,

Roteiro na Irlanda: para 7 ou 10 dias

Em março de 2015 embarquei numa viagem de 7 dias pela Irlanda. O objetivo principal foi celebrar o St. Patrick’s a 17 de Março, mas a viagem à Irlanda foi muito mais do que isso. Descobri um país lindo e que superou em muito as minhas expectativas: em termos de hospitalidade e beleza natural, principalmente. Para vos ajudar a planear, deixo-vos aqui o meu Roteiro na Irlanda para 7 dias, caso estejam a planear uma viagem semelhante.

Como costumo fazer, planeei tudo em detalhe para aproveitar ao máximo. Foi uma viagem intensa (sem muito tempo para respirar) em que visitei não só a capital do país – Dublin – como parte do sul da ilha. Aluguei um carro, e pela primeira vez, conduzi no lado esquerdo da estrada. MEDO! Além deste roteiro na Irlanda, preparei um ficheiro excel, com locais, alojamento, transportes, atrações e custos Portanto, se precisarem, é só enviar-me um e-mail.

Para quem goste de viajar com calma, este roteiro de 7 dias na Irlanda pode ser transformado em 10 dias.

roteiro na irlanda

O “Lago Guinness” nas Wicklow Mountains

Roteiro na Irlanda – 7 dias!

Dia 1 e 2: Dublin

Dublin é a capital da República da Irlanda e a sua maior cidade. Tem cerca de 500 mil habitantes, o que significa que não é uma cidade muito grande. Contudo, tem uma longa história e muita coisa para ver, além das festas do dia de St. Patrick’s. Há o Trinity College (onde se encontra o Book of Kells), a catedral de St. Patrick’s, o castelo de Dublin (com a biblioteca de Chester Beatty), a fábrica-museu da Guinness e vários outros museus.

Para alojamento, procurem aqui.

Dia 3: Wicklow Mountains 

A menos de uma hora de Dublin, encontram-se as belas montanhas de Wicklow. Além da beleza natural, existe muita história nestas montanhas habitadas há milénios. As ruínas do mosteiro de Glendalough, erigido no século VI, são de visita obrigatória, mas existem outros pontos: Lough Tay, Avoca e Sally Gap.

Dia 4: Kilkenny e Rock of Cashel

Kilkenny é uma pequena cidade irlandesa com uma longa história. De visita obrigatória, há o castelo de Kilkenny, a catedral de St. Canice e a catedral de St. Mary. A cidade tem também muitas lojas de artesanato que vale a pena visitar e jardins.

A 50 minutos de carro de Kilkenny, há o Rock of Cashel. Apesar de as ruínas do castelo datarem do século XII, diz-se que a história deste local é muito mais antiga: foi neste local que o patrono dos irlandeses, St. Patrick, baniu Satanás e que converteu o Rei de Munster ao catolicismo.

Dia 5: Cork, Kinsale e Killarney

A “cidade rebelde” de Cork é uma das maiores na Irlanda e é a cidade rival de Dublin. Há o English Market, a catedral de St. Fin Barre e a Cork City Gaol (prisão do século XIX).

A pequena cidade costeira de Kinsale fica a 30 minutos de carro. Muito visitada no verão, a cidade piscatória tem alguns monumentos para ver (como o Fort Charles, o James Fort e o Castelo de Desmond), mas o que é mesmo importante é aproveitar os pequenos cafés  e lojas do centro histórico e as suas cores coloridas.

A uma hora e meia de carro fica o parque nacional de Killarney. Aqui a beleza inunda-nos as vistas: desde os lagos (Lough Leane, Muckross Lake e Upper Lake), aos bosques, pântanos e rios.

Dia 6: Ring of Kerry, Miltown Malbay

O Ring of Kerry é um percurso circular cénico de 179km, onde se pode apreciar a beleza costeira da Irlanda. Parte do percurso está dentro do parque nacional de Killarney. Vale a pena fazer com calma e ir parando nos vários pontos de interesse: Muckross House, Staigue Stone Fort, Derrynane House, Ross Castle, Ladies View, Gap of Dunloe, Kerry Woollen Mills e Rossbeigh Beach.

A duas hora e meia de carro do Ring of Kerry, fica a vila de Miltown Malbay. Escolhemos esta pequena vila por se afastar do circuito turístico. É conhecida pela música tradicional irlandesa e num dos muitos pubs vão encontrar música ao vivo, para um final de dia em grande!

Dia 7: Cliffs of Moher, Galway e Connemara

Os famosos penhascos Cliffs of Moher erguem-se até 214 metros de altitude do mar. Podemos fazer o percurso junto ao mar, apreciando a beleza única da violência do oceano Atlântico contra as rochas.

A uma hora e meia fica a cidade de Galway, conhecida como o centro cultural do país, com muitos festivais e eventos ao longo do ano. É também uma cidade universitária, com muitos estudantes. Aqui, há que visitar o castelo de Lynch, o castelo de Menlo e o canal Eglinton e o histórico bairro de Claddagh.

