Volta e meia estou caida no Parque Nacional Peneda-Geres. Adoro visitar o Geres. Mas a descoberta e interminavel. Ha muito para conhecer na serra (e para comer), quer em termos de patrimonio humano, quer em termos de patrimonio natural. E ainda que volte la com frequencia, sinto que ha um mundo para conhecer e que ainda so toquei a pontinha do iceberg.

Hoje trago-vos um pouco do patrimonio humano, ou seja, algumas das povoacoes e monumentos que ha a conhecer por la. Visitar o Geres e tambem visitar a zona do Parque Nacional que e habitada ha milenios. Existem dolmens, vestigios da epoca romana e da era medieval. Ha por isso muitas aldeias e lugares remotos a serem descobertos…

visitar geres

Para comecar, o Parque Nacional Peneda-Geres contempla nao uma, nem duas, mas sim 4 serras:a Serra do Geres, a Serra Amarela, a Serra do Soajo e a Serra da Peneda. E muita serra para palmilhar.

O parque nacional tem uma area de 70 mil hectares (700km2) e estende-se pelo Minho e Tras-os-Montes, nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. E um dos pontos turisticos mais importantes de Portugal e e considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Ufa. Para vos ajudar a visitar algum do patrimonio humano do Parque Nacional Peneda-Geres, sigam este guia. Garanto que nao se perdem!

visitar geres

1 – Castro Laboreiro

A vila de Castro Laboreiro fica em plena Serra da Peneda, na zona norte do parque nacional. Com apenas cerca de 500 habitantes, e o segundo lugar habitado mais elevado em Portugal, a 1166 metros de altitude. E uma povoacao obrigatoria a visitar no Geres!

Nas imediacoes existe um belo conjunto de pontes de heranca romana que foram aproveitadas na era medieval e algumas delas continuam hoje de pe. E tambem um local com interesse arqueologico, sendo que existem gravuras rupestres e cerca de 62 monumentos funerarios.

Localizada num belissimo planalto, nao se esquecam de subir as ruinas do castelo para apreciar uma vista unica da Serra da Peneda. A raca de cao de Castro Laboreiro e tambem desta zona. E e a raca de cao mais fixe de sempre, que eu ja tive dois belos exemplares..!

visitar-gere%cc%82s-9

visitar-gere%cc%82s-10

2 – Ponte Nova ou Ponte da Cavada Velha

A cerca de 3kms de Castro Laboreiro, fica a Ponte Nova, uma ponte romana, constituida por 1 arco pequeno e 1 arco grande, o que lhe da um ar algo assimetrico. Esta ponte e do seculo I, o que significa que tem 2000 anos! Atrevam-se a passar por cima…

Nesta localizacao, o rio Castro Laboreiro forma algumas lagoas, propicias a um mergulho no pico do verao!

visitar geres

visitar geres

3 – Santuario de Nossa Senhora da Peneda

Ja viram esta escadaria em qualquer lado? Nao se admirem. Este santuario do seculo XVIII e uma replica da Nossa Senhora do Bom Jesus, em Braga.

A escadaria representa as virtudes humanas, sendo que existe ao longo da subida uma estatua dedicada a cada uma delas: Fe, Esperanca, Caridade e Gloria. E, claro, la em cima ha mais uma panoramica da serra. Todos os anos, na primeira semana de setembro, realiza-se aqui, no Santuario de Nossa Senhora da Pena, um arraial popular.

visitar geres

Fonte: Cidonio Rivaldi

4 – Soajo

O Soajo, que fica logo no inicio do parque nacional, e conhecido principalmente pelo conjunto de 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito. O mais antigo data de 1782, e alguns destes espigueiros sao ainda utilizados pelos locais. Os espigueiros assemelham-se a tumulos, mas, na realidade, sao instalacoes elevadas para a secagem e armazenagem do milho.

Se estiver por esta zona, pergunte tambem pelas lagoas do Soajo, que se formam junto ao rio Adrao e que sao o momento ideal para uns minutos de descanso e um mergulho.

visitar-geres-7

Autoria da Fotografia: Andre Alves

5 – Lindoso

Ja quase na fronteira com Espanha e bastante isolada, fica a aldeia de Lindoso. E conhecida pelo castelo de Lindoso, construido no reinado de D. Afonso III, no seculo XIII, na margem esquerda do rio Lima.

Os espigueiros de Lindoso sao tambem conhecidos, sendo que existem mais de 50 na povoacao. Nas imediacoes, em Parada, existe tambem o Trilho dos Moinhos de Agua, onde podem dar um mergulho no Poco da Gola.

visitar geres

Fonte: Bruno, Olhares.sapo.pt

6 – Pitoes das Junias

Sendo tambem uma das aldeias mais elevadas de Portugal (a 1103 metros de altitude), Pitoes das Junias fica no planalto da Mourela, na Serra do Geres. O monumento mais importante a visitar sao as ruinas do Mosteiro de Santa Maria das Junias, que data do seculo XII. Esta num vale estreito, de dificil acesso, e longe dos lugares habitados.

