Quem não sonha em passar o ano com o rabo dentro de água quente de caipirinha na mão? Ou talvez na festa mais bombástica do planeta com centenas de milhares de outras pessoas já ligeiramente alcoolizadas? A passagem de ano é um momento importante de mudanças, de desejos e de festa. E também de viagens. Sim, viagens de réveillon. Por isso, reuni alguns dos melhores destinos de viagem para o Réveillon.
Ora vejam!
1 – Nova York, Estados Unidos
O réveillon de Nova York é talvez um dos mais conhecidos em todo o mundo. Todos nós temos presentes as imagens da contagem decrescente em Times Square, que junta um milhão de pessoas na noite da passagem de ano. Há também músicos ao vivo, um mural gigante para que cada um possa deixar por escrito os seus desejos ou resoluções, e uma bola de espelhos gigante, que é a protagonista no evento desde 1907 e pesa mais de 5 toneladas!
Pode não ser uma passagem de ano para todos – muita gente, muita confusão, muito dispendioso, muito tudo – mas tem de certeza uma atmosfera única.
Os festejos podem ser feitos na praça, ou num dos restaurante e bares dos edifícios circundantes (como o Marriott Marquis), para os quais é absolutamente obrigatório realizar uma reserva com bastante antecedência. Outra opção é reservar uma tour de barco na noite de réveillon, observando ao longe o fogo-de-artifício.
Leiam a minha experiência em Nova York aqui, vejam o Roteiro de 5 dias em Nova York e encontrem alojamento em Nova York. Mais sobre viagens de réveillon de Nova York na página oficial da Times Square.
2 – Rio de Janeiro, Brasil
Há caipirinha. Há samba e bossa nova. Há calor, praia e festa. O que mais pode querer um simples mortal?
A cidade brasileira é mais famosa pelo Carnaval, mas o réveillon não fica atrás. A praia de Copacabana acolhe a festa mais louca, com mais de 2 milhões de pessoas no paredão, junto ao mar. A festa junta elementos religiosos e tradicionais, já que os cariocas se vestem de branco e lançam flores ao mar, numa oferenda a Yemanjá. Claro que, além desta parte mais espiritual, existe muita música, dança, álcool e um espectáculo pirotécnico.
Pela cidade, existem muitas festas nos diferentes bairros da cidade. Vejam a oferta completa de festas na página Ingresso Certo. Leiam a minha experiência no Rio de Janeiro e encontrem alojamento no Rio de Janeiro.
3 – Sydney, Austrália
O réveillon de Sydney é icónico, com a Sydney Opera House e a Sydney Harbour Bridge em pano de fundo. É a cidade com o maior espectáculo pirotécnico, dividido em duas partes: a primeira às 21h00 e a segunda à meia-noite.
É também a primeira grande cidade do planeta a ouvir a 12 badaladas e a entrar no novo ano, o que faz com que mais de um milhão de pessoas se reúna junto à foz do rio Parramatta para assistir ao espectáculo que inclui, além do tradicional fogo-de-artifício, acrobacias aéreas e aquáticas.
O evento inclui também uma cerimónia aborígene com fumo para purificar os maus espíritos e a Harbour of Light Parede, uma parada com mais de 50 embarcações iluminadas. Não é uma experiência para todas as bolsas, mas é, sem dúvida, uma das viagens de réveillon mais inesquecíveis! Vejam o website oficial do réveillon de Sydney e encontrem alojamento em Sydney.
4 – Londres, Inglaterra
As doze badaladas do Big Ben marcam o réveillon de Londres, com mais de 250 mil pessoas a reunirem-se junto do rio Tâmisa para assistir com espectáculo pirotécnico, com o London Eye e o palácio de Westminster no cenário.
Durante esta noite, existem centenas de festas depois da meia-noite numa das cidades mais eclécticas do mundo. É explorar de acordo com os interesses de cada um, porque tudo acontece em Londres. É uma das viagens de réveillon preferidas!
A Time Out tem algumas sugestões, mas existem muito mais. Procurem também alojamento em Londres.
