As vezes descobrimos destinos por acaso. Vamos la parar nao sabemos bem porque. Nalguns casos, e pura intuicao. Lemos um paragrafo na internet, vemos uma fotografia e, sem sabermos muito bem a razao, sabemos que queremos la ir parar. Assim foi comigo quando decidi ir ao Delta no Danubio, na Romenia. Ja tinha marcado o voo para este pais, tinha pesquisado algumas coisas sobre Bucareste e sobre a Transilvania, mas quando li sobre o Delta do Danubio, alterei todo o meu roteiro de viagem na Romenia para conseguir estar 3 dias nesta regiao.

Delta do Danubio

A Chegada ao Delta do Danubio

Ainda nem tinhamos saido de Bucareste, e ja nos estavamos a aventurar. Os 300 quilometros de estrada que separam a capital romena de Tulcea podem ser percorridos facilmente em viatura propria, mas os transportes publicos do pais sao mais complicados e requerem uma boa dose de planeamento. Com bilhetes adquiridos de antemao, comecamos a nossa jornada de autocarro no aeroporto de Bucareste (podem adquirir bilhetes na Kirvad ou no agregador Autogari - sao ambos de confianca) e rumamos a este. A medida que nos afastavamos da capital, o solo tornava-se mais arido, a estrada mais estreita e o clima cada vez mais seco.

A meio do dia, chegamos finalmente a Tulcea, uma cidade com pouco mais de 70.000 habitantes. O ponto de entrada para o Delta do Danubio e a capital da regiao do mesmo nome e a maior cidade num raio de quase 100 quilometros. Esta regiao romena apresenta a menor densidade populacional do pais (23 habitantes por km2 ), muito por causa da populacao rural dispersa no Delta do Danubio, cujas aguas ocupam um terco do territorio. Ainda nao tinhamos colocado a vista em cima do segundo rio mais longo da Europa, mas ja sentiamos o isolamento.

Em Tulcea dirigimo-nos a um pequeno porto nos arredores da cidade onde nos esperava uma lancha da Discover Danube Delta. Comecavam agora quatro dias no Delta do Danubio, uma regiao unica na Europa, lar para mais de 320 especies de aves, entre os quais pelicanos, cisnes, gansos e garcas. Ao longo de 4.000km2 , o rio cria dezenas de ilhas onde existem quase 30 aldeias alcancaveis apenas por agua.

roteiro na romenia 9 dias

Depois de duas horas a velocidade maxima e dos primeiros avistamentos da fauna e flora local, chegamos a uma dessas aldeias: Mila 23. Com apenas 400 habitantes, esta ilha sem veiculos motorizados e composta por apenas duas ruas paralelas. Na rua principal, frente ao Danubio, existem 3 supermercados. Olhamos em redor e quem nos recebe sao os pelicanos, claramente em maior numero e melhor adaptados a simbiose entre agua e terra.

delta do danubio

A comuna de Cri�an e constituida por 26% de populacao russa lipovana, e isso e particularmente visivel em Mila 23. Emigrados da Russia no seculo XVIII para fugir ao Czar Pedro I, estabeleceram-se nesta regiao e comecaram a dedicar-se a pesca. As casas de madeira coloridas com varandas orientadas para o rio sao pitorescas, especialmente as azuis que cumprem a tradicao lipovana.

A noite, munida de repelente em doses industriais, subimos a casa comunitaria da aldeia para assistir a um pequeno espectaculo de origem russa.

Delta do Danúbio Romenia

Sulina: a zona franca abandonada no tempo

No dia seguinte, acordamos cedo para comecar a explorar em velocidade de cruzeiro o Delta do Danubio. Navegamos entre os diferentes canais do rio e mergulhamos na natureza da regiao. Dividido em tres bracos (Sulina, Chilia e Gheorghe), parte desta regiao e considerada patrimonio da Humanidade pela UNESCO, apesar de estar em perigo ambiental: nao apenas pela poluicao dos cargueiros que vem do Mar Negro ou do centro da Europa, mas tambem pelas descargas das industrias de exploracao mineira romenas. Contudo, os nossos guias conhecem bem os meandros do rio e levam-nos para zonas intactas onde a pegada humana ainda nao deixou a sua marca.

delta do danúbio

Pela hora de almoco chegamos a Sulina, a povoacao mais a este da Romenia, com cerca de 3.500 habitantes. Antiga zona franca do leste europeu, a vila ja chegou a ter mais do dobro da populacao. Ate a II Guerra Mundial, por aqui entravam as mercadorias vindas do oriente, e esse encontro de nacoes ainda e visivel na arquitetura local.

