Depois de visitar o Big Sur, chegamos a Sao Francisco, uma cidade que exerceu um profundo fascinio sobre mim. Depois de 5 dias passados aqui e depois de ter visitado tantas cidades norte-americanas, era aqui que me via a viver.

E porque?

Em primeiro lugar, a cidade tem uma aura europeia. Estamos na costa este, a milhares de quilometros de Portugal, mas Sao Francisco mostra-se assustadoramente semelhante a Lisboa. Primeiro, a luz dourada que banha a cidade quando o famoso nevoeiro desaparece. Depois, as mais de 50 colinas de Sao Francisco e a Golden Gate Bridge sempre no horizonte. E, para terminar, ate o paralelismo historico. Tal como Lisboa, Sao Francisco foi assolada por um terrivel terramoto: em 1906 tres quartos da cidade foram destruidos.

visitar-sao-francisco-5158

Em segundo lugar, e uma cidade de uma diversidade imensa. Tem uma area relativamente pequena – 7 por 7 milhas – mas os bairros sao distintos e com uma cultura muito propria. Em Haight Ashbury encontramos o que resta do espirito de contra-cultura dos anos 60; em Castro encontramos uma vibrante comunidade LGBT (lembram-se do Harvey Milk?); em North Beath encontramos o bairro associado a Beat Generation, com as lojas e bares da moda; em Ravenwood encontramos a classe alta da cidade; na Chinatown, encontramos a maior comunidade chinesa fora da Asia; no Presidio reencontramo-nos com a natureza; no Embarcadero encontramos muitos turistas e semelhancas a Velha Europa. E por ai adiante.

visitar-sao-francisco-5479

visitar-sao-francisco-4742No nosso primeiro dia em Sao Francisco fomos conhecer um pouco das origens desta cidade. Fundada em 1776, quando os espanhois decidiram construir o Presidio, a cidade so conheceu uma grande expansao no seculo seguinte. Terminada a guerra-mexicana americana, a California passou para o dominio norte-americano e iniciou-se a epoca da gold rush. Sao Francisco passou de 1.000 residentes em 1848 para 25.000 em 1849.

visitar-sao-francisco-4611

Na segunda metade do seculo XIX, houve entao uma grande expansao da cidade, de forma a acomodar todos aqueles que vinham em busca da riqueza. Uma das construcoes realizadas nesta altura (e o nosso primeiro ponto de visita) foram os Sutro Baths.

visitar-sao-francisco-4621

Localizadas em Lands End, junto ao mar, estas chegaram a ser as maiores piscinas interiores do mundo, com 6 piscinas de agua salgada e 1 piscina de agua doce. O complexo foi destruido em 1966 devido a um fogo, mas as ruinas podem hoje ser visitadas.

visitar-sao-francisco-4628

O nosso segundo ponto na cidade foi o Presidio. A base militar e prisao fundadas ainda na epoca colonial foram transformadas em 1994 num parque nacional, sendo a partir de entao gerido pelo National Park Service, como zona habitacional e de recreio, onde a natureza continua a ter um papel predominante.

E nesta zona que se encontra o Walt Disney Family Museum e a Lucasfilm, reconhecida pela estatua do Yoda.

visitar-sao-francisco-4757

No final desta area, existe o Palacio das Belas Artes, fundado em 1915 aquando da Exposicao Universal que decorreu na cidade nesse ano. Depois do terramoto e fogos de 1906, em que 3.000 padeceram e 80% da cidade ficou destruida, Sao Francisco aproveitou esta oportunidade para mostrar ao mundo que se tinha reconstruido e levantado das cinzas em menos de 10 anos. O Palacio das Belas Artes e um dos edificios mais emblematicos e um dos poucos sobreviventes da Exposicao de 1915.

visitar-sao-francisco-4785

Da parte da tarde reunimos energias e alugamos bicicletas. Sao Francisco parece nao ser uma cidade muito amiga de quem gosta de pedalar, mas as aparencias iludem! Apesar de existirem dezenas de colinas, na grande maioria estas podem ser evitadas, se estudarmos bem o nosso caminho. E a cidade ajuda, ja que em muitas estradas existe sinaletica no pavimento, que nos orienta para o melhor percurso!

visitar-sao-francisco-5285

O nosso percurso comecou perto de Crissy Field East Beach (acima), a partir de onde nos dirigimos para a Golden Gate Bridge. Construida em plena epoca da Grande Depressao, a ponte tem 2,7kms de comprimento, e pode ser percorrida de carro, de bicicleta ou mesmo a pe. E vale a pena ir ao outro lado, nem que seja para ir a Vista Point e ter uma perspectiva mais ampla da cidade de Sao Francisco.
sao francisco
visitar-sao-francisco-5302
Depois de Vista Point, continuamos em frente e decidimos passar o resto do dia a pedalar. A proxima paragem foi Sausalito, uma povoacao costeira com pouco mais de 7.000 habitantes. Com uma bela marina e uma populacao maioritariamente branca e abastada, nao fiquei muito surpreendida quando descobri que uma das cidades irmas de Sausalito e Cascais.
visitar-sao-francisco-5357

Depois passamos por Bothin Marsh, uma area protegida da Richardson Bay. Este e um ponto de paragem para mais de 400 especies migratorias e habitat natural de algumas especies em perigo de extincao. O parque e tambem um local activo onde se realizam varias actividades abertas ao publico.

sao franciscosao francisco

Passamos ainda pelo Bayfront Park e pelo Hauke Park. Continuamos a pedalar, passando pelo Richardson Bay Audubon Center & Sanctuary e por McKegney Field, onde, alem de respirar ar puro e ter mais uma panoramica sobre a cidade de Sao Francisco, observamos as pequenas casas pitorescas construidas junto a baia, sob estruturas de madeira.

sao francisco

E aproximavamo-nos de Tiburon, o nosso destino final. Esta e mais uma pequena cidade de classe media-alta com uma bela marina, a semelhanca de Sausalito. Pela beleza, proximidade a natureza e a Angels Island, e tambem uma localidade com algum turismo.

Aqui, apanhamos o ferry de volta para Sao Francisco, que demora cerca de 20 minutos, e terminamos a nossa aventura sobre rodas. Estavamos exaustos, mas de volta ao centro, com ainda quase tudo por explorar nos proximos dias…

Gostaram do artigo? Leiam tambem onde estive antes: de visita no Big Sur, em Los Angeles e Santa Monica e Flagstaff e Route 66. Vejam tambem o Roteiro de 1 mes pelos EUA.

Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

20replies
  1. telmoquadros
    telmoquadrossays:

Parabens pelo artigo. Sao Francisco parece ser mesmo uma cidade boa para se viver, com caracteristicas europeias. O pior mesmo e a falha tectonica la existente…nao sei como e que os locais lidam com essa situacao, e esse seria um tema interessante para ser tambem abordado. Continuacao do bom trabalho!

2. Larissa Pereira
    Larissa Pereirasays:

Uau, voce pegou dias lindos em San Francisco! Quando estive ai, presenciei o famoso nevoeiro. Realmente, San Francisco e uma cidade incrivel! Das norte-americanas, pra mim so perde pra NY. E nao havia percebido essa semelhanca com Lisboa (nao havia ido a Lisboa ainda), mas faz muito sentido!

3. