Hoje trago-vos uma dica importante sobre os encaminhamentos inter-ilhas da SATA gratuitos.  Em Março de 2015, finalmente, assistiu-se à liberalização do espaço aéreo açoreano. A SATA e a TAP já não têm o monopólio dos voos para o arquipélago e podemos agora também optar pela Easyjet ou Ryanair, duas companhias de baixo custo muito populares na Europa. A partir deste ano, os preços dos bilhetes de avião caíram e os passageiros começaram a aproveitar os voos mais baratos.

São Miguel - Açores

Encaminhamento inter-ilhas SATA – Viajar entre ilhas açorianas de forma gratuita

Se tiverem a ponderar viajar para S. Miguel/ ou para a Terceira (únicos destinos açorianos para os quais há voos diretos do continente) e estão a analisar se têm orçamento para os voos inter-ilhas, fiquem a saber que a SATA “está obrigada a disponibilizar um serviço de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores.”

Como funcionam os encaminhamentos inter-ilhas? 

1. Se adquiriste um bilhete de avião proveniente de Portugal Continental ou Madeira (de qualquer companhia aérea) para S. Miguel ou Terceira, podes pedir um serviço de encaminhamento dentro do arquipélago. A SATA irá emitir um bilhete gratuito da tua ilha de chegada ao arquipélago (S. Miguel / Terceira) para a tua ilha de destino.

2. A partida dos voos de encaminhamento terá de ocorrer até 24 horas depois da chegada do primeiro voo.

3. Podes pedir encaminhamento para qualquer ilha do arquipélago. É muito simples e basta preencher o formulário aqui, fornecendo a informação necessária acerca do teu primeiro voo.

4. Podes pedir o encaminhamento gratuito para o voo de ida, de volta, ou ambos.

5. Podes alterar o voo de encaminhamento após a reserva da SATA num prazo de 72 horas. Após esse limite, o bilhete é emitido.

6. Para garantir disponibilidade de encaminhamento antes de comprar o primeiro voo (para S. Miguel ou Terceira), podes reservar o encaminhamento. Podes fazê-lo através do Contact Center da SATA ou por e-mail. Se optares por reservar primeiro, terás de comprar o primeiro voo e enviar o comprovativo à SATA num prazo de 6 horas.

7. Não existe encaminhamento automático de bagagem. Se levas bagagem de porão, terás de recolhê-la e voltar a fazer check-in. São voos independentes.

8. Se perderes o voo de encaminhamento, a SATA não te emite novo bilhete. Ficas em terra ou terás de pagar do teu próprio bolso um novo bilhete.  

Como aproveitar os encaminhamentos inter-ilhas?

Para viajantes mais fura-vidas, o que isto significa é que podem escolher entre uma das duas opções:

1. Querem conhecer os Açores, mas não têm muito interesse em S. Miguel / Terceira, ou já conhecem? Comprem o vosso bilhete e acedam ao site de encaminhamento da SATA aqui. Preencham o formulário e a SATA irá realizar a reserva do bilhete de encaminhamento de S. Miguel / Terceira para a ilha desejada sem qualquer custo. Se quiserem passar algumas horas em S. Miguel / Terceira, entrem em contacto com a SATA depois da reserva efetuada através da plataforma e peçam que o mesmo seja alterado para um voo seguinte. Façam isso logo após a reserva, dado que o bilhete é emitido num espaço de 72 horas. E atenção: o encaminhamento apenas é possível caso o voo inter-ilhas parta até 24 horas depois da vossa chegada aos Açores. 

2. Querem conhecer São Miguel/ Terceira e outra(s) ilha(s) nos Açores? OK. Se calhar dois blocos de 24 horas no máximo (à ida e à volta) não é suficiente para vocês. Tudo bem. Mas talvez possam aproveitar parte do benefício. Basta pedir apenas o encaminhamento à ida ou à volta. Assim, uma perna da vossa viagem fica assegurada. Para a segunda perna, poderão comprar o voo diretamente à SATA ou utilizar o transporte marítimo, cujos horários se encontram aqui. Não é perfeito, mas dá uma ajuda.

Boas viagens!

Gostaram deste artigo sobre os Encaminhamentos inter-ilhas? Saibam também aqui o que fazer quando o vosso voo se atrasa ou é cancelado, já que existem indemnizações que podem ser pedidas. Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

6 replies
  1. restlessjo
    restlessjo says:

    I would love to visit the Azores some day. 🙂 We have a home in the Algarve and when we finally get to retire there I will be looking for a Ryanair flight to the islands. Thank you for your suggestions.

    Responder
  2. Anónimo
    Anónimo says:

    desculpa retificar a tua lenda mas quem tinha olhos azuis era a princesa podes pequisar pela lenda prra confirmares …de resto obrigada pela explicaçao

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.