A pouco mais de uma hora de Lisboa, as Serras d'Aire e Candeeiros costuma ser um destino esquecido. Ali perto, ha patrimonio historico importante, como o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Alcobaca, e uma costa selvagem com areais extensos, de Peniche a Nazare. Num fim-de-semana de inicio de outono, coloquei de lado os pontos mais visitados e decidi ir em busca de uma regiao menos conhecida, alem da superficie e no coracao do Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros.

serras de aires e candeeiros

Composto pela Serra dos Candeeiros, pela Serra de Aire e pelo Planalto de Santo Antonio, o parque natural trata-se do mais importante repositorio de formacoes calcarias existente em Portugal. Terra de morcegos (por aqui encontram-se 18 especies) e de grutas (Grutas de Mira de Aire, Algar do Pena, Gruta de Alvados, Grutas de Santo Antonio), esta e decerto uma regiao onde temos de descer ao mundo subterraneo. Vamos visitar as serras d’Aire e Candeeiros?

A serra sobre rodas e a pe

Na aproximacao as Serras d'Aire e Candeeiros, subimos ao Miradouro da Fornea, junto a Porto de Mos (e onde podemos tambem encontrar a Cascata da Fornea). Daqui, vislumbra-se a paisagem urbanizada, e conseguimos admirar o pasto seco de inicio de outono, tal como as escarpas e afloramentos que caraterizam este parque natural. O interior portugues fica tao perto de Lisboa. As casas vao ficando cada vez mais esparsas e somam-se os terrenos de cultivo, as oliveiras, os carvalhos e as azinheiras.

serras daire e candeeiros

Para me imiscuir mais na serra, deixei o carro de lado e fui pelo meu proprio pe. Ali perto ha o antigo caminho de ferro mineiro do Lena que me lanca no Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros. A ecopista da Corredoura (PR7) e um percurso pedestre de 12 quilometros circular, 7 dos quais sao feitos pela antiga linha ferrea desativada em 1950. Com vista para as montanhas, este e um trilho sem declives acentuados e com um piso regular de terra batida, indicado para miudos e graudos.

Pode ser iniciado no Lugar da Bezerra, junto as antigas minas de carvao e desce depois a montanha ate Figueiredo. Na parte que atravessa a antiga linha ferroviaria ha varios pontos de descanso, parques de merendas, e, inclusivamente, iluminacao ao longo do trilho. Depois, o percurso desce ate um vale onde encontramos varios terrenos agricolas que nos levam a um bosque e a parte mais selvagem do caminho. Na parte mais alta do percurso ha ainda tres moinhos de vento.

serras de aires e candeeiros

Das grutas ao esconderijo do urso

Para conhecer bem a serra, temos de ir alem da superficie, mas nao precisamos de ir muito longe. Contam-nos a lenda de um homem muito rico que foi assaltado por um bando de rufias. Na sua tentativa de fuga, o homem acabou por cair para um algar, levando consigo a bolsa de moedas que lhe estavam a tentar roubar. O dinheiro ficou perdido para sempre, mas ainda hoje o local e conhecido por Algar da Moeda.

Esta e a tradicao, mas diz-nos a historia oficial que as Grutas da Moeda foram descobertas em 1971. Ate entao, sabia-se que existia um grande buraco naquela zona, mas este era apenas utilizado para enterrar animais de grande porte. Foi apenas nos anos 70 do seculo passado que a gruta comecou a ser limpa e explorada, para depois ser aberta ao publico.

serras de aires e candeeiros

Composta principalmente por calcites, que formam as estalactites, as grutas atingem os 45 metros de profundidade. Ao caminhar por estas profundezas consigo compreender um pouco melhor a historia natural da serra. Nas paredes conseguimos distinguir os fosseis que imortalizaram a vida que existiu em epocas remotas, e o teto e marcado pelos rios subterraneos que aqui passaram, mas que agora se encontram a centenas de metros de profundidade. A brotar do chao as estalagmites dizem-nos que dentro de 5.000 anos o cenario sera completamente diferente e marcado pelas colunas que se erguem.

Saindo das Grutas da Moeda, continuamos em busca de locais recônditos. Ali ao lado, encontramos a Pia do Urso, uma pequena aldeia reconstruida como ecoparque sensorial. Os motores dos carros apenas se escutam ao longe e por tras das casas de pedra encontramos um percurso pedestre sensorial, que passa por varias estacoes ludicas e interativas que os mais pequenos vao adorar. Ha moinhos de agua, pontes de madeira, pequenas estacoes ludicas, um parque de merendas e uma replica da antiga pia do urso.

Em busca dosdinossaurios

Foi quando se iniciava a exploracao da Pedreira da Galinha em 1994, que se descobriu um grande registo fossil do periodo Jurassico: pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra, os dinossaurios sauropodes.

serras de aires e candeeiros

Os sauropodes eram grandes animais quadrupedes, de cabeca pequena, herbivoros e de cauda e pescoco compridos. Durante o periodo Jurassico o clima era mais quente e existiam aqui extensas massas de agua pouco profundas. A vida era abundante e o clima tropical, quente e humido, onde proliferavam densas florestas. Ao deslocarem-se, estes animais deixaram as suas pegadas na lama que, depois de seca, foi soterrada transformando-se em rocha ao longo dos seculos.

