,

O que fazer em Tavira – 13 locais a não perder!

O sotavento algarvio guarda as praias e povoações mais calmas da região. Por aqui, podemos encontrar grandes areais, vilas pitorescas e praias acessíveis apenas de barco. Dentro desta zona oriental do Algarve, Tavira destaca-se por ser uma cidade pequena, mas com uma longa história, um centro bem preservado e muita coisa para ver. Banhada pelo rio Gilão, encontra-se em plena Ria FormosaPara vos ajudar a descobrir o que fazer em Tavira, elegi 13 locais a não perder. Ora vejam…

O que fazer em Tavira: 13 locais

1 – Ponte Romana de Tavira

A ponte romana é talvez o símbolo mais reconhecível da cidade e o primeiro ponto do que o que fazer em Tavira. Situada mesmo no centro da cidade, une as duas margens do rio Gilão e é de passagem obrigatória para qualquer visitante da cidade. Diz-se que neste local existia uma ponte romana do século III que foi posteriormente reconstruída no período medieval. Com várias alterações ao longo dos séculos, o aspecto atual data do século XVII. A partir de 1989 passou a ser uma ponte apenas pedonal.

O que fazer em Tavira

2 – Castelo de Tavira

As muralhas do castelo de Tavira têm uma longa história, anterior à Reconquista Cristã. No reinado de D. Dinis o castelo de origem moura foi restaurado, tendo sido erigida a Torre de Menagem. Hoje, pode subir-se às muralhas do antigo castelo para apreciar a vista da cidade, do rio Gilão e das salinas, ao longe. No interior da praça de armas há também um pequeno jardim. O acesso ao castelo é gratuito e está aberto até às 19h30 no verão e 17h00 no inverno.

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

3 – Torre de Tavira

No antigo reservatório de água de Tavira funciona agora a Torre de Tavira. Apesar de o edifício ter muito pouco interesse do lado de fora, dentro dele encontramos um magnífico mecanismo de Camara Obscura. Através deste efeito ótico podemos ter uma panorâmica de 360 graus sobre a cidade. É uma ótima alternativa (ou complemento) ao Castelo de Tavira, principalmente para quem tenha crianças, já que a visita é muito didática. As visitas à Torre funcionam até às 18h00 de outubro a abril e até às 20h00 de maio a setembro. A visita demora cerca de 30 minutos e custa 4 euros.

O que fazer em Tavira

4 – Igrejas de Tavira

Com uma longa tradição católica de cidade roubada aos mouros, Tavira é uma cidade de muitas igrejas: são mais de 30! Apesar de não ter encontrado nenhuma delas aberta durante a tarde, é um belo passeio tentar descobri-las e apreciar as fachadas. Destacam-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, com o seu relógio caraterístico, e a Igreja da Misericórdia, logo depois da escadaria e da Porta Dom Manuel.

o que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

5 – Mercado da Ribeira e Jardim do Coreto

Junto à Ponte Romana e à Praça da República, inicia-se o Jardim no Coreto. Este é um espaço que no verão ganha uma nova vida com um pequeno mercado de produtos regionais. Andei por lá e encontrei água ardente de medronho e pimentos. Ao fundo do Jardim, fica o Mercado da Ribeira. Datado do século XIX, está hoje renovado e com restaurantes e lojas que vale a pena visitar.

o que fazer em tavira

o que fazer em tavira

6 – Casa de Fotografia Andrade

Construído ao longo de 3 gerações de fotógrafos, o estúdio de fotografia dos Andrade registou momentos do quotidiano algarvio durante todo o século XX, assistindo aos momentos históricos e às evoluções sociais da população. Em breve, todo esse espólio – que recua a 1900 – será exposto na Casa de Fotografia Andrade, juntamente com todo o material fotográfico: câmaras, ampliadores, guilhotinas, entre outros. A data da inauguração ainda está por definir, mas fica a nota porque este é um museu de grande interesse para quem quer ver (e percorrer) a história social da cidade nos últimos 120 anos. Curiosos? Comecem por ler este artigo do Público.

7 – Praia da Ilha de Tavira

O que fazer em Tavira no verão? Praia, muita praia, claro! A ilha de Tavira é a praia mais perto da cidade e também a mais concorrida. Com instalações balneares, um grande areal e águas calmas é um dos destinos predilectos dos visitantes da cidade. Existem duas formas de chegar à praia da Ilha de Tavira. Do centro da cidade, junto ao Mercado da Ribeira, sai um dos ferrys que demora cerca de 20 minutos a chegar à ilha. Em Quatro Águas, junto à foz do rio Gilão, sai o outro ferry que demora 10 minutos a chegar à ilha. Os horários são atualizados periodicamente e podem ser consultados aqui.

Para aqueles que queiram aproveitar durante mais tempo a ilha de Tavira, o Parque de Campismo é a única opção de alojamento. Têm espaço para tendas e bungalows e a ilha tem também um pequeno supermercado para os campistas, tal como alguns restaurantes e bares.

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

8 – Santa Luzia (e a praia da Terra Estreita)

A 3km do centro de Tavira para oeste, fica a aldeia de pescadores de Santa Luzia. Conhecida por ser a capital do polvo, tem um passeio pedonal junto à ria, onde podemos ver os barcos dos pescadores a atracar. No verão, Santa Luzia é animada pelas Festas dos Pescadores, muito ao estilo de feira popular portuguesa. E é também daqui que partem os ferrys para aquela que é talvez a praia mais calma do município de Tavira: a praia da Terra Estreita (pertence ainda à ilha de Tavira). Vejam aqui os horários dos ferrys.

