Boston foi a cidade ideal para comecar uma longa viagem pelos Estados Unidos. Sendo uma das cidades fundadoras dos Estados Unidos que acolheu os colonos ingleses vindos da Europa, Boston foi tambem uma das cidades mais importantes na Revolucao Americana que gerou a Declaracao da Independencia dos Estados Unidos. Foi aqui que se desencadearam os primeiros passos da revolta que depois se espalhou em todo o pais.

Boston Common

Tudo comecou em 1765 quando o Parlamento Britanico decidiu impor impostos directos sobre as suas colonias atraves do Stamp Act. Os colonos ingleses americanos viviam sobre a maxima “No Taxation Without Representation” e, como tal, nao gostaram.

Os animos comecaram a exaltar-se, a insatisfacao dos patriotas (colonos que estavam contra os britanicos) aumentou, o que levou a criacao dos Sons of Liberty, fundada por Samuel Adams (de Boston), e tendo como membro John Adams, futuro presidente dos Estados Unidos.

Os boicotes e manifestacoes contra a metropole aumentaram, mas a Inglaterra respondia na mesma letra, legislando contra as colonias. Neste clima de animosidade, em 1770, deu-se o Massacre de Boston, em que cinco civis foram mortos pelo exercito britanico, que disparou sobre uma multidao que os provocava.

Este episodio tornou-se famoso e os patriotas utilizaram-no para criar mais antagonismo. A onda de insatisfacao cresceu, o que gerou episodios como a Boston Tea Party, em que os Sons of Liberty destruiram um carregamento de cha ingles, em protesto contra o Tea Act, que mais uma vez aumentava os impostos.

Boston bay

Entretanto a revolta alastrou-se a outras cidades e Estados (13, no total), mas foi aqui em Boston que tudo comecou. E por isso mesmo, esta e uma das cidades com mais historia nos Estados Unidos, onde quisemos comecar a nossa descoberta pelo pais.

Sendo de dimensoes pequenas, rapidamente me apercebi que podiamos visitar grande parte da cidade a pe durante um dia (ainda que longo). E e esta a forma ideal de percorrer Boston! Foi desenhado o Freedom Trail, um roteiro pela cidade, que passa pelos principais pontos historicos, museus e residencias dos patriotas, num total de 16 pontos ao longo de 4km.

Saimos entao pela fresquinha do nosso Hotel – ficamos alojados no OMNI com um estilo classico e pomposo e quartos pequenos mas bem equipados – e comecamos a explorar: King’s Chapel, King’s Chapel Burying Ground, Granary Burying Ground (onde se encontra Samuel Adams, as vitimas do Massacre de Boston, entre outros).

Gostei bastante do Old State House, um dos edificios mais antigos dos Estados Unidos que ainda sobrevive. Fundado em 1713, era aqui que era realizada a legislacao da colonia de Massachusetts. Mesmo por tras do edificio fica o marco do Massacre de Boston, que guarda no chao as pedras onde o sangue correu.

Old State House

Old State House

Marco ao Massacre de Boston

Marco ao Massacre de Boston

Depois desta primeiro imersao na Historia, paramos no Quincy Market para uma refeicao. Apesar de ainda ser cedo (nao passava das 10h), o mercado ja estava repleto de refeicoes completas e do mais guloso que se possa imaginar. Desde docaria colorida, hamburguers, pizza, ostras recheadas, pasteis, carnes grelhadas, etc. Uma especie de Mercado da Ribeira em pequeno, mas menos pretensioso.

Quincy Market

Quem resiste?

Apesar da hora, quis logo provar o Clam Chowder, um creme de ostra bem temperado que e uma especialidade local. Ola comida gulosa. Ola Estados Unidos. Tambem provamos um pastel de espinafres e galinha que tambem soube a pato, com um molho ligeiramente picante. Mesmo bom pela manha.

Quincy Market

Querem melhor pequeno-almoco que isto?

