Uma das partes mais importantes na preparacao das viagens e reservar alojamento na internet. Hoje em dia existem muitas opcoes e muitas formas de pesquisa na internet. Dependendo do orcamento, do tipo de alojamento e das vossas preferencias, a vossa escolha vai ser diferente.

Antes de reservar alojamento na internet

Antes de entrar no acto de reservar alojamento na internet, ha que decidir o tipo de alojamento onde vamos ficar. Nos dias que correm tem surgido muitas opcoes alem da hotelaria tradicional, e tambem novos conceitos, que as vezes nos baralham mais do que ajudam. Ainda para mais, muitos destes novos conceitos tem o nome em ingles e nao existe uma traducao simples.

  • Hoteis (aqui existe mais de uma dezena de designacoes)
  • Hostels / Albergues
  • Guesthouses ou Bed & Breakfast
  • Apartamentos
  • Lodges
  • Casa de Campo / Quinta / Cottage / Chateau / Chatet
  • Homestay
  • Camping / Parques de Campismo
  • Alojamentos Tradicionais

Leiam o artigo completo sobre os tipos de alojamento e suas carateristicas.

Depois da escolha do tipo de alojamento, ha que decidir a tipologia do quarto. Os quartos duplos tem uma cama de casal e os quartos twin tem duas camas de solteiro. As designacoes King, Deluxe, Premium, Superior ou Executivo indicam que a cama e/ ou o quarto sao maiores que o normal. A designacao suite indica que o quarto e amplo e tem, pelo menos, uma zona de sala-de-estar, alem do espaco do quarto. Existem tambem hoteis com oferta de quartostriplos ou mesmo quadruplos. As camaratas ou dormitorios indicam que apenas estamos a alugar uma cama num quarto onde se encontram outros viajantes que nao conhecemos.

Ao pesquisarem o vosso alojamento, tenham atencao, nao so a tipologia de quarto que escolhem, mas tambem ao regime da estadia. SA (so alojamento) e APA (com pequeno-almoco incluido) sao os mais comuns, mas existem tambem regimes MP (meia pensao, com pequeno-almoco e jantar incluidos), PC (pensao completa com pequeno almoco, almoco e jantar) e TI (tudo incluido, o chamado regime da pulseirinha). Eu, por norma, escolho so alojamento ou aproveito alguma promocao de um alojamento com pequeno almoco incluido.

reservar alojamento na internet

Onde reservar alojamento na internet?

Eu prefiro sempre reservar alojamento na internet antes do inicio das minhas viagens. Isto porque normalmente com as reservas feitas com antecedencia, os precos sao mais baixos, principalmente para destinos mais concorridos ou com baixa oferta (como e o caso do Japao). Em segundo lugar, ao reservar antecipadamente, poupo tempo durante a viagem e tenho menos chatices.

E verdade, quando partimos de viagem com tudo reservado, perdemos flexibilidade. Torna-se mais dificil partir mais cedo ou ficar mais um dia em determinado lugar, mas nao e impossivel. E, como costumo planear tudo ao detalhe antes de ir de viagem, nao costumo fazer grandes alteracoes.

Abaixo indico-vos onde podem reservar alojamento na internet com seguranca. Sao as paginas que utilizo para as minhas reservas, dependendo das minhas preferencias.

Para reservar hotel, guesthouses e de tudo um pouco: Booking

O Booking e a pagina que hoje em dia utilizo por norma para as minhas reservas de alojamento na internet. E talvez a solucao de mercado com maior abrangencia de alojamentos, quer seja em termos de territorio, quer seja em termos de tipologia de alojamento. O Booking tem quase tudo.

E o maior agregador de Hoteis (dos mais caros ao mais em conta) que conheco e aquele que oferece os precos mais competitivos. Para alem disso, tem uma grande oferta de guesthouses, apartamentos, casas de campo, hostels e, ate, parques de campismo.

Podem ordenar a vossa pesquisa por preco, relevancia, qualidade, tipo de quarto, entre outros criterios. Quando escolhem um quarto, acedem a pagina do hotel no Booking, que vos informa acerca das condicoes do mesmo e onde podem ver as comentarios de outros hospedes.

A melhor parte do Booking e que na grande maioria das vezes nao e necessario pagar na altura e podemos cancelar a reserva sem quaisquer custos. A pagina apenas nos pede o numero de um Cartao de Credito para confirmacao da reserva, mas nenhum valor e cobrado. Normalmente, o valor da estadia e pago no alojamento, no momento do check-in ou check-out.

Para reservar um Hostel ou Albergues: Hostelworld

Quando comecei a viajar, utilizava apenas a Hostelworld. Este e o maior agregador de hostels, apresentando a informacao de forma muito credivel e intuitiva. Basta pesquisar pela localizacao que surgem os hostels ordenados por preco, com as condicoes que cada um oferece, mapas, precos por cama e as criticas de outros hospedes.

Eu ja fiquei em muitas espeluncas por esse mundo fora, mas foi com a perfeita nocao de que nao queria pagar nem mais um euro para dormir!

Hoje em dia ja nao utilizo esta pagina com tanta frequencia. Em primeiro lugar, ja nao prefiro sempre hostels. Em segundo lugar, grande parte dos hostels ja estao no Booking. E terceiro e mais importante, na Hostelworld e obrigatorio pagar 15% do valor no acto da reserva. Se mudarmos de ideias, ardemos com esse dinheiro… Os restantes 85% sao pagos na altura do check-in no hostel.

reservar alojamento na internet

Para alugar um apartamento ou um quarto: Airbnb

O Airbnb e uma das solucoes de homestay mais populares. Aqui, ficamos em casa de um local, que normalmente aluga um quarto extra. Muitas vezes tambem existe a opcao de ficarmos com a casa ou apartamento so para nos.

