,

A terra vermelha do Monument Valley (e a San Juan National Forest)!

Depois de palmilhar as terras quase desertas do Novo México no primeiro dia de verdadeira road trip nos Estados Unidos, decidimos atravessar a San Juan National Forest, passar por Mesa Verde e fazer uma paragem obrigatória no Monument Valley. Arrancámos bem cedo e fresquinhos para mais um dia de estrada…

DSC03079

Mas não sem antes forrar o estômago e provar mais uma iguaria americana… Desta vez, com uma elevada dose de influência mexicana: o breakfast burrito. Esta espécie de wrap viria a tornar-se o nosso pequeno-almoço por excelência nas 3 semanas que nos faltavam de viagem. É basicamente um tortilla que envolve tudo aquilo a que a primeira refeição do dia tem direito: ovos mexidos, cogumelos, bacon, vegetais, etc.

Uma bomba de energia, com direito a molhos e tudo, portanto.

breakfast burrito

Bem alimentados, lá subimos a San Juan National Forest, até Telluride. Esta pequena vila de apenas 2.000 habitantes é uma famosa estância de ski no inverno e dá ares de ser uma pequena Suiça perdida dentro do Colorado.

Durante os meses mais frios, existem muitas celebridades que se alojam nos resorts da zona para gozarem as suas férias na neve ou simplesmente relaxarem na montanha. Entre eles, Oprah Winfrey, Tom Cruise e Oliver Stone. Ralph Lauren tem até um rancho mesmo à saída da vila e, há meia dúzia de anos, Jerry Seinfeld colocou a sua casa de Telluride à venda pela módica quantia de… 18 milhões de dólares.

Apesar da chuva torrencial com que a San Juan National Forest nos recebeu, conseguimos sentir o charme da montanha…

Telluride Colorado

Depois de passarmos a floresta, o tempo começou a melhorar e rapidamente os ares quentes do deserto voltaram. A pouco mais de hora e meia de Telluride, passámos pelo Mesa Verde National Park.

Íamos com as horas contadas e não pudemos parar, mas fiquei com pena de não ter conhecido este parque, onde existem vestígios muito bem conservados dos povos índios e das suas habitações antes de os colonos chegarem à América… Esta área é muito rica em termos arqueológicos e é habitada desde 7.500 A.C por um povo ancestral chamado Anasazi.

Mesa Verde National Park

A duas horas e meia de estrada de Mesa Verde, encontrámos o Monument Valley Navajo Tribal Park, no Utah. E esse, claro, foi uma paragem obrigatória.

monument valley2

A terra vermelha numa planície a perder de vista. As colinas de sedimento que dão ao vale um aspecto fantasmagórico. A vegetação rasa que sobrevive no solo árido. E como acontece sempre nestas situações, as fotografias não conseguem expressar a verdadeira beleza  do Monument Valley. Conduzimos pelo parque adentro e parece que entramos num mundo fantástico. E a chuva, os raios de sol entre-cortados e o arco-íris só vêm acentuar esse efeito…

DSC03014

DSC03048

O Monument Valley Navajo Tribal Park pertence ao estado autónomo da comunidade Navajo, que com cerca de 70.000 km2 (Portugal, por exemplo, tem 90.000km2) ocupa terras no Utah, Arizona e Novo México.

DSC03096

Estabelecido ainda no século XIX, esta é a maior comunidade índia autónoma dos Estados Unidos. Têm tribunais próprios, polícia, um órgão legislativo, entre outras instituições, como escolas, universidades e unidades de saúde. Se passarem por aqui, reparem bem nos carros da polícia e nos nativo-americanos que vendem colares, brincos e outras bugigangas à beira da estrada!

DSC03099

thumb_DSC02921_1024

Se quiserem saber mais sobre os Navajo, percam 30 minutos da vossa vida e veja o documentário abaixo. Vale a pena!

Quando o sol se pôs, tivemos de partir. É que no dia seguinte já queríamos acordar no Zion National Park e ainda nos faltavam umas boas milhas!

Vejam o Roteiro de 1 mês nos EUA e todos os posts da US Road Trip 2015. O primeiro dia de road trip está aqui. Podem também acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

6 comentários

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.