,

Açores: 24h em S. Miguel e Encaminhamentos inter-ilhas SATA

Hoje trago-vos uma dica importante sobre os encaminhamentos inter-ilhas da SATA. Mas antes, queria vos falar da minha experiência nos Açores. Já lá fui 3 vezes e apenas pisei a ilha de São Miguel. Das 3 vezes que fui, todas foram em trabalho. Em 2 das vezes fui e voltei dois dias depois. Da terceira vez, fui e voltei no mesmo dia – embarquei no voo das 8h00 e regressei no das 21h05, que apenas chega a Lisboa pouco depois da meia-noite. Se não houver atrasos… que neste caso houve…

(Façam scroll down para saberem sobre os Encaminhamentos inter-ilhas gratuitos da SATA)

São Miguel - Açores

Pronto, como devem imaginar, nestas viagens à consultor não houve tempo para explorar NADA além das salas de reunião e do quarto de hotel. Apenas na última das vezes que fui a Ponta Delgada – em 2015 – tive a oportunidade de ver algo mais. As reuniões terminaram umas horas mais cedo do que o previsto e houve tempo de apanhar um taxi a correr e ir ver qualquer coisa antes do voo das 21h05.

Foi qualquer coisa do género: “Taxi! Rápido… SIGA AQUELE CARRO!”. Mas mais “SIGA AQUELA VACA”.

giphy

Uma tarde em São Miguel

Pronto. E lá fomos nós – eu e o outro consultor – colina acima, a ver se víamos a Lagoa das Sete Cidades antes do sol se pôr. Sim, porque ainda era inverno e o tempo não estava muito famoso – como podem ver pelas fotografias tiradas com o meu telemóvel. Portando deixámos a mala do computador no hotel e fomos a correr, eu ainda de fato e sapatos altos. Vida de consultor é difícil.

Passamos entre a Lagoa Azul e a Lagoa Verde e o nosso taxista – que tinha elevadas aspirações a guia turístico – contou-nos a lenda das lagoas, que é bastante simples. Conta a história que um rapaz e uma rapariga apaixonaram-se, mas os pais não os deixaram casar. Então, o casal foi obrigado a separar-se e cada um foi chorar as mágoas para seu canto. Ele tinha os olhos azuis e formou a Lagoa Azul e ela tinha os olhos verdes e chorou a Lagoa Verde… e não viveram felizes para sempre.

De notar que a Lagoa Verde é menos de metade do tamanho da Lagoa Azul. Conclusão: o rapaz era um bocado choninhas.

São Miguel - Açores

Depois de termos tirado umas fotos e visitado a aldeia das Sete Cidades, seguimos para o centro de Ponta Delgada. E não tivemos tempo para muito mais. Fomos a um mercado para trazer uns ananases docinhos e a uma loja especializada em queijo, que nos deixou fazer várias provas. Os queijos da ilha são muuuuito bons. Além de saborosos, existem variedades de queijo para todos os gostos, com especiarias e outros ingredientes. Gostei especialmente dos queijos mais picantes, um com malagueta, outro com alho. O Queijo de São Jorge é um exemplo dos que provei e um dos meus preferidos… amanteigado e ligeiramente picante.

E bom… Um par de horas que passou a correr. Quando demos por nós já estava na hora e fomos ao hotel buscar as malas.

São Miguel - Açores

Sempre tive muita curiosidade em visitar os Açores e estas três viagens apenas abriram o apetite. No entanto, até este ano, os preços dos voos eram pornográficos, quando comparados com destinos europeus à mesma distância.

Em Março de 2015, finalmente, assistiu-se à liberalização do espaço aéreo açoreano. A SATA e a TAP já não têm o monopólio dos voos para o arquipélago e podemos agora também optar pela Easyjet ou Ryanair, duas lowcosts muito populares na Europa. Os custos dos voos caíram a pique e os passageiros estão a começar a aproveitar – neste momento se marcarmos com 3 meses de antecedência, os voos da Easyjet e Ryanair rondam os 70 euros, ida e volta, enquanto que com a SATA e TAP, este valor para as mesmas datas é quase o triplo.