Pelas ruas da vila encontramos uma igreja ortodoxa grega lado a lado com uma russa, mas e no cemiterio local que as diferencas sao mais acentuadas. Na morte, cada um aos seus, e os credos estao separados: a zona judia e assinalada com a estrela de David, a turca pelos chapeus, a russa pela cruz dupla orientada a ocidente, a ortodoxagrega e romena com a cruz orientada a oriente, a catolica romana, a protestantegermanica e a anglicanobritanica tambem com as suas cruzes distintas.

No estalar da II Guerra Mundial, as comunidades europeias fugiram e a maioria nao regressou. Dada a sua importancia estrategica, Sulina foi ocupada pelos nazis e, depois, pelos russos, o que tambem nos e transmitido por alguns dos edificios sobrios e despidos de raiz sovietica. Sulina, ponto de passagem e encontro de nacoes, tornou-se um testemunho das diferentes nacoes e periodos historicos.

As ruas mostram tambem sinais do declinio da regiao e as marcas do tempo ao longo das decadas. Ha inumeros edificios abandonados. Instala-se uma aura de final do mundo. Para alem de Sulina, estende-se o vasto Mar Negro e o Medio Oriente. Chegamos ao final da Europa.

delta do danúbio

Apesar dos enormes cargueiros industriais que por aqui passam, na ilha o transporte de predileccao e a bicicleta, como em toda a regiao. Ha poucos veiculos motorizados: as distancias nao justificam.

Mais recentemente, depois da queda do regime comunista, a zona comecou pouco a pouco a ressurgir, principalmente devido ao turismo sazonal no verao. Existe uma renovada valorizacao da natureza e daqueles que vem de fora. Sentamo-nos numa esplanada junto do rio e servem-nos um bom peixe. A hospitalidade reina aqui e os mais velhos tem gosto em pousar para uma fotografia.

Mar Negro: Encontro de Aguas

No segundo dia no Delta do Danubio continuamos a explorar as aguas. Os lagos e canais guardam todo os tipo de aves que eu nao sei nomear, mas que os guias e a internet me ajudam. Os pescocos longos das garcas brancas e garcas vermelhas sao dos mais comuns. Os pelicanos e cisnes sao tambem muito comuns e visiveis nos diferentes lagos. Vemos tambem pernilongos e andorinhas-do-mar. Mais raros sao os colhereiros e os ibis.

delta do danúbio

A caminho do canal de Gheorghe, passamos pela floresta de Letea, a reserva natural mais antiga na Romenia e onde a diversidade e ainda maior.

Pela tarde chegamos a um dos pontos onde o Danubio desagua e se encontra com o Mar Negro. E altura para descansar durante algumas horas e mergulhar pela primeira vez nestas aguas, em jeito de despedida desta regiao. Chegamos ao fim da Europa, podemos regressar.

Delta do Danubio – Como planear?

Dado o isolamento da regiao, e praticamente impossivel visitar o Delta do Danubio sem o apoio de uma tour. E necessario um barco para nos movimentarmos de povoacao em povoacao e tambem um guia experiente para nao nos perdermos nos inumeros canais do rio.

Eu fiz a tour com a Discover Danube Delta, que recomendo bastante. Proporcionaram-nos uma experiencia bastante local, ate porque nos eramos os unicos estrangeiros na viagem. Alem de serem guias experientes da fauna e flora, sabiam bastante da historia da regiao e ainda nos proporcionaram boas experiencias gastronomicas. Ficamos num alojamento local em Mila 23 e a matriarca da familia deu-nos a provar polenta, peixe frito e uma pasta de alho que ainda hoje me deixa a salivar. Para outras opcoes de alojamento, vejam em Sulina, onde ha alguma oferta.

Gostaram do artigo? Leiam tambem o roteiro na Romenia para 9 dias? Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter. Tem outras dicas ou duvidas? Deixem nos comentarios.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.