Viajar no fim do verao ou no outono e uma boa opcao para poupar algum dinheiro, ja que alguns destinos se tornam bastante mais baratos, especialmente em termos do preco dos voos. Para quem tem ferias marcadas para um futuro proximo, deixo-vos aqui algumas dicas para quem vai viajar de aviao. Vamos?

the big texan route 66

1 - Saibam quando encontrar os melhores precos dos voos

Apesar de nao existir uma ciencia exata, ha alguns truques. Um dia ainda hei-de dedicar todo um artigo ao tema, mas, para ja deixo-vos apenas algumas dicas. Quando uma companhia aerea decide fazer promocoes, habitualmente, da a conhece-las as segundas-feiras, de forma a obrigada os concorrentes a descerem os precos. Assim, as tercas e quartas-feiras sao excelentes dias para comprar o bilhete de aviao, uma vez que as tarifas aereas a meio da semana ja sofreram uma reducao, mas ainda nao foram todas adquiridas pelos outros viajantes.

2 - Se sao bom garfo, levem um farnel

A comida oferecida nas companhias aereas e cada vez mais parca e as opcoes sao poucas. Portanto, levem qualquer coisa para comiscar, mesmo em voos mais curtos. Se viajarem com bebes ou criancas de tenra idade, deem-lhes um snack durante a descolagem e aterragem. Comer ou beber pode ajudar a equilibrar a pressao nos ouvidos, mantendo-os confortaveis e bem-dispostos.

3 - Optem por uma bagagem leve

E sempre tentador atafulhar a mala, para o que der e vier. No entanto, optem sempre pelo minimo indispensavel. Pensem cuidadosamente naquilo que precisam mesmo de levar e deixem ficar o resto em casa. Isto pode parecer obvio, mas acreditem que vao ficar surpreendidos ao descobrir como se pode viajar com tao pouco. Leiam tambem as Dicas de Mala para um Mes de Viagem.

4 - Voo sobrelotado: pensem bem antes de abdicar do vosso lugar

Se o vosso voo estiver sobrelotado, pensem duas vezes antes de abdicar do vosso lugar, em troca de upgrades ou outras ofertas. A tripulacao pode propor-vos uma oferta que parece irrecusavel, mas, a historia pode ser outra depois da descolagem. Podem ate ficar em terra. Voluntariar-se para renunciar ao lugar nem sempre e um bom negocio, pelo que devem sempre lembrar-se de que se trata de um risco.

5 - Facam copias dos documentos

Se vao viajar para o estrangeiro, facam copias de seguranca dos vossos documentos, especialmente do passaporte ou do cartao de cidadao. Guardem as fotocopias num local diferente dos documentos originais ou melhor ainda… tirem fotos e guardem-nos e-mail.

6 - Fujam dos voos diretos... com paragens

Tenham atencao as escalas dos voos indirectos que por vezes demoram longas horas. E, ao comprarem um voo directo, verifiquem se e mesmo directo. Ninguem gosta de fazer paragens, mas a verdade e que as companhias aereas tem uma definicao muito abrangente de “direto”. Se o aviao faz uma paragem, independentemente da sua duracao, e depois continua viagem pode, ainda assim, continuar a denominar-se de “voo direto”. Assim, as palavras magicas que deve procurar sao: viagens diretas non-stop. Por exemplo, quando fui para os Estados Unidos, o voo para Boston foi non-stop, mas, no regresso, fizemos uma paragem de duas horas em Ponta Delgada antes do destino final, Lisboa.

7 - Levem um kit de primeiros socorros

Ficar doente nunca faz parte dos planos de quem viaja. No entanto, se isso acontecer e sempre bom ter um kit de primeiros socorros a mao. Levem o essencial, como pensos rapidos, analgesicos (Paracetamol) e antinflamatorios. Caso viajem para foram da Europa, um medicamento antidiarreico (tipo Imodium) tambem e util. E, se tiverem de viajar com algum medicamento que requeira receita medica, nao se esquecam de o levar na sua embalagem original, de forma a evitar problemas com a seguranca.

dicas para viajar de aviao

Gostaram do artigo? Estas sao as dicas da AirHelp, sobre a qual ja falei aqui. Se gostaram de artigo, podem seguir o Facebook do Contramapa, o Instagram e o Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

1reply
  1. Voo cancelaso
    Voo cancelasosays:

    Muito bom o artigo!!! No caso da opcao 4, ha possibilidade de ser indenizado pelo overbooking, pois e responsabilidade da cia aerea garantir a prestacao de servicos a todos que contrataram o servicos.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.