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

9 – Praia do Barril

A Praia do Barril fica logo a seguir a Santa Luzia e fica também na ilha de Tavira. É acessível através de uma ponte pedonal em Pedras d’el Rei. Depois de atravessar a ponte, existe um pequeno comboio tradicional que faz a travessia de 1km até à praia (3 euros, ida e volta). Além do extenso areal e da água turquesa, a praia detém um Cemitério de Âncoras. Colocados aqui nos anos 1960, são um símbolo do declínio da pesca do atum, que já não é feito nas águas algarvias.  

10 – Praia de Cabanas de Tavira

Localizada a 6km do centro de Tavira, a praia de Cabanas de Tavira é outra das praias preferidas dos banhistas. Para aceder à praia, basta fazer uma curta travessia de barco a partir da povoação de pescadores. A travessia é feita em muito pouco tempo (2 minutos) e sempre que as pequenas embarcações enchem, portanto nem sequer há horário. É chegar e entrar no primeiro barco que apareça.

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

11 – Salinas de Tavira

As salinas de Tavira ficam em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Este é um passeio bonito de se fazer, principalmente ao final do dia, com as cores do pôr-do-sol. Entre os montes brancos de flor de sal, há pernas-longas, flamingos e outras aves.

O que fazer em Tavira

12 – Forte de Santo António de Tavira

Também conhecido por Forte do Rato, fica localizado na foz do rio Gilão. Construído no século XVI por D. Sebastião, esteve ativo até 1840. Hoje, as ruínas podem ser visitadas e dão uma ótima vista para a Ria Formosa.

13 – Pego do Inferno

Nem só de água salgada se faz o Algarve. Nas imediações de Tavira, há uma pequena cascata que forma um pego de água doce, muito popular no verão.

O Pego do Inferno esteve com instalações oficialmente abertas ao público até 2012, altura em que um fogo queimou a área. Depois disso, o pego esteve algum tempo inativo, mas hoje já voltou ao seu antigo esplendor natural. A Câmara Municipal de Tavira quer agora re-naturalizar o espaço, devolvendo-o à natureza, e, portanto já não existe qualquer sinalização nem escadaria de acesso. Contudo, para os mais aventureiros é uma ótima opção para o que fazer em Tavira.

Tenham em atenção que, por não se tratar de um espaço balnear aberto ao público, não existe qualquer manutenção ou recolha de lixo. Portanto, tratem de trazer todo o lixo que levam e em deixar o espaço tal e qual como o encontraram!

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira

O que fazer em Tavira – Dicas Práticas

– Como chegar a Tavira

Tavira pode ser alcançada, quer de carro, quer de transportes públicos. Ao contrário de muitos outros locais no Algarve, é um destino de fácil acesso de transportes públicos, quer seja de comboio (CP – Comboios de Portugal), quer seja de autocarro (Rede de Expressos). Se ficar alojado na cidade, poderá visitar a maioria do pontos de interesse sem necessitar de automóvel.

– Onde ficar em Tavira

Em relação a alojamento, a Pousada da Juventude de Tavira é uma opção muito em conta. Fica no centro da cidade, as instalações são recentes e limpas e é servido um pequeno almoço simples. Existem quartos duplos e camas em camaratas, e o melhor é reservar com bastante antecedência. Existem outras opções de alojamento que oferecem mais conforto, como o Vila Galé Tavira e a Pousado do Grupo Pestana. Para outros alojamentos, pesquise na página de Tavira do Booking.com, o website que costumo utilizar para realizar as minhas reservas.

– O que comer em Tavira

Um roteiro de o que fazer em Tavira não fica completo sem algumas dicas gastronómicas da cidade. Como grande parte das povoações algarvias, Tavira é conhecida pelo bom peixe e bom marisco e existem muitas opções para degustar o que de melhor o Algarve tem.

No regresso a casa, não se esqueçam também de trazer um bocadinho da região: a flor de sal, os folhados de Tavira, os doces feitos à base de amêndoa e alfarroba, e a água ardente de medronho são algumas das especialidades.

São 13 locais para vos ajudar a decidir o que fazer em Tavira, mas poderiam ser mais. Têm mais dicas? Deixem nos comentários. A Câmara Municipal de Tavira disponibiliza também audioguias da cidade. Poderão fazer download aqui dos ficheiros audio e guardá-los no vosso smartphone para os utilizarem ao longo da viagem.

Se gostaram do artigo, acompanhem o Contramapa no FacebookTwitter e Instagram. Leiam também o artigo sobre as 10 das melhores praias da Costa Vicentina.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

13 comentários
  1. Patricia Brito Câmara
    Patricia Brito Câmara says:

    Fantástico Diana! Como sempre! Já conheço Tavira e tento voltar sempre que visito o Algarve! E para comer não posso perder o Restaurante Primo dos Caracóis! Uma tasca nos arredores de Tavira à beira da EN125 onde tudo é deliciosooo!

    Responder
  2. Vitor Bandeira
    Vitor Bandeira says:

    Muito legal o seu artigo. Saiba muito pouco a respeito dessa cidade e fiquei com muita vontade de conhece-lá. Ótimo texto! Parabéns!

    Responder
  3. Juliana Moreti
    Juliana Moreti says:

    Muito bom este teu post, mas amei tuas fotografias, principalmente a da torre do relògio entre as pedras.
    Primeira vez que ouço falar desta cidade e fiquei bastante curiosa com o efeito da camara obscura na Torre de Tavira.

    Responder
  4. Viviane Carneiro
    Viviane Carneiro says:

    Nossa… preciso conhecer Portugal urgentemente! Só tem lugar lindo! Quero colocar Algarve e Tavira no meu roteiro. As fotos estão lindas! Amei!

    Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.