A prisão de Alcatraz e o Embarcadero de São Francisco
Depois de conhecer Sausalito, Tiburon e a origem de São Francisco e de mergulhar na contracultura de Haight-Ashbury, o último dia na cidade foi bastante preenchido. Fomos visitar a a prisão de Alcatraz em São Francisco e outros locais perto do Embarcadero.
A prisão de Alcatraz em São Francisco
Levantámo-nos cedo e a nossa primeira visita foi à ilha de Alcatraz. Localizada a cerca de 2kms da costa, a pequena ilha tornou-se famosa pela prisão federal que aqui funcionou de 1934 a 1963.
Esta foi uma prisão de segurança máxima, destinada a acolher os criminosos mais perigosos dos Estados Unidos. Aqui, estiveram presos Al Capone e Robert Stroud (O Birdman de Alcatraz), entre outros.
A prisão tornou-se também famosa pelas tentativas de fuga míticas, dignas de um filme de Hollywood. Houve, no total, 14 tentativas de fuga, sendo que houve apenas 1 tentativa em que os fugitivos poderão ter sobrevivido (mas não é certo!).
Os presos construíram bonecos de papel e colocaram-nos dentro da cama para simular que dormiam, fugiram pelos estreitos corredores de mantimentos e saltaram ilha fora num barco insuflável. Só não se sabe se sobreviveram às águas bravas do Pacífico…
Após o encerramento da prisão de Alcatraz em São Francisco, um grupo de nativos americanos invadiu a ilha para aí instarem uma comunidade ativista em 1969. A ocupação durou 19 meses, durante os quais os 89 residentes se manifestaram pelos direitos civis da comunidade de nativos americanos, protestando contra a falta de recursos das propriedades cedidas a esta comunidade. O protesto acabou por terminar com intervenção policial, mas as marcas do ativismo levado a cabo ainda se mantêm nas paredes do antigo estabelecimento prisional.
Hoje, Alcatraz é uma das atrações mais visitadas de São Francisco. E com razão! É um mergulho na história norte-americana e podemos ver de perto os pertences dos presos, como vivam e como funcionava a prisão. Para visitar, basta ir ao site da Alcatraz Cruises e adquirir um bilhete de ida e volta de ferry, que inclui também a entrada no museu. Os bilhetes custam $35,50, mas vão cedo se quiserem aproveitar a melhor hora para tirar fotografias e fugir à enchente de turistas.
O Embarcadero de São Francisco
Quando voltámos de Alcatraz, decidimos conhecer a zona costeira de São Francisco, o chamado Embarcadero.
O primeiro ponto de paragem foi o Pier 39, onde se encontram várias lojas e o Aquarium of the Bay. Não entrámos no aquário, mas vale a pena a paragem para se ver a ponte Golden Gate e a ilha de Alcatraz ao longe. E, também, para conhecer os leões marinhos que por lá moram.
Seguimos em frente até ao Fisherman’s Wharf de São Francisco. Aqui é o local ideal para comer uma clam showder, um espécie de sopa de ostra, e ir à padaria Boudin Bakery, onde se encontram pãezinhos em forma de animais.
Nós decidimos também almoçar por aqui, num dos fast foods mais conhecidos da Califórnia, com tudo o que tínhamos direito: o In-N-Out. É tipo o McDonald’s indie.
Sendo um local cheio de turistas, o Fisherman’s Wharf tem muitas atrações para os visitantes. Além das centenas de lojas, há o navio USS Pampanito, o San Francisco Maritime National Historical Park, o Museu da Cera, o Museu Mecânico e o Ripley’s Believe it Or Not.
Nós dispensámos a vertente mais cultural da coisa e insistimos na gula. Fomos à Ghirardelli, a terceira marca de chocolates mais antiga dos Estados Unidos, cuja segunda loja foi fundada aqui, em São Francisco, em 1850. Estava-se em plena gold rush e os mineiros ansiavam por chocolate. Os mineiros foram-se mas o chocolate ficou!
