Em junho de 2019 embarquei numa viagem de 9 dias pela Romenia. Descobri um pais por explorar e que superou em muito as minhas expectativas: em termos de hospitalidade, de beleza natural e de patrimonio. Para vos ajudar a planear, deixo-vos aqui o meu Roteiro na Romenia para 9 dias, caso estejam a planear uma viagem semelhante.

roteiro na romenia 9 dias

Foi uma viagem intensa, mas com um ritmo relaxado, em que visitei nao so a capital do pais – Bucareste – como o Delta do Danubio e a regiao da Transilvania. Na primeira parte da viagem utilizei transportes publicos, mas aluguei carro para os ultimos 3 dias na Transilvania. Compensa muito porque e relativamente barato e os transportes la sao escassos e pouco regulares fora das grandes cidades.

roteiro na romenia 9 dias

9 dias de Roteiro na Romenia

Dia 1 e 2: Bucareste

Apesar de ter chegado ja no final do primeiro dia, penso que o ideal sao dois dias na cidade. Bucareste e a capital da Romenia e a sua maior cidade. Tem quase 2 milhoes de habitantes e e a sexta maior cidade da Uniao Europeia. Ha, portanto, muito para descobrir. O Palacio do Parlamento (o segundo maior edificio administrativo do mundo), a Praca da Revolucao, a livraria C�rture�ti Carusel, o Museu do Kitsch, o centro historico e o parque Ci�migiu sao apenas algumas das opcoes.

Para alojamento, procurem aqui.

Dia 3, 4, 5, 6: Delta do Danubio

Ao terceiro dia, rumem a este. Podem ir de carro ou de autocarro (podem comprar de antemao na Kirvad ou no agregador Autogari – sao ambos de confianca) ate Tulcea, onde se apanha o barco para Mila23.

Passem esse dia e os dois seguintes numa tour pelo Delta do Danubio, uma regiao unica na Europa que guarda mais de 320 especies de aves, entre as quais pelicanos, cisnes, fulicas, gansos e garcas. O delta estende-se ao longo de 4.000 km2 criando dezenas de ilhas onde existem quase 30 aldeias alcancaveis apenas de barco. Alem do ecossistema do Danubio e das aldeias, nestes dias podem tambem ir a cidade de Sulina, antiga zona franca e ponto de entrada na Europa, e as praias do Mar Negro. Parece um grande investimento de tempo mas, acreditem, vale cada hora!

Dada a inacessibilidade da zona, recomendo-vos que marquem uma tour. Eu fui com a Discover Danube Delta, que no terceiro dia nos levou de Tulcea e ao sexto dia nos trouxe de regresso. Dali, apanhei o autocarro de volta para Bucareste, onde aluguei carro e rumei a Sinaia, ja na Transilvania.

Leiam aqui o artigo que escrevi sobre o Delta do Danubio.

Dia 7: Transilvania – Pele�, Bran e Viscri

Acordando ja em Sinaia, comecem o dia a conhecer o castelo de Pele�, uma das fortalezas mais impactantes da Transilvania. Depois, a pouco mais de 1 hora de carro, fica o castelo de Bran, popular por ter sido a inspiracao de Bram Stoker para o Dracula. Este segundo nao e tao impactante e belo como Pele�, mas vale a pena, principalmente para quem e fa do imaginario vampirico.

Depois, a 1 hora e 40 minutos, fica Viscri, Patrimonio Mundial da UNESCO por ser uma das aldeias tradicionais romenas mais bem preservadas. Ha muito pouco para fazer, mas vale a pena parar para abrandar o ritmo, conhecer a arquitetura unica da regiao e a igreja fortificada, construida no seculo XI.

Dia 8: Transilvania – Sighi�oara

Num roteiro na Romenia a visita a Sighi�oara nao pode faltar. As casas coloridas, as ruelas de pedra medievais e a torre do relogio mostram-nos aquilo que e o coracao da Transilvania. Ha muito artesanato, esplanadas e restaurantes para agradar ao palato. E nao se esquecam: foi aquique Vlad, O Impalador (a inspiracao que deu origem ao Dracula) nasceu.

Para alojamento, procurem aqui.

Dia 9: Transilvania – Sibiu e Transf�g�r��an

No ultimo dia, passem por Sibiu, outra cidade medieval, a par de Sighi�oara. Por aqui, nao deixem de entrar no castelo de Corvin, que data do seculo XV. Com um estilo gotico, a vertiginosa ponte de acesso e a imagem de marca.

No regresso a Bucareste, escolham vir pela Transf�g�r��an, a estrada de montanha que atravessa os Carpatos de Sibiu a Bascov. Sao 90 quilometros de curvas e contracurvas, improprias para estômagos leves, mas altamente recomendaveis para os sedentos de uma paisagem de tirar o fôlego. Se ainda vos restar tempo, parem na cascata de Balea. Esta estrada esta normalmente fechada de outubro a junho devido a neve.

Ajudei-vos a planear a vossa proxima viagem com o roteiro na Romenia para 9 dias? Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter. Tem outras dicas ou duvidas? Deixem nos comentarios.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.