Esta pode ser uma solucao bastante mais em conta, principalmente em paises menos desenvolvidos onde os anfitrioes alugam quartos por um preco bastante amigavel. A primeira vez utilizei o Airbnb foi precisamente em Bangkok, em 2013. Fiquei em casa de um casal tailandes amoroso, que tinha um quarto extra.

O Airbnb funciona bem porque tem um sistema de referencias bastante forte. Em primeiro lugar, para nos registarmos na pagina, temos de inserir dados pessoais que sao verificados, tais como: pagina de Facebook, numero de telefone, passaporte ou cartao de cidadao. Depois, apos as estadias, os hospedes e anfitrioes sao convidados fazer uma avaliacao da experiencia, que fica publica para qualquer pessoa que consulte a pagina daquele alojamento. Assim, o Airbnb minimiza os problemas de seguranca que possam existir.

O Airbnb e muito facil de navegar e na pagina de cada alojamento e possivel ler a descricao do espaco, ver as comodidades, consultar as regras da casa e a politica de cancelamento definida, que dependem do anfitriao. Na plataforma ha tambem um sistema que permite trocar mensagens privadas com os anfitrioes para acertar detalhes ou tirar duvidas. O pagamento do alojamento e feito atraves do Airbnb. E cobrado uma taxa entre 5% e 15% aos hospedes.

Caso nunca tenham utilizado o Airbnb, utilizem este codigo ao fazerem a vossa primeira reserva. Vao receber um credito de 35��. Quem e amigo, quem e?

Para alugar uma casa ou um apartamento: Homeaway

A Homeaway e outra solucao de homestay muito popular. E muito semelhante ao Airbnb, mas direcionado apenas para o aluguer apartamentos inteiros ou casas. Se quiserem encontrar um apartamento remodelado e confortavel num centro da cidade ou uma casa de campo com piscina, esta e a solucao.

Tal como o Airbnb, no Homeaway existe um sistema de referencias que garante a seguranca. A pagina e muito facil de navegar e cada alojamento tem a descricao do espaco, numero de quartos e camas e as regras da casa. Tanto a politica de cancelamento, como o esquema de pagamento sao definidos pelo anfitriao, portanto e preciso ler tudo com atencao. Na plataforma ha tambem um sistema que permite trocar mensagens privadas com os anfitrioes para acertar detalhes ou tirar duvidas.

O pagamento do alojamento e feito atraves do HomeAway. E cobrado uma taxa entre 4% e 9% aos hospedes.

Para ficar no sofa de alguem local: Couchsurfing

Esta e outra forma de homestay e nao envolve qualquer tipo de pagamento ao anfitriao. O Couchsurfing e basicamente uma comunidade online – uma especie de rede social – em que os seus utilizadores disponibilizam gratuitamente um um sofa ou uma cama extra. Em troca, apenas esperam que o hospede faca o mesmo no local onde vive, quando terminar as suas ferias.

Utopia? Uma coisa estranha? Mas como e que isso funciona? Bom, ja escrevi dois artigos sobre isso por aqui, portanto consultem: O que e o Couchsurfing: Vantagens e Desvantagens e 10 Dicas para fazer Couchsurfing.

Os varios sites para Camping / Campismo

Nao existe um site de camping agregador como acontece para os hoteis, hostels e homestay, ja que os parques de campismo estao organizados por pais ou regiao. O Booking ja tem uma grande selecao, mas nada muito exaustivo.

Para este tipo de alojamento, o melhor mesmo e procurar por pais ou regiao. Por exemplo, nos Estados Unidos ha a Reserve America que tem uma grande oferta. Em Franca ha o Camping France. Para Portugal ha o Camping Portugal. A nivel europeu, ha o Euro Campings. Ha tambem o Pitchup, com uma grande oferta em Espanha e no Reino Unido. Contudo, das minhas pesquisas, nenhuma destas paginas tem a oferta completa de parques de campismo. E preciso ir mesmo ao Google e procurar por regiao.

Reservar alojamento na internet: mas qual?

Depois de tantas opcoes, provavelmente estao a questiona-se sobre que pagina utilizar. Ora muito bem, a escolha da pagina depende muito do tipo alojamento que escolheram.

Tipicamente, a minha escolha recai sobre o Booking, ja que posso cancelar a reserva gratuitamente praticamente ate ao inicio da viagem. Depois de assegurar algum tipo de alojamento para a viagem, considero outras opcoes. Se estou com um orcamento apertado e me apetece conhecer locais durante a viagem, tento fazer Couchsurfing. Se a minha estadia e longa e quero fazer refeicoes em casa, procuro tambem no Airbnb. Em Portugal, tambem ja utilizei o HomeAway para alugar um casa de campo para um grupo de amigos.

E por ai? Utilizam alguma outra pagina para reservar alojamento na internet?

Cliquem aqui para reservarem o vosso alojamento de forma segura. Leiam tambem o artigo sobre os Poshtels e as Tipologias de Alojamento. Gostaram deste artigo sobre os tipos de alojamento? Sigam tambem a pagina do Contramapa aqui.

 

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

1reply
  1. Catarina Gralha
    Catarina Gralhasays:

    Tivemos um percurso parecido. Quando comecei a viajar mais tambem utilizava muito o HostelWorld. Depois passei para o Booking, apesar de normalmente ficar em hostels. No entanto, nunca utilizei o Airbnb. Nao sei muito bem porque, ate cheguei a fazer algumas pesquisas por la… Talvez um dia.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.