Quem nao sonha em passar o ano com o rabo dentro de agua quente de caipirinha na mao? Ou talvez na festa mais bombastica do planeta com centenas de milhares de outras pessoas ja ligeiramente alcoolizadas? A passagem de ano e um momento importante de mudancas, de desejos e de festa. E tambem de viagens. Sim, viagens de reveillon. Por isso, reuni alguns dos melhores destinos de viagem para o Reveillon.

Ora vejam!

1 – Nova York, Estados Unidos

O reveillon de Nova York e talvez um dos mais conhecidos em todo o mundo. Todos nos temos presentes as imagens da contagem decrescente em Times Square, que junta um milhao de pessoas na noite da passagem de ano. Ha tambem musicos ao vivo, um mural gigante para que cada um possa deixar por escrito os seus desejos ou resolucoes, e uma bola de espelhos gigante, que e a protagonista no evento desde 1907 e pesa mais de 5 toneladas!

Pode nao ser uma passagem de ano para todos – muita gente, muita confusao, muito dispendioso, muito tudo – mas tem de certeza uma atmosfera unica.

Os festejos podem ser feitos na praca, ou num dos restaurante e bares dos edificios circundantes (como o Marriott Marquis), para os quais e absolutamente obrigatorio realizar uma reserva com bastante antecedencia. Outra opcao e reservar uma tour de barco na noite de reveillon, observando ao longe o fogo-de-artificio.

Leiam a minha experiencia em Nova York aqui, vejam o Roteiro de 5 dias em Nova York e encontrem alojamento em Nova York. Mais sobre viagens de reveillon de Nova York na pagina oficial da Times Square.

viagem reveillon

2 – Rio de Janeiro, Brasil

Ha caipirinha. Ha samba e bossa nova. Ha calor, praia e festa. O que mais pode querer um simples mortal?

A cidade brasileira e mais famosa pelo Carnaval, mas o reveillon nao fica atras. A praia de Copacabana acolhe a festa mais louca, com mais de 2 milhoes de pessoas no paredao, junto ao mar. A festa junta elementos religiosos e tradicionais, ja que os cariocas se vestem de branco e lancam flores ao mar, numa oferenda a Yemanja. Claro que, alem desta parte mais espiritual, existe muita musica, danca, alcool e um espectaculo pirotecnico.

Pela cidade, existem muitas festas nos diferentes bairros da cidade. Vejam a oferta completa de festas na pagina Ingresso Certo. Leiam a minha experiencia no Rio de Janeiro e encontrem alojamento no Rio de Janeiro.

viagem reveillon

3 – Sydney, Australia

O reveillon de Sydney e iconico, com a Sydney Opera House e a Sydney Harbour Bridge em pano de fundo. E a cidade com o maior espectaculo pirotecnico, dividido em duas partes: a primeira as 21h00 e a segunda a meia-noite.

E tambem a primeira grande cidade do planeta a ouvir a 12 badaladas e a entrar no novo ano, o que faz com que mais de um milhao de pessoas se reuna junto a foz do rio Parramatta para assistir ao espectaculo que inclui, alem do tradicional fogo-de-artificio, acrobacias aereas e aquaticas.

O evento inclui tambem uma cerimonia aborigene com fumo para purificar os maus espiritos e a Harbour of Light Parede, uma parada com mais de 50 embarcacoes iluminadas. Nao e uma experiencia para todas as bolsas, mas e, sem duvida, uma das viagens de reveillon mais inesqueciveis! Vejam o website oficial do reveillon de Sydney e encontrem alojamento em Sydney.

viagem-reveillon-4

4 – Londres, Inglaterra

As doze badaladas do Big Ben marcam o reveillon de Londres, com mais de 250 mil pessoas a reunirem-se junto do rio Tamisa para assistir com espectaculo pirotecnico, com o London Eye e o palacio de Westminster no cenario.

Durante esta noite, existem centenas de festas depois da meia-noite numa das cidades mais eclecticas do mundo. E explorar de acordo com os interesses de cada um, porque tudo acontece em Londres. E uma das viagens de reveillon preferidas!

