doce do que a tradicional marmelada, e ideal para nos deixar degustar o sabor intenso dos queijos. Ainda agora comecamos, e ja estamos rendidos.

restaurantes sintra

restaurantes sintra

Os petiscos fazem parte do conceito original do restaurante e ha muito por onde escolher: cogumelos recheados, polvo em tempura, fritada de mar e os mexilhoes de vinagrete sao algumas das especialidades. Contudo, os pratos principais cativam-nos e escolhemos duas das melhores opcoes apresentadas pelo chef Pedro Castro: magret de pato e lulas grelhadas.

O magret de pato vem acompanhado com esmagada de batata doce e legumes salteados. O magret vinha cozinhado no ponto, mas o que surpreendeu mesmo foi a esmagada: muito heterogenea, cremosa, e bem condimentada, foi o meu ponto alto da refeicao.

restaurantes sintra

As lulas grelhadas no ponto, estavam muito tenras. Vinham acompanhadas de batata cozida, brocolos e cenoura, cozidos a vapor e guardando o sabor ao maximo.

restaurantes sintra

Para sobremesa, tivemos de tomar uma decisao dificil: eram todas caseiras, muito doces e com muito chocolate. Optamos pelo bolo gelado de chocolate com caramelo, que nao desiludiu, ainda que a dose de acucar fosse superior a recomendada a um corpo sao. Mas quem e que quer saber disso?

restaurantes sintra

Precos e Reservas

Na Romaria de Baco o preco medio da refeicao completa e de 25��. O espaco tem apenas uma sala com lotacao de cerca de 40 lugares. Como e um dos restaurantes em Sintra mais procurado e com um espaco pequeno, convem mesmo reservar. Caso queiram tentar reservar facam-no atraves do numero: +351 219 243 985 ou aqui.

O espaco esta todos os dias, ao almoco e jantar, entre as 11h00 e as 00h00.

Restaurantes em Sintra – Localizacao da Romaria de Baco

Rua Gil Vicente, 2, Sintra

Onde Ficar em Sintra: Aguamel

Para aproveitar ao maximo a estadia em Sintra, ficamos na guesthouse Aguamel, localizada no centro historico. Pequeno e gerido de forma familiar, o espaco tem apenas 5 quartos, o que o torna muito acolhedor, ideal para estadias intimistas. Os quartos superiores sao muito espacosos e tem uma varanda com vista para Sintra e para a Quinta da Regaleira. Que luxo!

visitar sintra

Alem da decoracao que condiz com Sintra, o que mais me surpreendeu no Aguamel foi o pequeno-almoco. O pao quente e os croissants sao trazidos, ainda quentes, pelo proprietario. A cozinha e ali ao lado e ele vai trazendo os pedidos dos hospedes: ovos mexidos, torradas, cafe expresso. Na mesa ha ainda: queijadas de Sintra, bolo de canela caseiro, pao de cereais, varios tipos de queijo e fruta fresca.

visitar sintra

Os quartos duplo no Aguamel custam a partir de 70 euros, com pequeno-almoco. O alojamento fica localizado no centro historico. Conhecam aqui o espaco.

Se gostaram do artigo sobre os restaurantes em Sintra, acompanhem o Contramapa no Facebook, Twitter e Instagram. Leiam tambem mais artigos sobre Restaurantes em Portugal. Caso tenham interesse em visitar a regiao leiam tambem: Visitar Sintra: De Palacio em Palacio.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.