,

Onde e o que comer no Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão

Há pouco tempo, fui passar um fim-de-semana ao Alto Alentejo, em que não resisti à gula. Abaixo deixo-vos as minhas sugestões gastronómicas, para que saibam onde comer no Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão. Leiam também o artigo completo sobre este fim-de-semana, com dicas e roteiro do Marvão e Castelo de Vide.

Alter do Chão – Restaurante Pátio Real

A caminho da serra de São Mamede fizemos uma paragem estratégica em Alter do Chão, a 30 km do Marvão. Uma paragem gastronómica, claro. No centro da vila, fomos ao restaurante Pátio Real. Como o nome indica, fizemos a nossa refeição no jardim do restaurante, um espaço amplo e bastante familiar.

DSC06507

Aproveitámos a primeira paragem para saborear uma das iguarias a zona: a sopa de sarrapatel. Basicamente, é uma sopa feita com o sangue e os miúdos do borrego. Como é um prato típico da zona, fiz questão de experimentar. Uma pessoa não pode morrer burra. Mas admito que não fiquei muito fã. Veio com uma rodela de laranja, mas mesmo assim era demasiado forte para mim.

O segundo prato foi bem mais simpático. Migas com borrego. E um dos melhores borregos que já comi. A especialidade da casa é o arroz de açafrão.

Localização: Fica na Av. Dr. João Pestana 37, no centro de Castelo de Vide.

visitar marvão portugal

Marvão – Restaurante Varanda do Alentejo

Com uma vista para a serra de São Mamede das janelas do primeiro andar, a Varanda do Alentejo encanta também pelo estômago. Voltámos à gastronomia tradicional, como não podia deixar de ser. Agora, açorda, sopa de tomate e entrecosto com migas.

A açorda não era muito tradicional, já que era bastante espessa e carregada de coentros. A sopa de tomate estava também muito intensa, mas gostei menos e não consegui terminar. Já o entrecosto com migas, TOP!

Localização: Fica na Praça do Pelourinho, no centro do Marvão. Encontrem um lugar junto à janela, para apreciarem a panorâmica.

visitar marvão portugal

visitar marvão portugal

visitar marvão portugal

Castelo de Vide – Restaurante Confraria

Na Confraria encontrámos um espaço pequeno, acolhedor e cheio de simpatia, principalmente pelo dono do restaurante que fez questão de nos recomendar o que de melhor havia na casa. E de nos dar dois dedos de conversa. Ou três. Ou quatro.

A comida, essa, não podia ser mais caseira, feita pela própria esposa. Não resistimos de novo à açorda, desta vez bem mais tradicional e líquida. Depois, escolhemos dois pratos de caça: lebre com feijão brancoescabeche de perdiz com batata assada.

Devo dizer que estava tudo DIVINAL e a Confraria ganhou o prémio gastronómico do fim-de-semana. Sim, gostei tanto, que tive de pedir para repetir o escabeche de perdiz…

Se quiserem provar um pouco de tudo, não se esqueçam de perguntar pelo menu de degustação.

Localização: Fica na Na Rua de Santa Maria de Baixo, em Castelo de Vide.

visitar marvão portugal

visitar marvão portugal

visitar marvão portugal

Castelo de Vide – Toca do Chocolate

A poucos metros da Confraria, existe o local ideal para a sobremesa: uma chocolateria. Claro que não conseguirmos resistir!

O espaço é simpático e com uma grande variedade. Ficámo-nos por uns lábios de chocolate e uma trufa, mas bem que podíamos ter comido a loja inteira.

visitar marvão portugal

DSC06800

Gastronomia na Serra de São Mamede

Não conseguimos provar todas as iguarias, mas fica aqui uma listagem daquilo que há de mais característico no Alto Alentejo, especialmente na zona que visitámos:

  • Sopa de sarrapatel
  • Açorda alentejana
  • Migas com Entrecosto / Borrego
  • Pratos de Caça: perdiz, lebre
  • Arroz de açafrão com borrego
  • Ensopado de Borrego
  • Alhada de Cação
  • Pezinhos de Coentrada
  • Molhinhos em Tomatada
  • Fígado à Moda de Castelo de Vide
  • Chibo de Cachafrito

Gostaram das dicas sobre onde e o que comer no Marvão, Castelo de Vide e Alter do Chão? Leiam o artigo completo com roteiro e dicas em Marvão e Castelo de Vide. Outros artigos sobre gastronomia nacional aqui. Se gostaram do artigo, sigam a página no Facebook, o Instagram e o Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

0 comentários

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.