A Time Out tem algumas sugestoes, mas existem muito mais. Procurem tambem alojamento em Londres.

viagem-reveillon-5

5 – Edimburgo, Escocia

Em Edimburgo o reveillon dura 3 dias. Tudo gracas ao Hogmanay, um festival que comeca a 30 de Dezembro com uma procissao de tochas pela cidade, seguida de um concerto ao ar livre.

Na noite seguinte existe mais festa e concertos, incluindo uma festa tradicional celta, a Ceilidh. A meia-noite, o espectaculo pirotecnico sobre o castelo de Edimburgo fecha o ano, enquanto os folioes cantam “Auld Lang Syne”, uma musica tradicional escocesa. No terceiro dia de festa e primeiro do ano novo existem ainda celebracoes. A mais popular e a parada de Loony Dock, que termina com o mergulho dos mais corajosos nas aguas geladas do Rio Forth.

Interessados? Comecem ja a procura de alojamento em Edimburgo porque esgota tudo cedo!

viagem-reveillon-6

6 – Hong Kong, China

O espectaculo pirotecnico do reveillon de Hong Kong acontece entre os arranha-ceus da cidade, terminando com o fogo-de-artificio em forma de dragao que se ergue no ceu. Existe tambem uma replica da bola de espelhos de Nova York na Times Square de Hong Kong e muitas festas ao longo de toda a noite. Victoria Harbour, Kowloon e a ilha de Hong Kong sao os pontos principais da noite e onde se encontra a maioria dos folioes.

Vejam a pagina de turismo de Hong Kong e procurem alojamento para a vossa viagem.

viagem-reveillon-8

7 – Berlim, Alemanha

A capital alema festeja o reveillon atraves de uma grande festa ao ar livre e de entrada gratuita. Sao montados bares, tendas, restaurantes e palcos de concertos que asseguram a folia ao longo de 2 quilometros, entre a Porta de Brandemburgo e o Siegessäule (obelisco). Tipicamente, depois do fogo-de-artificio, a multidao comeca a dispersar e passa para a etapa seguinte: uma das dezenas de pista de danca que passam musica ate ao nascer do sol.

Berlim e tambem uma cidade de corredores durante esta altura do ano. No dia 31 de Dezembro existe a Berlin Silversterlauf, a chamada corrida da panqueca. Depois de 10kms a correr, os desportistas cortam a meta a virar panquecas! Ja a 1 de Janeiro, existe uma corrida de 4kms, gratuita para todos aqueles que queiram participar e sem necessidade de inscricao. Apenas vontade e pontualidade, para estar a hora marcada (meio-dia) junto da Porta de Brandemburgo. Vejam todos os eventos de viagens de reveillon em Berlim na pagina de turismo da cidade. Procurem tambem por alojamento em Berlim.

viagem-reveillon-7

8 – Paris, Franca

Paris e uma cidade magica para o reveillon. Existe o espectaculo junto da Torre Eiffel, as multidoes a celebrar junto dos Campos Elisios, as rolhas das garrafas de champagne a saltar, o cabaret, a troca de chocolates (os chamados papillottes) e os cruzeiros no rio Sena.

Talvez uma viagem de reveillon a fazer a dois, numa clima bem romantico! Vejam a pagina da passagem de ano em Paris para as melhores festas e consultem alojamento na cidade.

viagem-reveillon-1

9 – Viena, Austria

A aristocrata Viena e conhecida pelo Hofburg Silvesterbal, o baile de gala de reveillon com dress code formal e regras de etiqueta rigidas. Nao e para todas as bolsas, mas vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. E entrar no mundo dos principes e princesas!

Mas a passagem de ano em Viena oferece muito mais! No centro da cidade, e organizada a Silvesterpfad que reune ate 600 mil pessoas a partir das 14h00. Existem cursos de valsa ao ar livre, concertos de varios estilos musicais, entre outros eventos. A meia-noite, existe o tradicional fogo-de-artificio, mas a festa continua noite dentro regada de Glühwein (vinho com canela).

