Entre o rio Douro e o rio Vouga ficam quatro belas serras: a da Freita, a da Arada, a do Arestal e a de Montemuro. Pelas lendas que se contam e pelo seu misticismo, sao hoje conhecidas como as Montanhas Magicas (leiam o segundo artigo aqui). Compreendem uma area superior a 1600km2 e por aqui vivem mais de 120.000 habitantes. Se nunca ouviram falar nelas, nao se preocupem. Eu tambem nao as conhecia, mas num destes fins-de-semana de inverno rumei ao norte e embrenhei-me nas montanhas, especialmente na Serra de Montemuro. Nao encontrei duendes nem outras criaturas magicas, mas sim um belo patrimonio natural com vales a desbravar!

Com uma altura media de 838 metros, o ponto mais alto e em Talegre, a 1381 metros. Bastante ingreme e com um bom punhado de aldeias polvilhadas pelo territorio, esta e conhecida por ser a “mais desconhecida das serras”. Vamos la conhece-la?

A chegar a Serra de Montemuro: Os Passadicos do Paiva

No primeiro dia de passeio, acordamos cedo, fugimos as nuvens que nos envolviam e fomos em busca do ex libris da regiao: os Passadicos do Paiva. Sao 8 quilometros de pura beleza natural onde vamos apreciando (e sentindo nas pernas) a profundidade do vale e o intrincado desenho que a montanha esculpiu. O percurso estende-se da praia fluvial do Areinho a praia fluvial de Espiunca, mas pelo meio existem varios pontos de paragem obrigatoria. Depois do nevoeiro inicial, que tardou em se dissipar, pudemos finalmente observar os dois pontos principais: a Cascata das Aguieiras, que se ergue a 160 metros, e a Garganta do Paiva, onde a agua nao teve forca para erodir o granito e corre mais estreita, formando um canal.

Nota: Os Passadicos do Paiva estao localizados no concelho de Arouca. Estao abertos todos os dias da semana, das 8h00 as 20h00 de abril a setembro e das 9h00 as 17h00 de outubro a marco. A entrada custa 2 euros no local ou 1 euro se for comprada antecipadamente aqui. Em epoca alta, o custo duplica para 4 euros e 2 euros, respetivamente.

Aldeias de Montemuro: Gralheira e Bustelo da Laje

Da parte da tarde, fomos visitar duas aldeias serranas. Em plena serra de Montemuro, Gralheira e a mais alta da regiao. Com casas de granito, paredes largas e telhados de colmo, esta e uma terra de gente rija e sem papos na lingua. Logo a entrada encontramos uma aldea que conseguiu, ao mesmo tempo, insultar e abracar os espanhois que por ali andavam em passeio. Rispida nas palavras, mas terna no coracao e de sorriso facil, acaba por se afastar a cantar: “Sao caracois, sao caracolitos. Sao os espanhois, sao espanholitos.” Tenho ca para mim que, se a Amalia Rodrigues a ouvisse, iria gostar da forma como esta senhora espanta os desgostos.

Mas nao so de gente castica se faz esta aldeia. Por altura da quadra natalicia, a Gralheira transforma-se na Aldeia do Pai Natal e a povoacao estava em festa, com uma grande fogueira ao ar livre para receber os visitantes. Havia uma pequena feira de artesanato e gastronomia e, ate, um comboio turistico. Na Casa do Ribeirinho cozia-se pao com chourico no forno a lenha, que se partilhava com a gente da terra.

serra de montemuro

Ainda na serra de Montemuro, na encosta este do vale de Bestanca, encontramos na aldeia de Bustelo da Laje, o local ideal para assistir ao pôr-do-sol: uma eira formada por uma unica laje de granito, de grandes dimensoes. E sentar-nos e apreciar a vista ampla para a serra. Isolada e pitoresca, este e um dos locais em Portugal onde ainda subsiste um espirito comunitario, em que as tarefas agricolas sao partilhadas.

As aguas limpidas do rio Bestanca

Chegamos ja de noite ao cais do Porto Antigo, e mergulhamos no silencio que a noite nos trouxe. Neste ponto onde o rio Douro se une ao rio Bestanca, partem inumeras embarcacoes durante o dia, mas a noite as aguas emanam uma calma que nos deixa repousar e apreciar no breu o belissimo vale que nos rodeia.

Pela manha, recuperadas as energias, partimos em busca do vale do rio Bestanca, aquele e considerado um dos rios menos poluidos da Europa. Sao apenas 15 quilometros de curso de agua, mas o vale que o rodeia faz-nos suster o fôlego, principalmente com as cores douradas do outono. Existem 6 percursos pedestres assinalados, para quem goste de dar a sola e queira conhecer esta bela regiao.