Mosteiro de Santa Maria das Junias

Fonte: abrigosdepintoes.com

7 – Ponte da Mizarela

A ponte sobre o rio Rabagao une as freguesias de Ruviaes e Ferral, desde a idade Media. Tem um unico arco, de 13 metros de comprimento, mas nao e isso que a distingue. Conta a lenda que a ponte foi erguida pelo diabo, quando um malfeitor da zona, perseguido por varios crimes, invocou o diabo para que o ajudasse…

‘Faz-me transpor o abismo e dou-te a minha alma’, disse-lhe. E o diabo veio em auxilio do patife e e por isso que hoje os mais afoitos podem passar o rio.

visitar-geres-3

Fonte: serradogeres.com

8 – Geira Romana

A antiga via romana que ligava Bracara Augusta (hoje, Braga) a Asturica Augusta (hoje, Astroga, em Espanha), atravessava as terras que hoje pertencem ao Parque Nacional Peneda-Geres. A Geira Romana – tambem chamada Via Nova – percorria mais de 300kms, mas hoje e aqui, em Terras de Bouro, que se encontra o troco mais bem preservado (mais de 30kms) e que pode ser percorrido a pe durante um longo dia. Se quiserem ir nesta aventura, leiam aqui um guia completo.

Apesar da Geira ser patrimonio humano, este e um claro caso em que se confunde com a natureza. O troco mais bem conservado da Via Nova fica em plena Mata da Albergaria, um carvalhal maravilhoso em estado selvagem. A mata segue ao longo da margem esquerda da albufeira de Vilarinho de Furnas e e uma das caminhadas mais misticas que se pode fazer… principalmente no Outono! Um ponto obrigatorio a visitar no Geres!

visitar geres

visitar geres

9 – Vilarinho das Furnas

A aldeia de Vilarinho das Furnas ficou submersa apos a construcao da barragem de mesmo nome, em 1972. Mas quando as aguas da barragem ficam em baixo, ainda se podem ver as casas, os muros e os caminhos da antiga aldeia.

Junto a barragem, na margem esquerda, existe tambem um caminho de acesso (a pe) a uma pequena praia fluvial, la em baixo. E o local ideal para os mais friorentos darem um mergulho, ja que as aguas costumam ser bem mais quentes que as cascatas do Geres…

visitar geres

10 – Santuario de Sao Bento da Porta Aberta

Fundado em 1615, o santuario foi convertido em basilica em 2015 e recebe cerca de 2,5 milhoes de peregrinos todos os anos. O que e um grande feito para uma ermida situada num lugar remoto como Rio Caldo, em Terras de Bouro. O seu nome deriva de ter sempre as portas abertas para todos os visitantes e viajantes.

visitar-geres-12

Fonte: website da ermida de Sao Bento da Porta Aberta

visitar geres

Querem saber mais sobre o Parque Natural da Peneda-Geres? Querem visitar o Geres? Leiam tambem a brochura do Instituto de Conservacao da Natureza e das Florestas. Para pesquisarem alojamento, utilizem o Booking.com para o Geres, e fiavel e tem uma grande oferta a precos muito competitivos (e o que costumo utilizar nas minhas viagens).

Se gostaram do artigo, sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

15replies
  1. Martinha
    Martinhasays:

    Cada vez me fascino mais e mais por estes posts de Portugal.
    Estive no pais pela primeira vez mes passado, mas amei muito que ja quero voltar para conhecer mais cidades encantadoras do pais.
    beijos =)

    Responder
  2. Karine Porto
    Karine Portosays:

    Quanto lugar lindo!!! Nao me canso de admirar as belezas de Portugal. Preciso explorar essas maravilhas! Muito obrigada por compartilhar essas dicas incriveis, ja farei planos de ir a Portugal em breve!! ���

    Responder
  3. Pedro Henriques
    Pedro Henriquessays:

    Para mim o Geres e o local mais fabuloso de Portugal! Ja passei muitas aventuras por la e conheco todos os locais que mencionaste. A melhor recordacao que tenho foi uma travessia que fiz da Portela do Homem a Pitoes das Junias em 4 dias…simplesmente memoravel.

    Responder
  4. Filipe Morato Gomes
    Filipe Morato Gomessays:

    Agora fizeste-me recuar ate a minha adolescencia, quando ia passar ferias para as antigas casas do guardas florestais, nomeadamente na de Castro Laboreiro, percorrer a ponte, tomar banho no rio gelado… ��� Saudades!

    Responder
  5. Luiz Franqueira
    Luiz Franqueirasays:

    Ja foste ao Alto da Pedrada, na serra de Soajo, Diana? Se ainda nao foste, vai e escreve o que sentires. Mas nao vas sozinha. Tenho a certeza que vais ficar a conhecer melhor o Parque e continuar a informar as pessoas que, do seu lado ocidental, ha a serra de Soajo.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.