,

Mitsuru: O sushiman… e sakeman de Quioto!

No coração de Quioto, junto ao Nijō Castle, encontrámos um pequeno restaurante de sushi que nos fez as delícias. O peixe fresquíssimo, o arroz bem cozinhado e a tempura feita na hora.

O Kikyo Sushi é um restaurante familiar com mais de 55 anos de história que vai na sua terceira geração. Na primeira geração, Kosaku, o avô, apenas fazia entrega de sushi ao domicílio, principalmente às muitas lojas e pequenas fábricas de kimonos nas redondezas.

Kikyo Sushi Kyoto

Koji, o pai que hoje é o sushiman da casa, trabalha aqui há mais de 45 anos e foi ele que tomou a decisão de abrir o Kikyo Sushi como restaurante. Ele faz o sushi, a esposa faz a tempura, e têm sido uma dupla imbatível nas últimas décadas.

O filho Mitsuru é a terceira geração e faz as honras da casa: tendo vivido nos Estados Unidos, tem um inglês perfeito (coisa rara no Japão) e vai explicando aos ocidentais o que estão a comer… e a beber. Mitsuru é especialista em sake e explicou-nos um pouco a história da “bebida de arroz”, tal como as diferenças entre os diferentes tipos.

Vejam a história dele abaixo. Caso tenham dificuldade em perceber, poderão ativar as legendas em Português do YouTube em “Subtitles” ao lado do ícon das Definições (canto inferior direito do vídeo, no Youtube).

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as histórias acumuladas neste espaço e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas histórias e viagens em livro aberto.

Novidades, dicas de viagem e promoções diretamente na tua caixa de entrada. Introduz o teu e-mail para saber tudo em primeira mão.

CONTRAMAPA

14 comentários
  1. rui batista
    rui batista says:

    Parabéns pelo trabalho, Diana. Muitoooo bom 🙂 Deixaste-me com saudades de Kyoto, Japão e todas as suas fantásticas tradições… Um dia trocamos uns “cromos” de viagens 🙂 Bjksss e boas aventuras!

    Responder
  2. klecia
    klecia says:

    que delicia deve ser achar um cantinho tao tradicional para comer uma culinária que adoro tanto! Me deixou com vontade de ir correndo pro outro lado do mundo, tipo já!

    Responder
  3. Carina Takahama
    Carina Takahama says:

    Que legal!
    Você provou de sushi bem na fonte. Ainda não tive essa oportunidade que imagino ser uma experiência bem bacana.
    Fui ao Japão, mas deixei de aproveitar várias experiências bacanas como essa.
    Se ainda estiver no Japão, veja se ainda existe o lanche de Camarão no McDonalds. Uma delícia!

    Responder
    • contramapa
      contramapa says:

      Ah quando publiquei, já não estava no Japão! Obrigada pela dica!
      Se voltar ao Japão, tente ter uma experiência assim… vale muito a pena!

      Responder

Deixa um comentário

Gostaste do artigo?
Tens dicas para partilhar?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.