La perto, nos fizemos um percurso junto ao rio Douro que nos levou a cascata da ribeiro de Sampaio. O percurso e de muito facil acesso e e recomendado para quem nao conheca a regiao. Basta parar o carro junto ao Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio (que tem uma zona de merendas) e subir o rio pelo percurso assinalado. Em 10 minutos a pe, encontrarao a queda de agua!

Castelo de Paiva e a sua Ilha dos Amores

Teimosamente localizada na confluencia do rio Paiva e do rio Douro, a ilha dos Amores herdou o nome da historia de amor tragica entre uma fidalga e um lavrador. Depois de o lavrador ter assassinado o noivo da sua pretendente, exilou-se na ilha para que nao fosse levado a justica. Em desespero, voltou a solo firme para se declarar a fidalga e convida-la a vir viver consigo na ilha, contudo, quando ambos atravessavam o rio numa embarcacao, de regresso a ilha, formou-se uma tempestade e os dois nunca chegaram ao seu destino.

ilha dos amores

serra de montemuro

Hoje, a ilha e bem mais acessivel e visitada principalmente no verao, onde ha pequenas embarcacoes que fazem a travessia e e instalada uma piscina ao ar livre com um bar na praia fluvial. Quem visita a ilhota, consegue ver do topo tres concelhos: Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfaes. Alem da pequena zona de merendas, encontra-se aqui as ruinas da Ermida de Sao Pedro, do seculo XV.

A visita a Serra de Montemuro nao ficaria terminada sem uma ida a Castelo de Paiva. Conhecida pelo vinho verde e pela lampreia, encontramos uma feira de artesanato e gastronomia no Largo do Conde, a praca principal da vila. Logo ali ao lado, visitamos ainda a Casa de Payva, com diversos produtos de origem local. No dia em que visitamos, os vinhos estavam em destaque e pudemos provar varias producoes locais, que muito dificilmente encontramos fora da regiao. E o caso dos vinhos da Casa de Algar, onde fazem tambem provas de vinho e e possivel participar nas vindimas.

mel de castelo de paiva

vinho de castelo de paiva

Outros pontos de interesse na Serra de Montemuro

Apesar de eu nao ter visitado, fiquei com bastante curiosidade de conhecer outros pontos da serra de Montemuro. Caso tenham interesse em visita-los, basta clicarem nos links e, depois, em Como Chegar. Alem da localizacao exata para quem vai de carro, estao assinalados os pontos que fazem parte de Percursos Pedestres de Pequena Rota (PR). Depois, basta encontrar no Google o folheto do percursos ou dirigirem-se ao centro de turismo da regiao antes da caminhada.

• Portas de Montemuro: Este e um otimo ponto de partida para visitar a serra. A sul, vemos as encostas do vale do Paiva e avistamos a serra da Estrela, a serra do Caramulo e o macico da Gralheira. A norte, vislumbramos o vale do Bestanca.
  • Cascata da Tojosa: Percorrendo as encostas de Montemuro, a ribeira Eiriz cria varias quedas de agua no seu percurso e esta e talvez a mais bela.
  • Minas de Moimenta: As ruinas desta exploracao mineira fazem as delicias de quem gosta de desvendar locais abandonados e grutas.
  • Carreira de Moinhos de Alvarenga: Conta a lenda do Rego do Boi, que a astucia dos alvarenguenses levou a melhor a populacao da Nespereira. Do dia para a noite, construiram um moinho e desviaram o curso do rio Ardena, garantindo aos seus habitantes direitos sobre o curso de agua. Para celebrar, os alvarenguenses comeram um boi inteiro! Ao longo dos anos, foram construidos 22 moinhos, sendo que apenas 2 se encontram hoje em funcionamento.
  • Ponte de Covelas: Esta bela ponte sobre o rio Bestanca data do seculo XVIII e era um importante ponto de passagem entre Tendais e o Porto Antigo. La perto, desagua a ribeira de Enxidrô, formando uma bela cascata que vale a pena visitar!
  • Pico do Talegre: Este e o ponto mais alto da serra de Montemuro e de todas as Montanhas Magicas, com uma altitude de 1381 metros. Num dia limpido, conseguimos avistar tanto a serra do Geres, como a serra da Estrela.
  • Cascata da ribeira de Tendais: Perto de Aveloso, existem varias quedas de agua, que dao uma beleza unica ao vale. Existe tambem um conjunto de 40 moinhos junto as levadas.

Onde Comer na regiao da Serra de Montemuro

Restaurante O Recanto dos Carvalhos, Gralheira

Quando se entra numa aldeia remota na serra e se encontra um restaurante apinhado de gente que fez dezenas de quilometros para ali estar, a coisa so pode correr bem. Foi assim n’O Recanto dos Carvalhos. A rebentar de calor humano, este e um restaurante tipico do norte, e nao podia fazer um elogio mais positivo!