No primeiro dia do ano, existe tambem o tradicional concerto de Ano Novo da Filarmonica de Viena, que pode ser observado na Rathaus, num ecra gigante.

Vejam tambem alojamento em Viena.

viagem reveillon

10 – Amesterdao, Holanda

Amesterdao e quase a capital europeia da festa (ramboia!) e nao poderia deixar de constar numa lista sobre as melhores viagens de reveillon! Existem eventos em varios espacos publicos da cidade, incluindo o Rembrandtplein, o Nieuwmarkt, o Museumplein e a Dam Square.

Ha fogo-de-artificio em varios pontos da cidade, que podem ser observados numa das varias pontes. Depois disso, a festa continua num dos muitos bares da cidade. Vejam na pagina do turismo de Amesterdao algumas das muitas opcoes. Procurem tambem alojamento na cidade.

Nota: Nao deixem de experimentar os oliebollen (especie de donuts com acucar por cima) e appelflappen (bolinhos de maca).

viagem reveillon

11 – Reiquiavique, Islandia

O reveillon em Reiquiavique inicia-se com fogueiras comunitarias (brenna) que expurgam os problemas e maus momentos que decorreram ao longo do ano. Os islandeses dancam, cantam e tocam musica a beira da fogueira e a festa vai se intensificando.

Nao existindo um espectaculo pirotecnico oficial, a medida que a meia-noite se aproxima, muitos locais lancam fogos-de-artificio de varios pontos da cidade. O espectaculo resume-se a este trabalho de equipa que pode ser melhor observado do Perlan ou da igreja Landakotskirkja. A festa prolonga-se noite dentro nos bares e discotecas da cidade.

Vejam a informacao sobre a passagem de ano na pagina de turismo de Reiquiavique e procurem alojamento na cidade.

viagem reveillon

12 – Miami, Estados Unidos

Miami e sinonimo de calor e animacao. A celebracao comeca ao ar livre a partir das 20h00 no Bayfront Park, onde e organizado um concerto gratuito e ha fogo-de-artificio a meia-noite. Caso queiram passar o ano junto a praia, em South Beach existe tambem um evento gratuito com concerto e fogo-de-artificio.

Depois disso, existem festas para todas bolsas: em bares e restaurantes, mas, principalmente nos hoteis mais in da cidade.

Vejam na TimeOut algumas das atividades de reveillon. Procurem tambem alojamento em Miami.

viagem-reveillon-12

13 – Dubrovnik, Croacia

Nao e o destino mais obvio para viagens de reveillon, mas Dubrovnik pode surpreender, principalmente para quem nao adora as multidoes.

As celebracoes passam pelo centro da cidade, na Stradun, a rua principal onde existem muitos bares e restaurantes. Durante a noite de passagem de ano, existem tambem concertos ao ar livre de bandas croatas. Os festejos continuam no primeiro dia do ano com o concerto da Orquestra Sinfonica e musica tradicional croata.

Vejam aqui o calendario de atividades de Dubrovnik e procurem alojamento na cidade.

viagem-reveillon-13

14 – Istambul, Turquia

Istambul e uma cidade vibrante onde a noite de reveillon e cada vez mais importante, apesar de nao ser obvia.

Os principais pontos de encontro sao a praca Taksim e a rua Istiklal, onde os turcos se juntam para celebrar. Contudo, o melhor ponto para observar os varios fogos-de-artificio da cidade e fugir a multidao e num cruzeiro no rio Bosforo, entrando no novo ano entre a Europa e a Asia. Mais informacao em duas paginas dedicadas a cidade turca: Too Istanbul e Istanbul The Guide. Procurem tambem alojamento na cidade.

viagem-reveillon-14

15 – Praga, Republica Checa

E, por fim, Praga. Os restaurantes, bares e discotecas da cidade enchem-se, principalmente na praca de Wenceslas e na praca da Cidade Velha. O fogo-de-artificio pode ser observado numa destas pracas, ou numa das muitas pontes, enquanto se cumpre a tradicao local: partir a garrafa de champanhe. Mas esta nao e a unica tradicao perigosa, ja que muitos locais lancam o seu proprio fogo-de-artificio!

