Madeira, uma ilha num arquipelago homologo, conhecida mundialmente pelo seu fogo de artificio de ano novo, pelas hordas de reformados que recebe anualmente e pelo clima ameno que perdura pela grande maioria do ano. Acrescentamos uma espetada em pau de loureiro e um rancho de baile da madeira e ficamos com a imagem que encontramos nas brochuras de qualquer agencia de viagens. Boring, I know.

The journey

De mochila feita, embarco no EZY7601, no T2 em Lisboa, com pouco mais do que um par de botas de caminhada e um punhado de esperanca de que os proximos 5 dias fossem um pouco mais do que bolas de naftalina.

A EasyJet nao desaponta nas suas ligacoes matinais e arrancamos a horas, com a promessa de ceu limpo e vento moderado, portanto e possivel imaginar a minha decepcao quando o piloto, ao chegar ao aeroporto do Funchal, aterra a primeira tentativa sem sequer vacilar. Uma desilusao total, ja que este seria o apogeu da adrenalina de toda a viagem.

Ja a saida do terminal, e gracas a amabilidade da Europcar, consegui finalmente aumentar as batidas cardiacas para um nivel aceitavel. Atencao ao cliente e de facto importante, e neste caso apenas tenho a congratular o funcionario que preparou o Clio para mim, e convenientemente gastou os travoes apenas para que eu pudesse sentir a emocao de passar por um entroncamento sem parar directamente para a estrada nacional. Claro que ainda nao estava bem ciente da quantidade de curvas e ladeiras com declives vertiginosos que me esperavam, o que em si foi uma outra experiencia bastante recompensadora a nivel espiritual.

Os reformados foram de autocarro.

The lodging

A ilha da Madeira tem um optimo clima durante todo ano, em especial na parte sul da ilha, onde alias podemos encontrar praias com areia dourada, como a Caleta. Como seria de esperar, tinha reservado o alojamento no centro do lado norte da ilha, longe dos turistas.

Por um punhado de euros aluguei uma moradia inteira, via Airbnb, para as quatro noites que iria passar na ilha. Uma autentica vila na aldeia do Arco de Sao Jorge, povoacao com meia duzia de habitantes, mas com o seu proprio cafe e restaurante. Estamos a falar de uma aldeia de beira de estrada, que serpenteia montanha acima, enclausurada em densa vegetacao.

Munido de uma Salamandra em ferro fundido, de dois andares e camas para cinco pessoas, o que mais se podia pedir senao conseguir ouvir a rebentacao das ondas a meio da noite, tao bem que nos acorda de sobressalto? Romantico, sem duvida. Tal como o chinfrim de acasalamento das perdizes, ensurdecedor logo apos o pôr do sol.

The trails

Sem duvida, as caminhadas vertiginosas foram o que mais se seduziu em toda a ilha, e nao podia esperar para me enfiar mato adentro e perder-me algures numa gruta manhosa. E nem por acaso, junto ao portao da minha moradia estava marcado o inicio de um percurso pedestre, que transportaria os seus transeuntes montanha abaixo ate ao mar, sempre por caminhos esculpidos na encosta rochosa, excelente para vertiginosos. O trilho em si estava bem demarcado e com zonas pavimentadas e ate algumas escadas em passagens com maior declive, alem do corrimao que o acompanha em todos os trocos perigosos. Afinal de contas, a Madeira e um destino turistico para ferias em familia, e os trilhos nao sao excepcao.

O ponto mais alto da ilha da Madeira e o Pico Ruivo com 1861m, sendo o segundo mais alto o Pico do Areeiro. Estes cumes ficam no centro da ilha, e estao ligados entre eles pelo trilho pedestre denominado de PR1, com a distancia de 5.6km, em cada sentido. Trata-se de um trilho classificado como dificil devido a altimetria acumulada e as passagens vertiginosas. Este definitivamente nao e aconselhado para familias com criancas mais novas.

Do topo do Pico do Areeiro, ponto de partida, fiquei ja por cima das nuvens, o que de certa forma deu uma certa mistica ao cenario, mas por outro lado diminuiu bastante o horizonte observavel. O trilho comeca ao lado do observatorio, onde se compram os tipicos souvernirs made in china, e onde muitos apenas contemplam o inicio do caminho a perder-se por entre os picos rochosos.

madeira portugal

O cenario durante o trilho varia entre o Jurassico, o lunar e o epico. O inicio do trilho leva-nos por caminhos que nos fazem lembrar Mordor, para assim que atravessamos o primeiro tunel nos fazer pensar que voltamos atras no tempo e que a qualquer momento vamos ver um pterodactyl a esvoacar por entre as montanhas e bicar um camone do trilho. Sao varios os tuneis, e as escadarias em pedra dissipam qualquer esperanca de acabar o trilho sem dores. Um pe mal colocado, e ao inves de um tornozelo inchado acabamos no fundo de uma ravina.