5 – Edimburgo, Escócia
Em Edimburgo o réveillon dura 3 dias. Tudo graças ao Hogmanay, um festival que começa a 30 de Dezembro com uma procissão de tochas pela cidade, seguida de um concerto ao ar livre.
Na noite seguinte existe mais festa e concertos, incluindo uma festa tradicional celta, a Ceilidh. À meia-noite, o espectáculo pirotécnico sobre o castelo de Edimburgo fecha o ano, enquanto os foliões cantam “Auld Lang Syne”, uma música tradicional escocesa. No terceiro dia de festa e primeiro do ano novo existem ainda celebrações. A mais popular é a parada de Loony Dock, que termina com o mergulho dos mais corajosos nas águas geladas do Rio Forth.
Interessados? Comecem já à procura de alojamento em Edimburgo porque esgota tudo cedo!
6 – Hong Kong, China
O espectáculo pirotécnico do réveillon de Hong Kong acontece entre os arranha-céus da cidade, terminando com o fogo-de-artifício em forma de dragão que se ergue no céu. Existe também uma réplica da bola de espelhos de Nova York na Times Square de Hong Kong e muitas festas ao longo de toda a noite. Victoria Harbour, Kowloon e a ilha de Hong Kong são os pontos principais da noite e onde se encontra a maioria dos foliões.
Vejam a página de turismo de Hong Kong e procurem alojamento para a vossa viagem.
7 – Berlim, Alemanha
A capital alemã festeja o réveillon através de uma grande festa ao ar livre e de entrada gratuita. São montados bares, tendas, restaurantes e palcos de concertos que asseguram a folia ao longo de 2 quilómetros, entre a Porta de Brandemburgo e o Siegessäule (obelisco). Tipicamente, depois do fogo-de-artifício, a multidão começa a dispersar e passa para a etapa seguinte: uma das dezenas de pista de dança que passam música até ao nascer do sol.
Berlim é também uma cidade de corredores durante esta altura do ano. No dia 31 de Dezembro existe a Berlin Silversterlauf, a chamada corrida da panqueca. Depois de 10kms a correr, os desportistas cortam a meta a virar panquecas! Já a 1 de Janeiro, existe uma corrida de 4kms, gratuita para todos aqueles que queiram participar e sem necessidade de inscrição. Apenas vontade e pontualidade, para estar à hora marcada (meio-dia) junto da Porta de Brandemburgo. Vejam todos os eventos de viagens de réveillon em Berlim na página de turismo da cidade. Procurem também por alojamento em Berlim.
8 – Paris, França
Paris é uma cidade mágica para o réveillon. Existe o espectáculo junto da Torre Eiffel, as multidões a celebrar junto dos Campos Elísios, as rolhas das garrafas de champagne a saltar, o cabaret, a troca de chocolates (os chamados papillottes) e os cruzeiros no rio Sena.
Talvez uma viagem de réveillon a fazer a dois, numa clima bem romântico! Vejam a página da passagem de ano em Paris para as melhores festas e consultem alojamento na cidade.
9 – Viena, Áustria
A aristocrata Viena é conhecida pelo Hofburg Silvesterbal, o baile de gala de réveillon com dress code formal e regras de etiqueta rígidas. Não é para todas as bolsas, mas vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. É entrar no mundo dos princípes e princesas!
Mas a passagem de ano em Viena oferece muito mais! No centro da cidade, é organizada a Silvesterpfad que reúne até 600 mil pessoas a partir das 14h00. Existem cursos de valsa ao ar livre, concertos de vários estilos musicais, entre outros eventos. À meia-noite, existe o tradicional fogo-de-artifício, mas a festa continua noite dentro regada de Glühwein (vinho com canela).
No primeiro dia do ano, existe também o tradicional concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena, que pode ser observado na Rathaus, num ecrã gigante.
Vejam também alojamento em Viena.
