Quer seja numa serra remota no norte de Portugal, ou numa praia selvagem junto a orla costeira, Portugal ainda dispoe de varios locais remotos para passar ferias. Por aqui, os sons dos motores dos automoveis e o frenesim citadino extinguem-se e conseguimos ouvir em pleno os sons da natureza. Mesmo que nao exista um hotel por perto, ha sempre muitas opcoes de alojamento em casas de ferias.

1 - Parque Natural de Montesinho

No extremo norte de Tras-os-Montes, na fronteira com Espanha, encontra-se o Parque Natural de Montesinho. Com cerca de 75 mil hectares, tem uma grande biodiversidade, especialmente no que diz respeito ao lobo iberico, aos veados e as corcas. Com quase uma centena de aldeias - entre as quais a muito pitoresca Rio de Onor - existem tambem seis percursos pedestres de Pequena Rota assinalados, que permitem conhecer os locais mais selvagens de Montesinho. Aproveitem para dar um mergulho no rio Macas, visitar a gruta do neolitico de Dine, ir a Vilarinho ver os moinhos de agua ou visitar o passado em Moimenta, onde passava a calcada romana e ha uma ponte medieval. Caso visitem em setembro, aproveitem a brama dos veados.

rio de onor

2 - Parque Natural do Douro Internacional

Nesta regiao as margens escarpadas amuralham o rio Douro, criando ravinas que terminam na agua la em baixo. Muito diferente de Montesinho, por aqui ha amendoeiras, azinheiras, zimbros, sobreirais e carvalhos, que podem ser vistos num dos varios miradouros da regiao - como o da Sapinha, o de Penedo Durao ou o do Puio. Caso estejam pela regiao, nao deixem de visitar Miranda do Douro, berco da lingua mirandesa e dos pauliteiros.

3 - Praia de Moledo

No extremo norte litoral portugues, em Caminha, situa-se a praia de Moledo, com um extenso areal. De aguas frias e clima ventoso, esta e uma alternativa mais selvagem as praias do sul. A praia e rodeada da Mata do Camarido, onde o nevoeiro matinal e bastante comum. Caso passeiem pela aldeia, podem tambem encontrar alguem que vos leve de barco a ilha da Insua onde se localiza um imponente forte.

4 - Serra da Malcata

Criada para se tornar um santuario do lince iberico, a Reserva Natural da Serra da Malcata situa-se na transicao entre a Beira Alta e Beira Baixa, sendo tambem o berco do rio Bazagueda. Com muitos bosques, areas de matagal e lagos, por aqui e muito raro encontrar pegadas humanas (e, ate, estradas alcatroadas). Os mais aventureiros poderao subir a Torre da Vigia, fazendo o percurso pedestre desde a Malcata, junto ao Sabugal. O percurso da Patada da Mula e o Percurso do Sobreiral sao tambem bastante populares.

5 - Parque Natural do Tejo Internacional

Para la de Castelo Branco, encontra-se o Parque Natural do Tejo Internacional, onde se encontram tambem os seus afluentes: o rio Ponsul, o rio Aravil e o rio Erges, que delimita a fronteira com Espanha. Esta e uma das zonas menos povoadas de Portugal, onde reinam os sobreiros, as azinheiras, a urze e o rosmaninho. A queda de agua da ribeira das Varetas e as ruinas dos Alares sao pontos obrigatorios nesta regiao.

6 - Praia da Tocha

Com um enorme areal dourado, que se alonga ate a quase deserta e selvagem praia do Palheirao, a Praia da Tocha e um local menos concorrido que se encontra entre a Figueira da Foz e Aveiro. E conhecida pelos palheiros, construcoes palafiticas de madeira que se encontram espalhadas pela povoacao e pertenciam aos pescadores. Na aldeia reina ainda a boa gastronomia local: a batata assada na areia com bacalhau e a sardinha na telha com batata a murro ou broa de milho.

7 - Praia de Paredes da Vitoria

Localizada no concelho de Alcobaca, a praia de Paredes da Vitoria deve o nome as ruinas dos povoados anteriores, dos quais restam apenas paredes ou muros. E um areal menos concorrido que Sao Martinho do Porto, Nazare ou S. Pedro de Moel, e de grande extensao: ideal para quem aprecia as paisagens selvagens e o clima desafiante do Oeste. O melhor: fica bastante perto da Serra de Aire e Candeeiros para quem quiser conjugar a praia e a montanha.

8 - Serra de Sao Mamede

Numa paisagem improvavel para terras alentejanas, a Serra de Sao Mamede ergue-se logo depois de Portalegre. Marvao e Castelo de Vide sao as povoacoes mais conhecidas, mas existem muitos locais bem mais remotos na serra e muitos percursos pedestres. Eu descobri o Percurso do Contrabando e do Cafe que nos leva ate a fronteira por um trilho bastante selvagem. Para mergulhos, existe a barragem da Apartadura e a cascata do Pego do Inferno.

cascata de pego do inferno serra sao mamede

9 - Parque de Natureza de Noudar

No concelho de Barrancos, encontra-se o Parque de Natureza de Noudar, onde se ergue o belo castelo de mesmo nome, na fronteira com Espanha. Preparem-se para uma experiencia profundamente alentejana e para a reclusao total. Alem de silencio, das longas sestas e das noites estreladas do Alentejo, existem percursos pedestres, como o Percurso da Herdade da Coitadinha, o do Porto Calcado e o da Estrada.

10 - Praia de Melides

E dificil encontrar isolamento nas praias a sul do Tejo, mas Melides e o mais proximo de reclusao que temos nestas paragens. Logo depois da Comporta, esta praia e mais selvagem e menos visitada que a sua irma mais burguesa. Nas imediacoes, existe tambem a Lagoa de Santo Andre, onde existem varios passeios pedestres, e pratica de canoagem e windsurf.

O presente artigo foi escrito em parceria com a Imovirtual, uma plataforma portuguesa de imobiliario, que apresenta solucoes de aluguer de casas e apartamentos de curta duracao, ideias para ferias. Gostaram do artigo sobre locais remotos para passar ferias em Portugal? Sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram. Leiam tambem outros artigos sobre Portugal no Contramapa.

 

 

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.