Quincy Market

No interior do Quincy Market

Quincy Market

Os corredores do Quincy Market

Depois deste batismo, continuamos no Freedom Trail. O Faneuil Hall ficava mesmo ao lado. Este deve ser um dos mercados mais antigos nos Estados Unidos, fundado a 1743, onde foram dados discursos a favor da independencia pelos patriotas, como Samuel Adams e James Otis.

O ultimo dos pontos no roteiro e o USS Constitution e o seu respetivo museu, de entrada gratuita. O USS Constitution e um dos navios de guerra americanos mais conhecidos e este foi tambem um batismo na forma como os Estados Unidos contam a Historia. Atraves da Guerra, sempre atraves da Guerra. O Elogio da Guerra.

Medalhas de Soldados

Medalhas de soldados americanos mortos em combate durante a guerra do Iraque e Afeganistao

navio USS Constitution

A melhor foto que conseguimos do USS Constitution, que estava em restauracao.

Depois da visita ao passado, orientamo-nos para o futuro e fomos visitar dois centros academicos. E verdade, Boston e uma cidade universitaria e alberga a Harvard e o MIT.

Em Harvard encontramos um jardim repleto de turistas, alunos de secundario em visita e gente local a passear e a ler. Tambem nao seria para menos, o espaco e muito agradavel e ha bancos e cadeiras coloridas por todo o lado.

bandeira harvard

A bandeira de Harvard

Harvard

Maaae, entrei em Harvard!

Nos ficamos a observar o cenario e ainda tentamos ir a Biblioteca de Harvard, mas esta e exclusiva para os estudantes. Com 73 bibliotecas e mais de 18 milhoes de publicacoes, o edificio foi fundado em 1638 por John Harvard. Como compensacao, decidimos ir a Livraria de Harvard e descobrimos um espaco muito mais descontraido e acolhedor.

Harvard Bookstore

O Grito na Harvard Bookstore

Continuando a experiencia americana, comemos o nosso primeiro burger que nao deixou nada a desejar. Fomos a um restaurante de estudantes por perto e, alem do hamburger e das batatas fritas, tinhamos um acompanhamento de chilli. Nada mau. Fast food, mas em bom.

burger chilli

Primeiros!!!

Passamos ainda por Newbury Street, uma rua de duplexes com jardim, transformadas em lojas. Desde cafes e restaurantes, a artesanato local, roupa em segunda mao, e lojas de grandes marcas. Tudo num ambiente de bairro, numa rua ladeada de arvores.

No final da rua comecava o Boston Common, que e, curiosamente o primeiro ponto do Freedom Trail. Fundado em 1634, e o parque de cidade mais antigo dos Estados Unidos e, passando por ele, ha quem corra, ande de bicicleta, passeie o cao, leia um livro ou se passeie num dos barcos-cisne.

Boston Common

A meter-me com os patos.

Esquilo

Amigos para a vida

Nunca fui fa, mas, mesmo ao lado do parque, esta o bar onde foi gravada a serie Cheers. Segundo consta, o bar foi transformado e ja nao esta igual ao cenario utilizado, mas mesmo assim fizemos questao de ir tirar uma foto para a posteridade.

Cheers Bar

Cheers Bar

E chegamos ao final de um longo, longo dia, e eu queria voltar para tras. Queria conhecer melhor aquela cidade tao ��europeia�� que apenas tivera um dia para explorar. Queria conhecer mais recantos. Mas tinha de seguir em frente. O autocarro para Nova Iorque estava a nossa espera e uma cidade enorme aguardava-me.

Vejam o roteiro da viagem dos EUA completo ou o primeiro dia de viagem.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

9replies
  1. Roadrunner
    Roadrunnersays:

    Sem duvida uma cidade interessante e repleta de historia (para os padroes norte-americanos). O contraste entre o historico e o moderno fica-lhe bem, e os icones que descreve merecem certamente uma visita.

    Saudacoes!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.