10 – Amesterdão, Holanda
Amesterdão é quase a capital europeia da festa (rambóia!) e não poderia deixar de constar numa lista sobre as melhores viagens de réveillon! Existem eventos em vários espaços públicos da cidade, incluindo o Rembrandtplein, o Nieuwmarkt, o Museumplein e a Dam Square.
Há fogo-de-artifício em vários pontos da cidade, que podem ser observados numa das várias pontes. Depois disso, a festa continua num dos muitos bares da cidade. Vejam na página do turismo de Amesterdão algumas das muitas opções. Procurem também alojamento na cidade.
Nota: Não deixem de experimentar os oliebollen (espécie de donuts com açucar por cima) e appelflappen (bolinhos de maçã).
11 – Reiquiavique, Islândia
O réveillon em Reiquiavique inicia-se com fogueiras comunitárias (brenna) que expurgam os problemas e maus momentos que decorreram ao longo do ano. Os islandeses dançam, cantam e tocam música à beira da fogueira e a festa vai se intensificando.
Não existindo um espectáculo pirotécnico oficial, à medida que a meia-noite se aproxima, muitos locais lançam fogos-de-artifício de vários pontos da cidade. O espectáculo resume-se a este trabalho de equipa que pode ser melhor observado do Perlan ou da igreja Landakotskirkja. A festa prolonga-se noite dentro nos bares e discotecas da cidade.
Vejam a informação sobre a passagem de ano na página de turismo de Reiquiavique e procurem alojamento na cidade.
12 – Miami, Estados Unidos
Miami é sinónimo de calor e animação. A celebração começa ao ar livre a partir das 20h00 no Bayfront Park, onde é organizado um concerto gratuito e há fogo-de-artifício à meia-noite. Caso queiram passar o ano junto à praia, em South Beach existe também um evento gratuito com concerto e fogo-de-artifício.
Depois disso, existem festas para todas bolsas: em bares e restaurantes, mas, principalmente nos hotéis mais in da cidade.
Vejam na TimeOut algumas das atividades de reveillon. Procurem também alojamento em Miami.
13 – Dubrovnik, Croácia
Não é o destino mais óbvio para viagens de réveillon, mas Dubrovnik pode surpreender, principalmente para quem não adora as multidões.
As celebrações passam pelo centro da cidade, na Stradun, a rua principal onde existem muitos bares e restaurantes. Durante a noite de passagem de ano, existem também concertos ao ar livre de bandas croatas. Os festejos continuam no primeiro dia do ano com o concerto da Orquestra Sinfónica e música tradicional croata.
Vejam aqui o calendário de atividades de Dubrovnik e procurem alojamento na cidade.
14 – Istambul, Turquia
Istambul é uma cidade vibrante onde a noite de réveillon é cada vez mais importante, apesar de não ser óbvia.
Os principais pontos de encontro são a praça Taksim e a rua Istiklal, onde os turcos se juntam para celebrar. Contudo, o melhor ponto para observar os vários fogos-de-artifício da cidade e fugir à multidão é num cruzeiro no rio Bósforo, entrando no novo ano entre a Europa e a Ásia. Mais informação em duas páginas dedicadas à cidade turca: Too Istanbul e Istanbul The Guide. Procurem também alojamento na cidade.
15 – Praga, República Checa
E, por fim, Praga. Os restaurantes, bares e discotecas da cidade enchem-se, principalmente na praça de Wenceslas e na praça da Cidade Velha. O fogo-de-artifício pode ser observado numa destas praças, ou numa das muitas pontes, enquanto se cumpre a tradição local: partir a garrafa de champanhe. Mas esta não é a única tradição perigosa, já que muitos locais lançam o seu próprio fogo-de-artifício!
Na página do Turismo de Praga encontram informação atualizada sobre as festas, basta pesquisar por “New Year” no canto superior direito. Procurem também alojamento na cidade.

