A meio do frio do inverno, fui passar o fim-de-semana à Serra da Estrela e uma boa parte da experiência baseou-se na gastronomia. Comidinha, estão a ver? Vejam abaixo os dois melhores restaurantes na Serra da Estrela que visitei e saibam porque é que mal posso esperar por voltar…
– Soadro do Zêzere, Valhelhas
Numa dia gelado, ventoso e chuvoso, o melhor aconchego que podemos ter é boa comida serrana. Ao lado de uma lareira bem recheada, claro. Localizado em Valhelhas, mesmo ao lado de Manteigas, o Soadro do Zêzere faz as delícias de quem esteja pela região.
Depois de uma entrada prometedora (um queijo fresco de leite de cabra com pimenta e azeite sobre pão torrado) segui para o prato principal. E escolhi duas especialidades da região: sopa seca e cabrito em panela de ferro. Ambos divinais, mas preferi a sopa seca – um espécie de cozido à portuguesa em que o pão substitui a batata.
E quando uma pessoa já está quase pronta para dormir a sesta, eis que surgem as sobremesas. À boa moda das Beiras, estas são servidas em buffet e cada um pode escolher aquilo que mais lhe apraz. Estão a ver a gula a atacar? Entre pudins e bolos de chocolate, lá consegui sair do restaurante. Mas, a custo. A muito custo.
O Soadro do Zêzere fica na Estrada Nacional, número 232 (telefone: 275 487 114). Em Valhelhas, Manteigas. O preço médio da refeição varia entre 15 e 18 euros. Além do restaurante, o Soadro tem também alojamento, e os quadros duplos variam entre 40 e 50 euros, com pequeno-almoço incluído.
– Restaurante Bem-Haja, Nelas
Este restaurante é simplesmente a paragem obrigatória (!!!) em qualquer viagem de regresso da Serra da Estrela. Localizado já em Nelas (distrito de Viseu) a 20km de Seia, onde começa a Serra da Estrela, o Bem-Haja é facilmente um ponto de passagem para quem venha do Porto ou de Lisboa.
Num ambiente acolhedor e de lareira acesa, o Bem-Haja recebe os serranos (e outros visitantes) com um magnífico buffet de entradas. Ele é empadas de galinha, ele é rissois, ele é peixinhos da horta, ele é salada de polvo, ele é folhados, ele é carnes frias, ele é bolarecheada. E por aí fora. A lista contínua e é preciso fazer um esforço sobre-humano para não ficar por ali…
Já estão a babar?
Mas é bom guardar algum espacinho para os pratos principais. Que são toda uma nova e avassaladora experiência. O cabrito assado no forno ganhou fama e há quem venha de Braga para matar esse desejo. Os filetes de polvo com migas são outra das especialidades da casa, e com razão. Acho que nunca tinha provado um polvo tão tenro! Já o bacalhau gratinado com queijo da serra faz as delícias de quem já tem saudades da Serra da Estrela…
Para sobremesa, uma surpresa, desta vez anunciada. Desde o início da refeição que a mesa dos doces regionais caseiros nos olha de soslaio. E são de comer e chorar por mais. Praliné, molotov, pão de ló, bolo de chocolate, tarte de coco… A variedade é imensa e, como é buffet, podemos simplesmente tirar um bocadinho de cada para experimentar tudo.
O Bem-Haja costuma ter casa cheia ao fim-de-semana e é preciso reservar. Fica na Rua da Restauração, número 5, em Nelas (telefone: 232 944 903). O preço médio da refeição é 30 euros. E a melhor parte? Já existe um Restaurante Bem-Haja em Lisboa, com o mesmo conceito. Fica na Rua de Campolide, 165 (telefone: 21 387 0039).
O que comer na região da Serra da Estrela
Muita da gastronomia regional da serra é conhecida (e apreciada) a nível nacional. Mas fica aqui a lista dos melhores, para que não se esqueçam.
- Cabrito à Serrano
- Borrego no forno
- Sopa Seca
- Enchidos (morcelas)
- Caldo de Grão
- Sopa de Castanha
- Trutas
- Bucho com Grelos
- Bacalhau à Lagareiro
- Bacalhau à S. Marcos
- Enguias à S. Bartolomeu
- Torresmos
- Sardinhas Doces de Trancoso
- Cavacas
- Bolo de Castanhas
- Requeijão com Doce de Abóbora
- Paparote
- Queijo da Serra da Estrela
- Dom Sancho (na foto abaixo)
Ficaram interessados na Serra da Estrala? Leiam o artigo completo sobre o fim-de-semana aqui. Outros artigos sobre gastronomia nacional aqui. Se gostaram do artigo, sigam a página no Facebook, o Instagram e o Twitter.
Artigo saboroso 🙂 Deixamos uma sugestão igualmente saborosa. Sabores autênticos da Serra da Estrela em confeção gourmet. Interessante, não? O chefe Rui Cerveira, da Casa da Esquila explica melhor nas páginas 66 e 67da edição de inverno da YUPMAG. Garantimos surpresa! A revista toda em: https://www.facebook.com/yuptravels?ref=hl
Excelentes sugestões! Deixo também o nome de um dos meus restaurantes pregefridos: Vallecula em Valhelhas. É top!