Na pagina do Turismo de Praga encontram informacao atualizada sobre as festas, basta pesquisar por “New Year” no canto superior direito. Procurem tambem alojamento na cidade.

viagem reveillon

Gostaram do artigo acerca das viagens de reveillon? Podem tambem acompanhar o Facebook, Instagram e Twitter do Contramapa.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

21replies
  1. palomadiasgarcia
    palomadiasgarciasays:

    Que legal, so destinos bacana, esse ano vou passar o reveillon em BH/MG no Iate Clube, sao 4 anos seguidos que passo la, e estou ate querendo mudar o local porque tem tantos outros bacanas e eu sempre na mesmice, ja passei reveillon no Rio tambem, e te digo que foi maravilhoso a queima de fogos na praia de Ipanema e Copacabana. Quero me programar melhor para que o ano que vem eu possa passar a virada em outro destino que nao seja em minha cidade. Excelentes dicas! Bjs

    Responder
    • contramapa
      contramapasays:

      Xiii Paloma! Se eu pudesse escolher 1 reveillon da lista dos 15, eu escolhia Copacabana mesmo!! E uma coisa que tenho de fazer 1 vez na vida! Para o proximo ano tem de vir a Europa, Lisboa <3

      Responder
  2. Reynaldo
    Reynaldosays:

    Diana, com certeza voce vai gostar muito do reveillon de Copacabana. O show de fogos e muito bonito, mas venha preparada porque sua passagem de ano vai ser com muita gente, mas muita gente mesmo. Se voce puder reservar um hotel na orla (Avenida Atlantica) fica perfeito. Se nao der, vale muito a pena se hospedar nas ruas internas de Copacabana ou em Arpoador / Ipanema para voce ir e voltar caminhando para o seu hotel. Carro nem pensar e o metrô tambem fica bem cheio.
    No ano passado passei o reveillon na Disney (sonho de crianca da minha esposa). Dia 30 no Magic Kingdom e dia 31 no Epcot. Otima opcao para quem quer um reveillon com “menos alcool” e com um pouco de fantasia. Uma experiencia indescritivel, so vendo mesmo.

    Responder
    • contramapa
      contramapasays:

      Reynaldo, obrigada pela dica! Realmente, de todos estes destinos, aquele que eu gostaria mais de ir e Copacabana! Ja estive por la, mas nao nesta altura do ano! Tenho muita curiosidade! Deve ser mesmo uma confusao, mas deve valer a pena! Disney so quando tiver filhos ��� hehe

      Responder
  3. Tiffany
    Tiffanysays:

    Diana gostei muito das opcoes! Sem duvida passagens de ano excelentes! Mas… adicionava Madeira! ��� Vamos puxar a brasa a nossa sardinha? hihi

    Responder
  4. Lidiane Albuquerque
    Lidiane Albuquerquesays:

    O reveillon e uma otima oportunidade para viajar e aproveitar a festividade em outro pais. Adorei os top 15! Espero um dia completar essa lista ���

    Responder
  5. Isabela Bastos
    Isabela Bastossays:

    Otimas dicas! Ja passei em Copacabana e em Londres, quero um dia conferir o de Ny e Edimburgo!
    Para este ano devo mesmo ficar no Rio… mas nao em copacabana…

    Responder
  6. Pedro Henriques
    Pedro Henriquessays:

    Ola Diana, excelente lista que colocas aqui. No entanto, relativamente as passagens de ano, gosto mais de as passar com a familia, as viagens sao muito mais caras e penso que e uma altura boa para estar em casa a “engordar”!

    Responder
  7. tenisesaltosaltos
    tenisesaltosaltossays:

    Quem me dera fazer viagens suficientes para um dia poder fazer um blog sobre elas! E quem me dera passar a passagem de ano em sitios desses… talvez um dia ���

    Nos somos o Sr. Tenis e a Sra. Saltos, e se gostares de moda, musica, desporto e muitos outros temas (incluindo uma ou outra queixa da sociedade) convidamos-te a vires dar uma olhadela. Beijinhos!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.