Bordeus e uma cidade francesa conhecida pelos vinhos que a sua regiao produz. Mas e muito mais do que isso. Patrimonio Mundial da UNESCO, a emblematica capital do Sudoest situada no coracao da Nova Aquitania e uma referencia mundial tambem pela paisagem cultural que oferece e onde sobressai a Catedral de Santo Andre.

Mesmo uma curta estadia na cidade sera suficiente para nos apaixonarmos por Bordeus, a Bela Adormecida. E facil ficar encantado pelos sabores do vinho oriundos de uma terra fertil e da luz quente que banha as melhores colheitas no campo, mas tambem pela cidade, pela sua historia, cultura, arte e arquitetura. Bordeus e uma combinacao perfeita entre campo e cidade, cultura e sabores. Para vos guiar numa viagem na cidade e arredores, deixo-vos alguns locais a visitar em Bordeus.

O que fazer em Bordeus

1 – Palais Rohan

O Palais Rohan fica junto a Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo e do Museu de l'�uvre Notre-Dame, tambem estes pontos de referencia turisticos em Bordeus. Datado de 1784, este palacio tem um triptico de museus imperdiveis: o Museu de Artes Decorativas, o Museu Arqueologico e o Museu de Belas Artes. E o centro das artes na cidade e o primeiro ponto de paragem obrigatoria.

o que fazer em bordeus

2 – Jardin Public

O Jardin Public de Bordeus e um jardim projetado por Jacques Ange Gabriel e renovado em 1856 pelo paisagista Louis-Bernard Fischer. Tem cerca de 11 hectares, belas arvores e um lago no centro. Por falar em centro: fica no meio da cidade e e por isso acessivel e um bom refugio num dia mais acalorado.

3 – Place de la Bourse

A Place de la Bourse e uma praca onde podemos encontrar a Camara de Comercio e o Museu Nacional das Alfandegas. Por ali podemos tambem encontrar a Fonte das Tres Gracas (onde antes da Revolucao Francesa estava a estatua de Luis XV). Mesmo em frente a praca fica o belissimo Miroir d'Eau, o maior espelho de agua do mundo.

4 – Catedral de Santo Andre

A Catedral de Santo Andre, conhecida tambem como Catedral de Bordeus, e um dos varios monumentos religiosos de Bordeus. Data do seculo XI, mas a maior parte do que hoje podemos ver na Catedral de Santo Andre foi construido nos seculos XIII e XIV. Tem uma arquitetura gotica e uma decoracao com estatuas e vitrais unicos. E Patrimonio Mundial da UNESCO e um dos monumentos associados a peregrinacao a Santiago de Compostela. Caso entrem neste espaco religioso, nao deixem de admirar o incrivel orgao, que data de meados do seculo XIX.

o que fazer em bordeus

5 – O Grande Teatro de Bordeus

O Grande Teatro de Bordeus tem 300 anos e e uma referencia no panorama da arquitetura europeia. Inaugurado em 1780, tem dado palco as mais conceituadas obras de opera, bailado e teatro. Com uma fachada neoclassica, o emblematico portico e constituido por 12 colunas que representam as 9 musas e 3 deusas patronas das artes. Alem de ser um espaco grandioso dedicado as artes, o Grande Teatro ja hospedou o parlamento frances por um breve periodo em 1871.

Restaurado em 1991, o edificio e uma das mais antigas estruturas de teatro em madeira da Europa, cujo interior nunca foi queimado ou destruido. E no seu palco que se apresentam, por exemplo, a Orquestra de Bordeus e a Opera Nacional. Planeando bem a viagem, e possivel assistir a um espetaculo neste grande teatro.

o que fazer em bordeus

6 – La Cite Du Vin

Depois da imersao cultural ao visitar Bordeus, podera reservar-se um dia para mergulhar nos vinhos de Bordeus, explorando a regiao fora do centro urbano. Ha varios locais de producao nos arredores de Bordeus que se podem conhecer atraves de visitas guiadas. Caos prefiram nao sair da cidade, poderao visitar em Bordeus a Cite du Vin, onde se conta a historia do vinho no mundo. E, sim, tambem da para provar!

7 – Duna de Pilat

E possivel ir a Bordeus e ir a praia. A uma hora de comboio da cidade fica a Duna de Pilat, uma formacao de areia natural costeira e 60 milhoes de cubicos de areia. Esta duna tem a crista mais alta do continente europeu.

8 – Saint-Emilion

Saint-Emilion fica a 40 km de Bordeus, sendo conhecida pela sua producao de vinhos e pela beleza pitoresca da vila. E um lugar de traco medieval, tambem considerado Patrimonio Mundial pela UNESCO, com varios edificios centenarios a explorar. Nao deixem de visitar a igreja Monolitica, as catacumbas e a casa Les Cordeliers.

Alojamento em Bordeus

Existem varias opcoes de alojamento em Bordeus.

O Eklo Bordeaux Centre Bastide fica bem perto do centro historico e tem quartos duplos a um preco bastante simpatico (a partir de 54 euros). E tambem um otimo local para viajantes independentes, uma vez que tambem disponibiliza dormitorios em estilo capsula, com bastante privacidade. Tem um restaurante, acesso a uma cozinha e um excelente terraco.

O Central Hostel Bordeaux Centre e tambem uma opcao bastante boa, tambem com quartos duplos, individuais e camas em dormitorios. Tem tambem bar, restaurante e terraco, ficando muito perto das principais atracoes turisticas da cidade.

O presente artigo foi escrito em parceria com a France-Voyage.com, um guia de referencia do turismo em Franca, que disponibiliza informacoes praticas e culturais sobre as diferentes regioes do pais. Gostaram do artigo sobre o que fazer em Bordeus? Sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram. Leiam tambem outros artigos sobre Franca no Contramapa.

 

 

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.