Já tinha falado no artigo sobre a Universidade de Coimbra sobre a longa história e importância da instituição. Foi a primeira Universidade em Portugal e é hoje uma das mais antigas da Europa. Por todo o seu impacto na tradição e cultura portuguesa, em 2013 foi considerada Património Mundial da UNESCO. No coração da Universidade, está o Paço das Escolas, a zona mais antiga da Universidade.
E foi nesta zona mais antiga da Universidade que encontrei 8 curiosidades que acho que vão gostar de saber se visitarem Coimbra…
1 – Rebeldia eclesiástica na Capela de São Miguel
Na Capela de São Miguel existem dois pormenores muito interessantes que me fizeram sorrir de ironia. Em primeiro lugar, vemos no teto uma santa, executada pelo lisboeta Francisco F. de Araújo no fim do século XVII. Acontece que esta santa não é nada mais nada menos do que a deusa pagã Minerva, adaptada aos preceitos católicos. Na mitologia grega, Minerva é a deusa da sabedora. Ora vejam:
De notar que nas escadarias à saída da Biblioteca Joanina, também aparece Minerva com os seus longos cabelos encaracolados.
O segundo pormenor da Capela de São Miguel está no retábulo. Tipicamente, neste tipo de representação religiosa, o bispo é sempre a figura no topo. Acontece que aqui, o reitor da Universidade encontra-se uns milímetros acima do bispo. Só para mostrar quem manda…
2 – Na cave da Biblioteca Joanina…
No piso inferior da Biblioteca Joanina funcionou a Prisão Académica. Os estudantes regiam-se por um código de conduta próprio e caso quebrassem as regras poderiam ser condenados a 1 ou 2 dias de prisão. O Reitor era o juiz da prisão académica e nos casos mais graves, os estudantes eram enviados para a solitária. A prisão académica pode ainda hoje ser visitada no piso inferior da Biblioteca, junto à loja de souvenirs.
3 – Archeiros da Universidade
Os Archeiros são a Guarda oficial da Universidade e ainda hoje patrulham o perímetro do campus. Actualmente, existem 13 archeiros que vigiam os edifícios e prestam informação aos turistas. Se os quiserem encontrar, estão tipicamente junto à Porta Férrea.
4 – Cimélios da Biblioteca
Os livros mais valiosos da Biblioteca Joanina encontram-se nos cimélios, pequenas arrecadações que se encontram entre as estantes. Durante séculos, num dos cimélios esteve guardada a 1ª edição dos Lusíadas. Hoje, encontra-se na Caixa Forte da Biblioteca Geral, protegida contra qualquer roubo ou incêndio.
5 – Árvore do Relógio de Ponto
À saída da Biblioteca Joanina, junto às Escadas de Minerva, encontra-se a árvore do Relógio de Ponto. Antigamente, esta árvore dava flor exatamente quando os exames começavam, em Maio.
6 – A polícia não manda aqui
No Paço das Escolas, centro nevrálgico da Universidade, a polícia só entra com autorização do Reitor. Hoje em dia é uma formalidade, mas a verdade é que esta regra nunca deixou de ser cumprida. Quando existe algum desacato, a polícia pára junto à Porta Férrea e pede autorização ao Reitor para entrar no Paço.
7 – Mistérios na Sala dos Capelos
A Sala dos Capelos, no edifício principal do Paço, foi em tempos a Sala do Trono dos primeiros Reis de Portugal. Tem por isso um significado histórico… e alguns mistérios. Nas paredes da sala estão representados todos os Reis de Portugal, com excepção dos Filipes de Espanha. Mas reparem que a partir de D. João IV os Reis deixam de ter coroa. Isto acontece porque simbolicamente a coroa foi dada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Universidade e da cidade de Coimbra.
Reparem também nas telas de D. Carlos e D. Manuel II. Têm marcas de rasgos feitos por balas durante uma manifestação anti-monárquica em 1910.
Por último, nos quadros, a Rainha Santa Isabel é a única esposa de um rei que se encontra representada. Isto acontece pela forte ligação que a rainha teve a Coimbra: mandou erigir o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e foi nele que viveu depois de enviuvar de D. Dinis. Vejam abaixo:
8 – Azulejo da Raposa
À entrada das Salas Gerais da Faculdade de Direito, existe um pequeno azulejo que se encontra completamente degradado. É que os estudantes têm por hábito dar pontapés à raposa para afastar o chumbo… Por via das dúvidas, também eu dei um murro à raposa!
Gostaram do artigo sobre as 8 curiosidades da Universidade de Coimbra? Vão e vejam com os vossos próprios olhos! Acompanhem também o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.
Que curiosidades legais, Diana!
Tenho dois amigos que estão morando em Lisboa e mandei o post para eles irem lá conferir por mim! kkk
Bjs!
As histórias pelo mundo… adorei.
um local que sonho em conhecer, como amante da arquitetura e da história das universidades, sempre gosto de visitá-las, sem dúvida um ótimo programa!
Tenho vontade de conhecer Coimbra, todos dizem ser linda e com um clima jovem bem legal.
Quantas imagens incríveis! A universidade de Coimbra nos encantou muito quando fomos. E mais uma curiosidade de cultura pop: Hogwarts, da saga Harry Potter, foi inspirada na universidade de coimbra, porque a autora morou um tempo na cidade! 🙂
Muito interessante as curiosidades sobre a Universidade de Coimbra! Achei super legal a história do azulejo com a raposa! Parabéns pelo post e pelas fotos!
Que delícia um lugar que têm história…não é só belo, mas quando sabemos mais sobre certos detalhes começamos a vê-lo com outros olhos. Adorei o post.
Muito bacana esse post! Não sabia tanto sobre a universidade. Adorei saber mais! Parabéns pelo post.
Muito interessante o post, amei conhecer um pouco mais a história da Universidade, lugares tão lindos e cheios de história me fascinam!
Obrigada pelas dicas!
Beijos.
Já visitei a universidade de Coimbra há uns anos atrás e gostei bastante. Uma instituição nobre e com muita história no nosso país, obrigado pela recordação!