Com cerca de meio milhao de habitantes, Edimburgo e a segunda cidade mais populosa da Escocia, depois de Glasgow. Com uma longa historia, e conhecida por ser a Atenas do norte e alguns escoceses chamam-lhe Embro. Ja tinha escrito o Roteiro de 4 dias em Edimburgo e hoje deixo-vos algumas curiosidades sobre a cidade.

1 – Unicornio: o simbolo da Escocia

Os mais atentos nao vao deixar de reparar mal ponham os pes em Edimburgo na quantidade de unicornios espalhados pela capital escocesa. Encontramo-los no palacio de Holyroodhouse, na universidade de St. Andrews, no castelo, na catedral de St. Giles e um pouco por todo o centro historico.

Este animal mitologico esta associado a Escocia ha seculos e foi utilizado pela primeira vez no brasao de armas de William I, no seculo XII. E um simbolo de pureza e inocencia, mas tambem de masculinidade e poder, representando tambem a luta pela independencia que os escoceses travaram ao longo da historia.

Aquando da unificacao do Reino Unido (quando a Escocia se uniu a Inglaterra), o unicornio passou a fazer parte do brasao de armas do pais, a par do leao, o animal que representa a Inglaterra. O unicornio e ate celebrado num dia especial, ja que a 9 de abril e o dia do unicornio.

roteiro 4 dias em edimburgo

2 – Harry Potter: De Hogwards para Edimburgo

J. K. Rowling viveu em Edimburgo, onde escreveu grande parte da saga do Harry Potter. Em muitos dos cafes e bares do centro historico, J. K. Rowling sentou-se e escreveu sobre a historia do feiticeiro mais conhecido do mundo moderno. Nao e pois de admirar que muitas ruelas, arcadas e edificios nos facam lembrar o mundo magico onde os muggles nao podem entrar.

Ha muitas lojas e souvenirs com alusao a saga de J. K. Rowling, mas a minha curiosidade preferida foi o tumulo de Thomas Riddell, no cemiterio de Greyfriars Kirkyard.

No centro historico podem tambem passar pelo Elephant House, cafe onde J. K. Rowling se sentava para escrever, ou pelas maos da escritora que se encontram na City of Chambers.

3 – Greyfriars Bobby: o cao fiel

O vigilante noturno John Gray morreu em 1858 de tuberculose, mas foi o seu animal de estimacao que nao foi esquecido pela historia. O seu cao passou os 14 anos seguintes junto ao tumulo do dono, em Greyfriars Kirk. Hoje, a porta do cemiterio, ha uma estatua que homenageia a lealdade do cao e ja varios filmes foram inspirados no Greyfriars Bobby, como O Fiel Companheiro (2012), com a Diane Keaton e o Kevin Kline.

roteiro 4 dias edimburgo

4 – As galerias secretas de South Bridge

Ha um submundo em Edimburgo, que se esconde dos olhares mais distraidos. As chamadas Edinburgh Vaults sao 19 galerias subterraneas criadas debaixo da South Bridge no final do seculo XVIII. Durante 30 anos estas caves foram utilizadas como lojas, ateliers, tabernas e armazens, contudo, ao longo dos anos foram-se degradando.

Depois de serem abandonadas, tornaram-se um refugio para os sem-abrigo e um local de crime: havia prostituicao, jogo ilegal, destilarias ilegais e, segundo a lenda, era um local onde os assassinos escondiam os corpos das suas vitimas.

Hoje a lenda junta-se a realidade e ha varios passeios turisticos que levam os visitantes a conhecer esta parte mais obscura da historia da cidade.

5 – O planeamento urbano de New Town

A zona de New Town e uma referencia no planeamento urbano e um mundo a parte do centro historico da cidade. Muito ao estilo do planeamento de Nova Iorque, no seculo XVIII foi desenhado um plano quadrangular num estilo neo-classico com ruas amplas e espacosas. A rua mais famosa desta regiao e a Princes Street, frente ao castelo da cidade.

Alem de ser um desenvolvimento brutal do urbanismo da cidade, a criacao de New Town marca a transicao para os tempos modernos e o abandono da Old Town por parte das familias mais ricas.

6 – Terra de escritores

A heranca literaria da Escocia e tremenda e Edimburgo e o epicentro cultural da regiao. Nao e por acaso que foi considerada a primeira cidade literaria pela UNESCO.

Walter Scott e o autor mais estimado pela cidade, tendo escrito romances classicos como Rob Roy, Ivanhoe e The Abbot. Entre os escritores que viveram na cidade destacam-se Robert Louis Stevenson (que escreveu o classico juvenil Ilha do Tesouro e o gotico O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde), Arthur Conan Doyle (criador do Sherlock Holmes), J. M. Barrie (criador de Peter Pan), Kenneth Grahama (que escreveu o Vento dos Salgueiros e influenciou J. K. Rowling) e, mais recentemente, Irvine Welsh (o criador de Trainspotting).

7 – A morte do amante de Mary

Muitos conhecem a Mary of Scotland (ou Mary Stuart), mas a historia de David Rizzio e menos conhecida. O secretario privado da rainha era muito proximo dela e Lord Darnley, o marido, tornou-se bastante ciumento, ordenando o assassinato de Rizzio.

A 9 de marco de 1566, enquanto Mary e David jantavam no palacio de Holyroodhouse (a sua residencia oficial), um grupo de rebeldes imobilizou a guarda real e assassinou David a frente de Mary. Na altura, a rainha estava gravida de 6 meses (do futuro rei da Escocia e da uniao da Inglaterra e da Escocia) e diz-se que o verdadeiro pai e David Rizzio.

8 – Sede do parlamento escoces

Em 1707, com o Tratato de Uniao, a Escocia deixou de ter poder legislativo autonomo e o Parlamento Escoces encerrou. Foi o inicio da uniao politica entre o reino da Escocia e o reino de Inglaterra, criando-se entao o reino da Gra-Bretanha. Nos 292 anos seguintes a Escocia viria a ser governada a partir de Londres.

Contudo, o referendo de 1997 determinou que os escoceses queriam parte da sua autonomia de volta. Como consequencia, o novo parlamento escoces foi inaugurado em 2004 em Edimburgo. Alvo de muito criticismo e controversia, o edificio teve um custo de 414 milhoes de libras, muito acima do inicialmente orcamentado entre 10 e 40 milhoes.

Leiam tambem o roteiro o Roteiro de 4 dias em Edimburgo. Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter. Tem outras dicas ou duvidas? Deixem nos comentarios.

 

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.