No coração de Quioto, junto ao Nijō Castle, encontrámos um pequeno restaurante de sushi que nos fez as delícias. O peixe fresquíssimo, o arroz bem cozinhado e a tempura feita na hora.
O Kikyo Sushi é um restaurante familiar com mais de 55 anos de história que vai na sua terceira geração. Na primeira geração, Kosaku, o avô, apenas fazia entrega de sushi ao domicílio, principalmente às muitas lojas e pequenas fábricas de kimonos nas redondezas.
Koji, o pai que hoje é o sushiman da casa, trabalha aqui há mais de 45 anos e foi ele que tomou a decisão de abrir o Kikyo Sushi como restaurante. Ele faz o sushi, a esposa faz a tempura, e têm sido uma dupla imbatível nas últimas décadas.
O filho Mitsuru é a terceira geração e faz as honras da casa: tendo vivido nos Estados Unidos, tem um inglês perfeito (coisa rara no Japão) e vai explicando aos ocidentais o que estão a comer… e a beber. Mitsuru é especialista em sake e explicou-nos um pouco a história da “bebida de arroz”, tal como as diferenças entre os diferentes tipos.
Vejam a história dele abaixo. Caso tenham dificuldade em perceber, poderão ativar as legendas em Português do YouTube em “Subtitles” ao lado do ícon das Definições (canto inferior direito do vídeo, no Youtube).
Parabéns pelo trabalho, Diana. Muitoooo bom 🙂 Deixaste-me com saudades de Kyoto, Japão e todas as suas fantásticas tradições… Um dia trocamos uns “cromos” de viagens 🙂 Bjksss e boas aventuras!
É verdade! Quando for ao Porto não me esqueço 🙂
Que delícia encontrar um local familiar e cheio de história como esse. Tenho certeza que o sabor é outro por aqui!
Hummm que delícia adora sushi e sashimi, é deve ser bem diferente do que a gente está acostumado
Acabei de voltar do Japão e foi uma experiência incrível. Ler o post me deixou com saudades!
que delicia deve ser achar um cantinho tao tradicional para comer uma culinária que adoro tanto! Me deixou com vontade de ir correndo pro outro lado do mundo, tipo já!
Que delícia!!! muito legal.
Hummmm, excelente dica!!
Que legal!
Você provou de sushi bem na fonte. Ainda não tive essa oportunidade que imagino ser uma experiência bem bacana.
Fui ao Japão, mas deixei de aproveitar várias experiências bacanas como essa.
Se ainda estiver no Japão, veja se ainda existe o lanche de Camarão no McDonalds. Uma delícia!
Ah quando publiquei, já não estava no Japão! Obrigada pela dica!
Se voltar ao Japão, tente ter uma experiência assim… vale muito a pena!
Nossa. Deve ter sido muito bom conhecer esse lugar. Vontade de conhecer também.
Obrigado por compartilhar.
Adorei sua dica! Fiquei com água na boca. Adoro restaurantes familiares.
Gosto imenso destes teus vídeos! Parece mesmo um sítio excelente para se comer sushi: restaurantes familiares têm um encanto especial, e o peixinho tem um aspecto delicioso.
Obrigada Catarina! E, sim, foi um ótimo sítio para comer sushi, hehe!