,

Onde Comer – 2 restaurantes na Serra da Estrela

A meio do frio do inverno, fui passar o fim-de-semana à Serra da Estrela e uma boa parte da experiência baseou-se na gastronomia. Comidinha, estão a ver?  Vejam abaixo os dois  melhores restaurantes na Serra da Estrela que visitei e saibam porque é que mal posso esperar por voltar…

Soadro do Zêzere, Valhelhas

Numa dia gelado, ventoso e chuvoso, o melhor aconchego que podemos ter é boa comida serrana. Ao lado de uma lareira bem recheada, claro. Localizado em Valhelhas, mesmo ao lado de Manteigas, o Soadro do Zêzere faz as delícias de quem esteja pela região.

Depois de uma entrada prometedora (um queijo fresco de leite de cabra com pimenta e azeite sobre pão torrado) segui para o prato principal. E escolhi duas especialidades da região: sopa seca e cabrito em panela de ferro. Ambos divinais, mas preferi a sopa seca – um espécie de cozido à portuguesa em que o pão substitui a batata.

onde comer serra da estrela

onde comer serra da estrela

E quando uma pessoa já está quase pronta para dormir a sesta, eis que surgem as sobremesas. À boa moda das Beiras, estas são servidas em buffet e cada um pode escolher aquilo que mais lhe apraz. Estão a ver a gula a atacar? Entre pudins e bolos de chocolate, lá consegui sair do restaurante. Mas, a custo. A muito custo.

O Soadro do Zêzere fica na Estrada Nacional, número 232 (telefone: 275 487 114). Em Valhelhas, Manteigas. O preço médio da refeição varia entre 15 e 18 euros. Além do restaurante, o Soadro tem também alojamento, e os quadros duplos variam entre 40 e 50 euros, com pequeno-almoço incluído.

Restaurante Bem-Haja, Nelas

Este restaurante é simplesmente a paragem obrigatória (!!!) em qualquer viagem de regresso da Serra da Estrela. Localizado já em Nelas (distrito de Viseu) a 20km de Seia, onde começa a Serra da Estrela, o Bem-Haja é facilmente um ponto de passagem para quem venha do Porto ou de Lisboa.

Num ambiente acolhedor e de lareira acesa, o Bem-Haja recebe os serranos (e outros visitantes) com um magnífico buffet de entradas. Ele é empadas de galinha, ele é rissois, ele é peixinhos da horta, ele é salada de polvo, ele é folhados, ele é carnes frias, ele é bola recheada. E por aí fora. A lista contínua e é preciso fazer um esforço sobre-humano para não ficar por ali…

onde comer serra da estrela

Já estão a babar?

Mas é bom guardar algum espacinho para os pratos principais. Que são toda uma nova e avassaladora experiência. O cabrito assado no forno ganhou fama e há quem venha de Braga para matar esse desejo. Os filetes de polvo com migas são outra das especialidades da casa, e com razão. Acho que nunca tinha provado um polvo tão tenro! Já o bacalhau gratinado com queijo da serra faz as delícias de quem já tem saudades da Serra da Estrela…

gastronomia serra da estrela

gastronomia serra da estrela

Para sobremesa, uma surpresa, desta vez anunciada. Desde o início da refeição que a mesa dos doces regionais caseiros nos olha de soslaio. E são de comer e chorar por mais. Praliné, molotov, pão de ló, bolo de chocolate, tarte de coco… A variedade é imensa e, como é buffet, podemos simplesmente tirar um bocadinho de cada para experimentar tudo.

gastronomia serra da estrela

O Bem-Haja costuma ter casa cheia ao fim-de-semana e é preciso reservar. Fica na Rua da Restauração, número 5, em Nelas (telefone: 232 944 903). O preço médio da refeição é 30 euros. E a melhor parte? Já existe um Restaurante Bem-Haja em Lisboa, com o mesmo conceito. Fica na Rua de Campolide, 165 (telefone: 21 387 0039).

onde comer na serra da estrela gastronomia

O que comer na região da Serra da Estrela

Muita da gastronomia regional da serra é conhecida (e apreciada) a nível nacional. Mas fica aqui a lista dos melhores, para que não se esqueçam.

  • Cabrito à Serrano
  • Borrego no forno
  • Sopa Seca
  • Enchidos (morcelas)
  • Caldo de Grão
  • Sopa de Castanha
  • Trutas
  • Bucho com Grelos
  • Bacalhau à Lagareiro
  • Bacalhau à S. Marcos
  • Enguias à S. Bartolomeu
  • Torresmos
  • Sardinhas Doces de Trancoso
  • Cavacas
  • Bolo de Castanhas
  • Requeijão com Doce de Abóbora
  • Paparote
  • Queijo da Serra da Estrela
  • Dom Sancho (na foto abaixo)

onde comer serra estrela gastronomia

Ficaram interessados na Serra da Estrala? Leiam o artigo completo sobre o fim-de-semana aqui. Outros artigos sobre gastronomia nacional aqui. Se gostaram do artigo, sigam a página no Facebook, o Instagram e o Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

2 comentários

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.