A ultima parte do trilho leva-nos atraves de um cemiterio de arvores, onde os degraus dao lugar a terreno plano. No dito Pico Ruivo existe um pequeno abrigo, com cha quente por cinquenta centimos, e desde onde se faz a subida final ao miradouro do Pico. Nesta altura nada mais do que nuvens enchiam todas as bandas do espectro visivel, mas de qualquer forma o caminho faz-se pela viagem, e nao pelo destino.

Foi um dia duro para as pernas.

madeira portugal

Mais a oeste, tambem algures no meio da ilha e longe de qualquer centro urbano, encontramos as Levadas das 25 fontes e Risco. Estes aquedutos fazem um trabalho eximio no transporte de agua pelas serras ate onde e necessaria. Estas duas levadas, ambas no Rabacal, ladeiam a serra e passam por varias cascatas e alguns lagos. Atravessam um tunel tao comprido que nem a luz se aventura a entrar sem uma lanterna. A entrada e algo de mistico, com um dash de Star Gate SG-1.

O terreno e maioritariamente plano, contudo existem algumas passagens vertiginosas onde nao ha espaco para mais do que um pe de cada vez. Nao obstante, neste percurso encontrei diversos casais que se faziam acompanhar dos seus pequenos exploradores, ja a torcer pepinos, mesmo com a chuva que se fazia sentir ja desde manha. Diversao para toda a familia, sem qualquer contaminacao tecnologica. Sao os pais, os filhos e um trilho lamacento num dia humido - ah, felicidade.

Sem duvida, um paraiso perdido no meio ilha, aqui tao perto.

The food

Na costa sul da ilha encontramos a cidade do Funchal, onde aproveitei para fazer baptismo de mergulho e comer um T-Bone no restaurante argentino ��La vaca loca��, apesar de nao ter reserva. A estatua do Cristiano Ronaldo tinha sido retirada, provavelmente para manutencao e exacerbamento adicional da terceira perna, as esplanadas tinham muitos turistas e as praias mulheres de meia idade em topless. A cerveja da ilha, Dorada, e de facto boa. As lapas sao um bom petisco, mas um jovem do continente como eu prefere uma boa travessa de caracois. Ja as espetadas em pau de loureiro sao outra coisa, feitas com carne tenra de novilho - uma autentica delicia.

Em Porto Moniz, ponta noroeste, o temperamento do Atlantico ajudou a desenhar um complexo de piscinas naturais. Nesta pequena localidade imperam os restaurantes com promessas de bom peixe. O vinho da Madeira e na verdade Moscatel, a Poncha e a versao tropical de uma Caipirinha, e ha ate quem diga que a Caipirinha e a versao brasileira da Poncha. O bolo do caco e excelente para fazer hamburgueres e o peixe espada com banana e maracuja e exactamente aquilo que parece ser.

Nao se come mal, mas o ex-libris da ilha sao mesmo os trilhos fantasticos e o contacto com a natureza, despido de turistas e do seu entulho. Contudo, nao cheguei a ver o fogo de artificio, mas algo me diz nao conseguira ser melhor do que o de Almada nas comemoracoes do 25 de Abril.

Este artigo pertence a serie Palavra Puxa Palavra, as cronicas do Contramapa escritas por viajantes convidados.

Filipe Guerra

Nascido e criado na Margem Sul. E por la vivendo. Nas horas vagas e dias de folga, dedica-se a explorar outras paragens, especialmente a pe e de bicicleta. Quis tirar uma Licenciatura com Mestrado Integrado em BTT. Nao havia. Tirou Engenharia Informatica e dedica-se a que haja menos ataques de nervos nas empresas por causa do SAP.

18replies
  1. Naiara Back de Moraes
    Naiara Back de Moraessays:

Estou para conhecer a Ilha da Madeira e os Acores em 2017! Pra mim, essas duas ilhas sao um mundo a parte de Portugal ��� Fazer uma peregrinacao pela Madeira deve ser revigorante e sem sombra de duvidas uma experiencia sensacional.

• contramapa
      contramapasays:

Naiara, vale MUITO a pena! Eu ja fui aos Acores e adorei! O meu irmao (que escreveu este artigo) foi a Madeira o ano passado e ficou completamente fascinado, superou muito as expectativas! Obrigada pelo comentario!

2. Elisabete
    Elisabetesays:

Adorei o texto ,parabens. No dia 3a5 fevereiro vou la mais a minha filha fazer uma vista.ando nas pesquisas de transporte ,locais,hostel essas coisas,mas acredito que vai ser uma aventura

• contramapa
      contramapasays:

Vai ser sim uma aventura… Espero que corra tudo bem e que aproveitem a viagem! A Madeira tem muito para ver e fazer, mesmo no inverno ���