Mais ainda podem podem poupar mais, se seguirem a dica abaixo…

 

Encaminhamento inter-ilhas SATA – Viajar entre ilhas açorianas de forma gratuita

Sabiam que podem voar entre as ilhas do arquipélago açoriano a custo zero? Se tiverem a ponderar viajar para S. Miguel/ Terceira e estão a analisar se têm orçamento para os voos inter-ilhas, fiquem a saber que a SATA “está obrigada a disponibilizar um serviço de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores.”

Como funcionam os encaminhamentos inter-ilhas? 

1. Se adquiriste um bilhete de avião proveniente de Portugal Continental ou Madeira (de qualquer companhia aérea) para S. Miguel ou Terceira, podes pedir um serviço de encaminhamento dentro do arquipélago. A SATA irá emitir um bilhete gratuito da tua ilha de chegada ao arquipélago (S. Miguel / Terceira) para a tua ilha de destino.

2. A partida dos voos de encaminhamento terá de ocorrer até 24 horas depois da chegada do primeiro voo.

3. Podes pedir encaminhamento para qualquer ilha do arquipélago. É muito simples e basta preencher o formulário aqui, fornecendo a informação necessária acerca do teu primeiro voo.

4. Podes pedir o encaminhamento gratuito para o voo de ida, de volta, ou ambos.

5. Podes alterar o voo de encaminhamento após a reserva da SATA num prazo de 72 horas. Após esse limite, o bilhete é emitido.

6. Para garantir disponibilidade de encaminhamento antes de comprar o primeiro voo (para S. Miguel ou Terceira), podes reservar o encaminhamento. Podes fazê-lo através do Contact Center da SATA ou por e-mail. Se optares por reservar primeiro, terás de comprar o primeiro voo e enviar o comprovativo à SATA num prazo de 6 horas.

7. Não existe encaminhamento automático de bagagem. Se levas bagagem de porão, terás de recolhê-la e voltar a fazer check-in. São voos independentes.

8. Se perderes o voo de encaminhamento, chapéu. A SATA não te emite novo bilhete.

Como aproveitar os encaminhamentos inter-ilhas?

Para viajantes mais fura-vidas (tipo eu), o que isto significa é que podem escolher entre uma das duas opções:

1. Querem conhecer os Açores, mas não têm muito interesse em S. Miguel / Terceira ou já conhecem? Comprem o vosso bilhete e acedam ao site de encaminhamento da SATA aqui. Preencham o formulário e a SATA irá realizar a reserva do bilhete de encaminhamento de S. Miguel / Terceira para a ilha desejada sem qualquer custo. Se quiserem passar algumas horas em S. Miguel / Terceira, entrem em contacto com a SATA depois da reserva efetuada através da plataforma e peçam que o mesmo seja alterado para um voo seguinte. Façam isso logo após a reserva, dado que o bilhete é emitido num espaço de 72 horas. E atenção: o encaminhamento apenas é possível caso o voo inter-ilhas parta até 24 horas depois da vossa chegada aos Açores. 

2. Querem conhecer São Miguel/ Terceira e outra(s) ilha(s) nos Açores? OK. Se calhar dois blocos de 24 horas no máximo (à ida e à volta) não é suficiente para vocês. Tudo bem. Mas talvez possam aproveitar parte do benefício. Basta pedir apenas o encaminhamento à ida ou à volta. Assim, uma perna da vossa viagem fica assegurada. Para a segunda perna, poderão comprar o voo diretamente à SATA ou utilizar o transporte marítimo, cujos horários se encontram aqui. Não é perfeito, mas dá uma ajuda.

Boas viagens!

Gostaram deste artigo sobre os Encaminhamentos inter-ilhas? Saibam também aqui o que fazer quando o vosso voo se atrasa ou é cancelado, já que existem indemnizações que podem ser pedidas. Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

6 comentários
  1. restlessjo
    restlessjo says:

    I would love to visit the Azores some day. 🙂 We have a home in the Algarve and when we finally get to retire there I will be looking for a Ryanair flight to the islands. Thank you for your suggestions.

    Responder
  2. Anónimo
    Anónimo says:

    desculpa retificar a tua lenda mas quem tinha olhos azuis era a princesa podes pequisar pela lenda prra confirmares …de resto obrigada pela explicaçao

    Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.