Sendo o segundo maior estado dos Estados Unidos em espaço territorial, o Texas tem um vasto número de cidades e é também um dos lugares mais desenvolvidos e importantes do solo estadunidense. Com o segundo maior PIB entre os estados do país, o Texas alia modernidade e riqueza à tradição. Com um papel importante na unificação estadunidense, os texanos sempre tiveram um papel preponderante na cultura norte-americana e, por isso, entre os vários destinos nos EUA, o Texas é um dos mais procurados. Para que conheçam um pouco melhor este estado norte-americano, deixo-vos aqui 6 curiosidades sobre a região.

texas estados unidos

Texas: independência entre 1836 a 1845

No início da década de 1830, os políticos que governavam o Texas estavam insatisfeitos com a liderança mexicana, que tinha controlo sob o estado. O principal ponto de conflito, era a atitude em relação à escravatura, proibida no México, mas que os texanos praticavam informalmente. Depois de algumas tensões, em 1836, o forte de Alamo foi tomado e os texanos declararam-se independentes.

Com a separação do México, foi criada a República do Texas e Sam Houston foi o primeiro presidente. O país, que contava com suas próprias leis e normas, não durou muito tempo: 11 anos depois da independência dos mexicanos, o Texas foi anexado pelos Estados Unidos.

5 outros países já governaram o Texas

Devido à sua localização estratégica, o Texas sempre foi cobiçado por diversos países. Território com uma larga faixa litoral no Golfo do México, uma grande extensão territorial e muitos recursos naturais, o estado foi governado por cinco países antes da anexação aos Estados Unidos.

O Texas foi governado pela França (1684 a 1689), pela Espanha (1690 a 1821), pelo México (1821 a 1836) e pelos Estados Confederados da América (1845 a 1860), depois do curto período da República do Texas. Os Estados Unidos foram então a sexta entidade política a dominar o território.

Estas transições de autonomia dão o nome ao maior parque de diversão do estado do Texas: o chamado Six Flags, localizado na cidade de Arlington.

O Texas é maior do que qualquer país europeu

Se o Texas ainda fosse uma república independente, o país seria o 39º maior do mundo em espaço territorial. Os texanos orgulham-se, por isso, de terem um estado que é maior do que qualquer nação europeia.

O Texas é duas vezes maior do que a Alemanha, que é o sétimo maior país da Europa — depois da Noruega, Suécia, Espanha, França, Ucrânia e Rússia.

O jogo de póquer mais popular do mundo 

O Texas é conhecido como um dos estados mais desportivos do país. Modalidades como basquetebol, futebol americano, beisebol e também o futebol são muito populares entre os residentes – sendo que o futebol americano ocupa a posição cimeira.

O Texas é também o estado do póquer e uma das melhores curiosidades que envolvem os texanos é o facto de que as raízes do póquer moderno foram criadas nesta região.

Foi nesse estado que, no início do século XX, foi criado o Texas Hold’em. Aquela que é considerada a modalidade mais popular do mundo nasceu na pequena cidade de Robstown e rapidamente ganhou popularidade nos Estados Unidos e no mundo.

Há um dialecto alemão falado apenas no Texas

Ao contrário da Espanha e a França, a Alemanha nunca teve domínio sobre o estado do Texas, mas a influência da cultura germânica no povo texano é considerável e ainda hoje desempenha um papel importante.

Os alemães começarem a migração para o Texas ainda no século XIX e estabeleceram-se em diversas regiões do estado, criando enclaves étnicos e dedicando-se à agricultura. Eles fundaram as cidades de Bulverde, New Braunfels e Fredericksburg. Como resultado, foi criado um novo dialecto alemão que ficou conhecido entre os estadunidenses como Texas German.

Hoje, existem mais de 82.000 pessoas no Texas que falam alemão, sendo que a maior comunidade é em Fredericksburg, onde 1.035 pessoas falam o dialecto (12% da população).

Bandeiras irmãs: Texas e Chile

Há muitas similaridades entre a bandeira do Texas e a do Chile. Ambas contam com as mesmas cores e com formatos muito parecidos. A única real diferença é que a bandeira do país sul-americano tem um retângulo menor na estrela, enquanto no caso do Texas o retângulo em que está localizada a estrela é consideravelmente maior.

Com tantas semelhanças, é inevitável perguntar qual das bandeiras surgiu primeiro. A bandeira chilena foi estabelecida originalmente em outubro de 1817. Já a do Texas chegou 22 anos mais tarde, em janeiro de 1839.

O presente artigo foi realizado em parceria com a agência de marketing Vime Digital, que definiu o tema e o conteúdo do mesmo. A revisão técnica foi realizada pelo Contramapa.

 

 

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.