A cerca de uma hora de Galway, fica o parque nacional de Connemara. As montanhas, pradarias, lagos e charnecas vão vos encher as medidas e deixar aquela vontade de voltarem rápido à Irlanda.

Ajudei-vos a planear a vossa próxima viagem com o roteiro na Irlanda para 7 ou 10 dias? Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter. Têm outras dicas ou dúvidas? Deixem nos comentários ou escrevam para geral@contramapa.com

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

26 comentários
  1. Filipe Morato Gomes
    Filipe Morato Gomes says:

    Ora aqui está um país para o qual já estive de bilhete comprado mas acabei por nunca visitar (aquelas coisas que não se explicam – a minha filha tinha poucos meses e eu, já de mochila à porta de casa, não consegui ir). Faz portanto 10 anos que estou a dever a mim mesmo essa viagem! Obrigado pela partilha, beijinhos.

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Um país onde tu nunca foste? Que raridade! 😛 Mas estás mesmo a dever essa viagem. Aqui tão perto, e, fora Dublin, um país ainda não atacado por turistas e com muitas belezas naturais. Ótimo para ir em família e explorar o país!
      Bjos

      Responder
  2. Ester
    Ester says:

    Adorei ler o teu roteiro! Estive recentemente na Irlanda, mas (para minha infelicidade) apenas tive alguns dias no país que deram para visitar Dublin, os Cliffs of Moher e Galway. Soube a pouco, muito pouco! Acho que quero numa próxima viagem visitar basicamente tudo o que incluiste nesta lista!

    Responder
  3. Catarina Gralha
    Catarina Gralha says:

    Não sei muito bem quando irei à Irlanda (tenho outros países à frente), mas sem dúvida que quero ir: as suas paisagens naturais devem ser encantadoras! Eu prefiro viajar mais devagar, mas depende sempre do tempo que se tem disponível, não é? Por mim, até ficaria um mês inteiro pela Irlanda, mas temos de ser realistas. Assim, os 10 dias parecem-me bem! Obrigada pela partilha 😉

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Se fosse a ti, subia a Irlanda na lista de prioridades, hehe 😛
      9 ou 10 dias é o ideal.. nós fizemos em 7 e senti que foi um bocado a correr!

      Responder
  4. Francklin
    Francklin says:

    Ótimo roteiro. Quando estive lá também fui ao Blarney Castle http://www.blarneycastle.ie, que fica próximo a Cork e tem a lenda de beijar uma pedra específica lá para ganhar o dom da eloquência (além de ser um lindo castelo, obviamente). Quanto a Galway, gostaria apenas de mencionar a região de bares e pubs chamada The Quays. Imperdível! No mais, parabéns, o roteiro está muito bom!

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Olá João. Tens algumas decisões difíceis a tomar, então.
      Com 5 dias, se fores como eu que prefere o campo à cidade, eu faria este plano:
      Dia 1: Dublin
      Dia 2: Wicklow Mountains
      Dia 3: Kilkenny e Rock of Cashel
      Dia 4: Killarney e Ring of Kerry
      Dia 5: Cliffs of Moher (e regresso a Dublin)

      Espero que ajude. 🙂

      Responder
  5. Vanessa
    Vanessa says:

    Olá! Vou com o meu namorado em Setembro à Irlanda, e adoramos a parte da natureza. Vamos 6 dias. O que nos aconselhas? E já agora, o tempo lá, como é? Beijinhos!

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      O que aconselho mesmo é o plano acima. 🙂
      Se tens apenas 6 dias, eu retiraria do plano: Galway, Connemara, Miltown Malbay e Kinsale.
      O tempo lá depende muito, claro. Há muita chuva e frio. Eu no inverno tive muita sorte e em 1 semana só apanhei 1 dia mais nublado. Mas foi mesmo sorte!
      Enviei-te o plano para o e-mail. Não é detalhado, mas pode ser que ajude 🙂

      Responder
  6. Carol
    Carol says:

    Olá! Eu e meu namorado estamos planejando ir o ano que vem!
    Amei o roteiro que vc compartilhou! Tenho algumas perguntas:
    1) Nas cidades que vc passou um dia, vcs normalmente dormiam na cidade e no dia seguinte partiam para o proximo destino?
    2) Fizeram tudo de carro? acha que é o melhor jeito mesmo?
    3) pode me passer o arquivo de excel?

    Muito Obrigada!!

    Responder
  7. Sonia Delgado
    Sonia Delgado says:

    Ola
    Estou a planear fazer uma viagem pela Irlanda no próximo ano, e planeio levar os meus 2 filhos com 5 e 7 anos. Esta viagem já vem sendo \”sonhada\” à algum tempo, mas estava a pensar alugar uma auto-caravana lá, o que acha da ideia?
    Pode enviar-me o seu ficheiro em Excel, obrigada.
    Cumprimentos

    Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.