Conservadas ao longo de 175 milhoes de anos, o Monumento Natural das Pegadas de Dinossaurios mostra 20 trilhos destes seres, dois dos quais com mais de 140 metros de comprimento.

Antes de entrarmos no campo empedrado e nos aventurarmos a descobrir as marcas dos animais, somos convidados a ver um filme que explica a descoberta destes fosseis e a sua conservacao. Depois, podemos explorar as impressoes deixadas pelas extremidades dos membros posteriores e anteriores dos dinossaurios.

serras de aires e candeeiros

O mergulho de despedida na nascente do Alviela

Ja em jeito de despedida da serra, vamos aos Olhos d'Agua do Alviela, onde se encontra uma praia fluvial, requalificada em 2016 e muito popular entre a populacao local. Chegamos ao final do dia, e ainda estava repleta de jovens e de energia.

serras daire e candeeiros

Por aqui, alem dos mergulhos, existem varias atividades, ja que este e um local de grande importancia geologica: mais uma vez, nesta serra ha muito alem do que esta a superficie.

O Centro de Ciencia Viva do Alviela oferece-nos uma explicacao da fauna e flora em redor, mas e atraves do pequeno trilho que conseguimos compreender a singularidade do local. Subimos por uma escadaria ate ao miradouro da nascente do rio Alviela, a Gruta da Lapa da Canada e o sumidouro da ribeira dos Amiais (onde a agua desaparece da superficie). Este percurso permite-nos compreender que a agua que aqui nasce vai muito alem da que vemos na praia fluvial, ja que existem muitas cavidades subterraneas, por onde a agua se refugia para ficar armazenada debaixo da terra ao longo de quilometros. O aquifero que aqui existe e um dos maiores da Peninsula Iberica e ja chegou a abastecer a populacao de Lisboa atraves de um aqueduto.

Onde ficar nas Serras d'Aire e Candeeiros - Alojamento

Fiquei alojada no Luz Charming Houses, um hotel de charme boho que traz o melhor de dois mundos: o sossego e o contacto com a natureza de uma quinta, e o conforto e qualidade de um hotel com os melhores padroes. Assumidamente serrana e rural, entramos na propriedade por entre caminhos ladeados de oliveiras e azinheiras e somos recebidos por um cha quente, um biscoito e pelas boas-vindas de um papagaio.

serras de aires e candeeiros

Com quartos-casas confortaveis imiscuidos na propriedade rural, um caminho empedrado leva-nos a piscina. Mesmo ali ao lado, ha um pequeno quiosque, uma capela e a casa dos animais que nos fazem parecer que estamos numa pequena aldeia. Tudo convida a repouso.

Visitar as Serras daire e candeeiros

O pequeno-almoco e composto por produtos maioritariamente locais como queijada, doce caseiro, sumo de laranja, pao quente, broa e diversos tipos de bolos. O jantar segue a mesma linha, com opcoes focadas numa alimentacao saudavel e muitas escolhas vegetarianas – algo que esta em linha com uma das minhas resolucoes para 2020.

Precos e reservas: um quarto duplo no Luz Charming Houses custa a partir de 120 euros, com pequeno-almoco incluido. Podera reservar aqui.

Onde comer nas Serras d'Aire e Candeeiros - Restaurantes

– Restaurante Tia Alice

Visitar as serras d’Aire e Candeeiros e tambem comer bem. Aliando o tradicional ao requinte, o restaurante Tia Alice tem uma ementa completa com os melhores petiscos da regiao. Comecamos pelo queijo da serra com pao cozido no forno a lenha. Para prato principal, a escolha foi o arroz de pato. A sobremesa foi um leite creme queimado, uma especialidade da casa.

Precos e reservas: no restaurante Tia Alice o preco medio da refeicao completa e de 25��. O espaco tem duas salas interiores e nao tem espaco exterior. Caso queiram tentar reservar facam-no atraves do numero: +351 249 531 737. Serve ao almoco e ao jantar. O espaco encerra ao domingo a noite e a segunda-feira.

– Restaurante OCrispim

Num ambiente de adega tipica, o restaurante O Crispim serve do melhor que a comida tradicional portuguesa tem para oferecer. Optamos por um robalo de mar grelhado com migas de grelos, uma especialidade do Oeste e um favorito meu.

serras de aires e candeeiros

Precos e reservas: no restaurante O Crispim o preco medio da refeicao completa e de 20��. O espaco tem duas salas interiores e uma esplanada no exterior. Caso queiram tentar reservar facam-no atraves do numero: +351 249 532 781. Serve ao almoco e ao jantar. O espaco encerra a segunda-feira a noite e a terca-feira.

Viajei a convite da Rede iNature, uma plataforma para a valorizacao do Turismo de Natureza em 12 areas classificadas da Regiao Centro de Portugal, das quais o Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), atraves do Programa Operacional Regional do Centro - CENTRO 2020, Portugal 2020 e Uniao Europeia, via PROVERE. Gostaram do artigo sobre visitar a Serra d’Aire e Candeeiros? Sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram e leiam mais artigos em Portugal.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.