Zion National Park no Utah- #15 US

E eis que, depois de quilometros de estrada (ler aqui), chegamos ao Zion National Park pela calda da noite. Tinhamos andado a cata de uma bomba de gasolina em que a torneira de ar de pneus funcionasse para encher o nosso colchao insuflavel, e estavamos estafados. Quando chegamos ao parque de campismo do Zion National Park, so pensavamos em dormir e foi exatamente isso que fizemos. Estendemos o colchao na traseira da nossa SUV, puxamos do saco-cama e dormimos ferrados…

Quando acordamos nem nos lembravamos sequer de onde tinhamos estacionado. Portanto nao estavamos minimamente preparados para o espectaculo que o nascer do sol nos trouxe. Abrimos os olhos e descobrimos que tinhamos vindo dar a um dos melhores segredos dos Estados Unidos!

Zion National Park

Da para notar que este foi o meu parque natural preferido? Ora leiam…

Ora imaginem um vale dourado ladeado de penhascos de tons avermelhados. Com quase 600 quilometros quadrados, o maior dos penhascos (ou canyon, como dizem os americanos) eleva-se a 2.660 metros de altitude.

zion national park 2

Apesar de o parque estar aparentemente cheio de visitantes, estes apenas podem visitar uma parte do parque e o acesso e altamente condicionado. Por exemplo, e obrigatorio ficar num dos alojamentos ou campismos locais e estes esgotam facilmente, sendo preciso reservar com semanas ou ate meses de antecedencia. Dentro do parque, e proibido utilizar viatura propria e existe um autocarro eletrico que percorre o vale, deixando os visitantes em pontos especificos para iniciarem as caminhadas pelo parque.

zion national park

E esta, heim? Quem diria que, com esta organizacao e preocupacao com a preservacao, este parque ficasse no coracao dos Estados Unidos? Eu fiquei altamente impressionada com o funcionamento do parque e com os rangers, que protegem o parque, dao dicas aos visitantes acerca das caminhadas, organizam palestras e atividades, e lancam alertas quando uma tempestade de avizinha. Viria a descobrir mais tarde que este e alias o modelo de funcionamento de todos os parques nacionais dos Estados Unidos, num total de 59 parques geridos pelo National Park Service.

zion national park 8

O melhor disto tudo? E que parece que a natureza esta em plena harmonia com o homem. Ao final do dia, os veados descem a montanha e vem ao vale onde se encontram os campistas, para se alimentarem da erva mais fresca e beberem a agua do rio. E, as vezes, a natureza ate nos faz companhia demais. Como aconteceu no caso em que acordei de manha, e me deparei com uma bela de uma tarantula mesmo a entrada da casa de banho do campismo… Mas, aparentemente, toda a gente vive em paz com isso! Basta ir lavar a loica do pequeno-almoco para outro lado qualquer onde nao haja aranhas mortiferas…

zion national park

zion national park 11

E que dizer das caminhadas propriamente ditas?

A entrada do parque temos o centro de visitantes que disponibiliza a informacao essencial, ate para o caminhante mais inusitado. Ha trilhos para todos os niveis. Desde caminhadas de 1 hora por caminhos direitinhos, a trekkings que levam um dia inteiro a fazer e nos poem a prova a cada minuto… E so escolher o que melhor se adapta ao nosso perfil e esta e a parte que nao e preciso planear previamente, porque os rangers estao la para nos aconselhar. Eles dao-nos mapas pormenorizados para todos os trilhos, e ainda nos explicam como chegar, o que levar e, ate, como estao as condicoes metereologicas no percurso! Preocupem-se apenas com levar calcado e roupa apropriada, uma garrafa de agua e snacks para o caminho.

Nos estivemos no parque durante 2 dias e fizemos cerca de 6 caminhadas (algumas de 1 hora, outras que ocuparam meio dia). Estes foram os dois percursos que mais me marcaram… Claro que foram os mais dificeis, longos e desafiantes. No pain, no gain!

Angel’s Landing – 9kms / 4 horas

O percurso do Angel’s Landing e um dos mais dificeis de concluir. Primeiro, temos de subir durante 2 horas para chegarmos ao topo de um penhasco.

zion national park

E quando pensamos que chegamos ao fim da tortura, eis que o penhasco fica assustadoramente, sim, ASSUSTADORAMENTE, ingreme e estreito. Tanto, que existe uma correia de ferro na qual temos de nos agarrar. E la vamos nos puxando para chegar la acima, rezando para que nao hajam rajadas de vento muito forte.

zion national park 5

E, claro, que quando chegamos a esta parte do percurso, existe uma placa que simpaticamente nos avisa do numero de aventureiros que ja faleceram naquele mesmissimo lugar.

zion national park 7

Fantastico, nao e? Eu, obviamente, nao tive tomates (nem ovarios, nem nada que me valha) para me alistar em tal maluqueira. Sou demasiado desajeitada e prezo muito a minha vida. Restou-me ficar mais de uma hora a espera que o meu mais-que-tudo voltasse para baixo pelo mesmo caminho que subiu, e nao em queda livre. Felizmente, ele tirou algumas fotografias que provam o suicidio colectivo que e subir o Angel’s Landing

The Narrows – 15 kms / 8 horas

No percurso The Narrows, o elemento desafiador e a agua, ja que o caminho consiste basicamente em subir rio acima entre dois penhascos que se vao aproximando, tornando assim o percurso cada vez mais estreito (narrow, em ingles).

zion national park

Aqui, alem de irmos andando dentro do rio contra a corrente com os pes ensopados, vamo-nos sentindo cada vez mais claustrofobicos, com as placas de pedra que se vao aproximando entre nos, e com a profundidade do rio que vai aumentando a medida que o leito fica mais estreito.

zion national park

Neste percurso fizemos batota e decidimos voltar para tras. E que a dado momento, para continuarmos, teriamos de mergulhar e continuar a caminhar rio acima com agua ate ao pescoco. Tinha chegado ao meu limite e, portanto, decidimos voltar para tras pelo mesmo caminho, que e, alias, a unica saida do troco…

zion national park 15

Para mim, o Zion National Park foi uma experiencia incrivel e uma superacao de limites. Mas o parque tem muitos outros percursos com diferentes niveis de dificuldade e apropriados para familias e visitantes com algum tipo de dificuldade motora.Vejam aqui o resumo completo dos percursos do Zion National Park. O parque tem diversos parques de campismo, 1 pequeno hotel, supermercado e restaurante. Para mais informacao, consultem o site oficial do Zion National Park, onde encontram todos os detalhes para planear a vossa visita.

zion national park 14

Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e todos os posts da US Road Trip 2015. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

4 thoughts on “Zion National Park no Utah- #15 US

  1. Essa tarantula! -_- Viram mais alguma? Nenhum dos dois tem medo de aracnideos? Afinal, e uma das fobias mais comuns. De resto, muito bonito mesmo.

    Liked by 1 person

    • Por acaso, nao tenho medo nenhum. Acho que ate me aproximei demasiado para tirar a foto, ela podia ter saltado… enfim. Vimos duas: uma no meio da caminhada, e outra mesmo ao lado de onde estavamos a dormir, ao lado do lavatorio do campismo. Foi lindo sim, o meu parque nacional preferido😀

      Like

Comentarios

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s