– A Refeicao

So pela comida vale a pena visitar a Gralheira. E comecamos pelo melhor: as entradas. Toda a refeicao podia ficar por aqui: desde o pao recheado de enchidos, acabado de sair do forno, aos enchidos assados (chourico, alheira), ao queijo da serra e ao melao com presunto. Tudo uma delicia. E, para finalizar, a especialidade da casa que deu fama ao restaurante: a pizza serrana, feita em forno a lenha.

serra de montemuro

Depois das entradas, virem os pratos principais. As especialidades sao o cabrito assado, a posta a recanto e a vitela no forno. Nos, optamos por um cozido a portuguesa, recheado das melhores carnes da regiao. Para terminar, algo para adocar o palato: o doce a casa que, desta feita, era feito com bolacha e leite condensado. Rendida!

– Precos e Reservas

O preco medio de uma refeicao completa n’O Recanto dos Carvalhos e 20 euros. Dada a grande afluencia do restaurante, convem reservar mesa. Poderao faze-lo atraves do +351 255 571 566 ou no formulario de contacto aqui. Esta aberto ao almoco e jantar das 12h00 as 2h00, todos os dias da semana.

– Localizacao

O Recanto dos Carvalhos fica localizado na Rua do Carvalho 1, a entrada da aldeia da Gralheira, concelho de Cinfaes.

Restaurante D. Amelia, Castelo de Paiva

Num espaco recatado com vista para o vale do Douro, fica o restaurante D. Amelia. A decoracao e simples, ideal para uma refeicao descontraida entre amigos ou familia. Por aqui pode-se degustar o melhor da regiao, incluindo o bom vinho verde tinto que por aqui ha.

– A Refeicao

A nossa espera, tinhamos pasteis de bacalhau quentinhos e presunto da regiao. Comecamos bem, mas fomos para ainda melhor. Se o cabrito no forno com batata e arroz fez as delicias da maioria, o polvo com batata a murro e ovo cozido estava absolutamente divinal e muito leve.

serra de montemuro

Contudo, o melhor estava guardado para o fim. A fama do pao-de-lo que e servido no D. Amelia faz quilometros e eu descobri que por muito boas razoes. Extremamente doce e fofo, vem no ponto do mal-cozido. Comi, pelo menos, 4 fatias e fiquei cheia de vontade de trazer um bolo inteiro para casa. Descobri, mais tarde, que este e o melhor pao-de-lo do universo e que pode ser adquirido em varios pontos do pais, incluindo em Lisboa.

– Precos e Reservas

O preco medio de uma refeicao completa no restaurante D. Amelia e 16 euros. Dada a grande afluencia do restaurante, convem reservar mesa. Poderao faze-lo atraves do +351 255 698 773. Esta aberto ao almoco e jantar. Encerram ao domingo ao jantar e segunda-feira todo o dia.

– Localizacao

O restaurante D. Amelia fica localizado na Quinta do Casal – Bairros, 4550-064, Castelo de Paiva.

Onde Dormir na regiao Serra de Montemuro

Quinta de Novais

Esta quinta do seculo XVIII foi transformada num pequeno hotel rural, e foi aqui que ficamos alojados na primeira noite. Localizado no vale de Arouca, junto a serra da Freita, a Quinta tem piscina e um belo jardim com castanheiros e carvalhos. E tambem possivel alugar bicicletas para ir conhecer a regiao. Os quartos sao simpaticos e bastante limpos, com um nivel de conforto para qualquer viajante.

Os quartos duplos custam a partir de 60��, com pequeno-almoco incluido. Facam aqui a vossa reserva na Quinta de Novais ou cliquem no link para verem mais fotografias e a descricao deste alojamento.

Hotel Porto Antigo

Localizado em pleno Porto Antigo, este e um lugar magico onde vemos a confluencia do rio Douro e do rio Bestanca. O hotel e muito confortavel e um pequeno refugio para quem gosta da serra e de estar junto ao rio, com um pouco de luxo. O hotel tem uma piscina exterior, servico de massagens e da doca do porto partem embarcacoes diarias para conhecer a regiao. O restaurante do hotel e tambem uma otima surpresa, com uma bela vista sobre o rio. Jantamos por la quando chegamos e nao ficamos nada desiludidos, porque a refeicao fugiu ao tipico jantar de hotel. Valeu a pena!

serra de montemuro

Os quartos duplos custam a partir de 86��, com pequeno-almoco incluido. Facam aqui a vossa reserva no Hotel Porto Antigo ou cliquem no link para verem mais fotografias e a descricao deste alojamento.

O Contramapa visitou a regiao das Montanhas Magicas a convite do Turismo do Porto e Norte e da ADRIMAG, de forma a conhecer a regiao. Se gostaste deste artigo, acompanha as novidades no Facebook ou no Instagram. Leiam tambem mais artigos sobre o Norte de Portugal e o segundo artigo sobre as Montanhas Magicas – Vale do Vouga.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.