Depois de palmilhar as terras quase desertas do Novo Mexico no primeiro dia de verdadeira road trip nos Estados Unidos, decidimos atravessar a San Juan National Forest, passar por Mesa Verde e fazer uma paragem obrigatoria no Monument Valley. Arrancamos bem cedo e fresquinhos para mais um dia de estrada…

DSC03079

Mas nao sem antes forrar o estômago e provar mais uma iguaria americana… Desta vez, com uma elevada dose de influencia mexicana: o breakfast burrito. Esta especie de wrap viria a tornar-se o nosso pequeno-almoco por excelencia nas 3 semanas que nos faltavam de viagem. E basicamente um tortilla que envolve tudo aquilo a que a primeira refeicao do dia tem direito: ovos mexidos, cogumelos, bacon, vegetais, etc.

Uma bomba de energia, com direito a molhos e tudo, portanto.

breakfast burrito

Bem alimentados, la subimos a San Juan National Forest, ate Telluride. Esta pequena vila de apenas 2.000 habitantes e uma famosa estancia de ski no inverno e da ares de ser uma pequena Suica perdida dentro do Colorado.

Durante os meses mais frios, existem muitas celebridades que se alojam nos resorts da zona para gozarem as suas ferias na neve ou simplesmente relaxarem na montanha. Entre eles, Oprah Winfrey, Tom Cruise e Oliver Stone. Ralph Lauren tem ate um rancho mesmo a saida da vila e, ha meia duzia de anos, Jerry Seinfeld colocou a sua casa de Telluride a venda pela modica quantia de… 18 milhoes de dolares.

Apesar da chuva torrencial com que a San Juan National Forest nos recebeu, conseguimos sentir o charme da montanha…

Telluride Colorado

Depois de passarmos a floresta, o tempo comecou a melhorar e rapidamente os ares quentes do deserto voltaram. A pouco mais de hora e meia de Telluride, passamos pelo Mesa Verde National Park.

Iamos com as horas contadas e nao pudemos parar, mas fiquei com pena de nao ter conhecido este parque, onde existem vestigios muito bem conservados dos povos indios e das suas habitacoes antes de os colonos chegarem a America… Esta area e muito rica em termos arqueologicos e e habitada desde 7.500 A.C por um povo ancestral chamado Anasazi.

Mesa Verde National Park

A duas horas e meia de estrada de Mesa Verde, encontramos o Monument Valley Navajo Tribal Park, no Utah. E esse, claro, foi uma paragem obrigatoria.

monument valley2

A terra vermelha numa planicie a perder de vista. As colinas de sedimento que dao ao vale um aspecto fantasmagorico. A vegetacao rasa que sobrevive no solo arido. E como acontece sempre nestas situacoes, as fotografias nao conseguem expressar a verdadeira beleza do Monument Valley. Conduzimos pelo parque adentro e parece que entramos num mundo fantastico. E a chuva, os raios de sol entre-cortados e o arco-iris so vem acentuar esse efeito…

DSC03014

DSC03048

O Monument Valley Navajo Tribal Park pertence ao estado autonomo da comunidade Navajo, que com cerca de 70.000 km2 (Portugal, por exemplo, tem 90.000km2) ocupa terras no Utah, Arizona e Novo Mexico.

DSC03096

Estabelecido ainda no seculo XIX, esta e a maior comunidade india autonoma dos Estados Unidos. Tem tribunais proprios, policia, um orgao legislativo, entre outras instituicoes, como escolas, universidades e unidades de saude. Se passarem por aqui, reparem bem nos carros da policia e nos nativo-americanos que vendem colares, brincos e outras bugigangas a beira da estrada!

DSC03099

thumb_DSC02921_1024

Se quiserem saber mais sobre os Navajo, percam 30 minutos da vossa vida e veja o documentario abaixo. Vale a pena!

Quando o sol se pôs, tivemos de partir. E que no dia seguinte ja queriamos acordar no Zion National Park e ainda nos faltavam umas boas milhas!

Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e todos os posts da US Road Trip 2015. O primeiro dia de road trip esta aqui. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

6replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.