Que legal, só destinos bacana, esse ano vou passar o reveillon em BH/MG no Iate Clube, são 4 anos seguidos que passo lá, e estou até querendo mudar o local porque tem tantos outros bacanas e eu sempre na mesmice, já passei réveillon no Rio também, e te digo que foi maravilhoso a queima de fogos na praia de Ipanema e Copacabana. Quero me programar melhor para que o ano que vem eu possa passar a virada em outro destino que não seja em minha cidade. Excelentes dicas! Bjs
Xiii Paloma! Se eu pudesse escolher 1 réveillon da lista dos 15, eu escolhia Copacabana mesmo!! É uma coisa que tenho de fazer 1 vez na vida! Para o próximo ano tem de vir à Europa, Lisboa <3
Diana, com certeza você vai gostar muito do réveillon de Copacabana. O show de fogos é muito bonito, mas venha preparada porque sua passagem de ano vai ser com muita gente, mas muita gente mesmo. Se você puder reservar um hotel na orla (Avenida Atlântica) fica perfeito. Se não der, vale muito a pena se hospedar nas ruas internas de Copacabana ou em Arpoador / Ipanema para você ir e voltar caminhando para o seu hotel. Carro nem pensar e o metrô também fica bem cheio.
No ano passado passei o réveillon na Disney (sonho de criança da minha esposa). Dia 30 no Magic Kingdom e dia 31 no Epcot. Ótima opção para quem quer um réveillon com “menos álcool” e com um pouco de fantasia. Uma experiência indescritível, só vendo mesmo.
Reynaldo, obrigada pela dica! Realmente, de todos estes destinos, aquele que eu gostaria mais de ir é Copacabana! Já estive por lá, mas não nesta altura do ano! Tenho muita curiosidade! Deve ser mesmo uma confusão, mas deve valer a pena! Disney só quando tiver filhos 😛 hehe
<3
Adorei o post!!! Passar o reveillon em qualquer uma dessas cidades é uma experiência única…
Diana gostei muito das opções! Sem dúvida passagens de ano excelentes! Mas… adicionava Madeira! 😛 Vamos puxar a brasa á nossa sardinha? hihi
Epá tens toda a razão!! Esse é o Plus One, bónus escondido 😛
Excelentes opções para o final de ano e um post muito útil para quem quiser planear o reveillon em alguma destas cidades:-) Já passei em Londres, Edimburgo e Viena mas outras já estão na lista… 🙂
Tenho que ser defensora do Brasil 🙂 Mesmo com essas opções lindas, Reveillon na praia, com calor, pulando as ondas do mar… não tem comparação <3
Que lugares incríveis Diana, já participei de dois da lista, com essa seleção, da pra pensar passar cada ano novo em um lugar diferente a cada ano! Abraços
O réveillon é uma ótima oportunidade para viajar e aproveitar a festividade em outro país. Adorei os top 15! Espero um dia completar essa lista 😉
Ótimas dicas! Já passei em Copacabana e em Londres, quero um dia conferir o de Ny e Edimburgo!
Para este ano devo mesmo ficar no Rio… mas não em copacabana…
Sempre quis passar o ano novo em Edimburgo!
Mas depois desse post também fiquei com vontade de ir no baile de gala na Áustria! =P
mas só pagando uma nota preeeeeta!
Olá Diana, excelente lista que colocas aqui. No entanto, relativamente às passagens de ano, gosto mais de as passar com a familia, as viagens são muito mais caras e penso que é uma altura boa para estar em casa a “engordar”!
Também é verdade Pedro. Mas eu tenho um problema, odeio frio de Portugal no inverno… Portanto para mim uma passagem de ano nu país tropical é um sonho!
Quem me dera fazer viagens suficientes para um dia poder fazer um blog sobre elas! E quem me dera passar a passagem de ano em sítios desses… talvez um dia 🙂
Nós somos o Sr. Ténis e a Sra. Saltos, e se gostares de moda, música, desporto e muitos outros temas (incluindo uma ou outra queixa da sociedade) convidamos-te a vires dar uma olhadela. Beijinhos!
Obrigada por passares por cá! Vou sim espreitar o teu blog 🙂
O melhor ainda era arranjar um super avião supersónico de forma a conseguir estar em todas elas!
Saudações!
Epá, isso era um bocado cansativo. Uma borga de cada vez 😛