Os chocolates e gelados são de babar e ainda podemos observar como tudo é feito. E o melhor? É que na parte da loja, estão sempre a dar pequenos chocolates para provarmos, o que é perfeito para quem está em contenção de custos!
Para terminar o dia fomos a Fort Mason, o principal porto militar durante a II Guerra Mundial. Foi transformado numa centro para as Artes e Cultura, acolhendo vários eventos e instituições culturais, que podem ver aqui.
No dia em que visitámos havia um festival de street food a decorrer. Mas, por mais que quisesse, não conseguia ingerir mais alimentos. O dia estava feito!
No dia seguinte foi altura de partir para Bodie e para o Yosemite. Mas não sem antes nos despedirmos da cidade com esta magnífica vista de Twin Peaks. Aqui, havemos de voltar.
Gostaram do artigo sobre o Embarcadero e a prisão de Alcatraz em São Francisco? Leiam também onde estive antes: Contracultura no Haight-Ashbury, Sausalito e a Origem de São Francisco, de visita no Big Sur e Los Angeles e Santa Monica. Vejam também o Roteiro de 1 mês pelos EUA.
Podem também acompanhar o Facebook, Instagram e Twitter do Contramapa.
Ufa ufa… até eu fiquei “cheio” lol Só substituía o hamburguer por peixinho :))) Gosto de prisões transformadas em lugares de “peregrinação”. O relato fez-me lembrar a de Ushuaia, no fim do Mundo. Gostei do dia em S. Francisco 🙂
É muito boa a tour de Alcatraz. O audio vai nos contando a história da prisão e há também muita contextualização sobre prisões nos EUA. Vale muito a pena!
Por ter conhecido Alcatraz em filmes/séries, acho que me sentiria em um filme visitando. San Francisco tá no topo da minha lista de lugares pra ir no EUA <3 Esses gelatos deram água na boca!
Tão bom rever o Alcatraz, foi sem duvida um dos locais que me deixou mais a pensar. Escolheste o audio em português? Era a voz de um brasileiro muito cómica, partimo-nos a rir no meio da prisão… enfim! Ainda bem que foram ao Twin Peaks, é um bom spot para ver a cidade de cima 🙂
O meu audio era em inglês, perdi essa pérola, ahah
Que saudades dessa cidade linda que me conquistou. Esse passeio pelo Alcatraz é daquelas atrações que não podem faltar no roteiro de quem visita SF, e o embarcadero é uma graça, além de proporcionar uma vista incrível para o Bay Bridge <3
Abraços
Estive em 2014 em São Francisco e uma das atrações que não fui, por opção foi Alcatraz. O fisherman’s wharf em contrapartida foi um lugar super interessante de passear. Uma pena que fizemos essa comilança toda da Ghirardeli, uau fiquei com água na boca.
Dani Bispo
http://www.abolonhesa.com
Estou a gostar muito da sua série de posts sobre os EUA. Este é muito engraçado porque Alcatraz é um dos lugares que quero conhecer aí.
Tem muita história, mesmo, e a tour está muito bem feita! E tem uma vista muito fixe para a Bay Bridge! 😀
Oi Diana, adorei esse passeio de Alcatraz e o Embarcadero. Já vi filmes e documentários sobre Alcatraz e deve ser demais visitar e ver tudo ao vivo e a cores.
Agora esse chocolate e os gelados, hummmm… amo haha
Adorei esse post. Bjs
Diana, parabéns. Super interessante este post. Sou fascinada por história e Alcatraz é um local que quero realmente conhecer. Ai e essas sobremesas…..
Um dia super completo! Desde a visita a Alcatraz, até esses chocolates MARAVILHOSOS que me fizeram babar no post! Muito bacana e adorei as dicas! 🙂
Acredita que não conheço os EUA? Sempre deixo para ir à Europa…
Mas adorei o post! Bom conhecer mais uma cidade! Dicas anotadas!
Poxa. Amei.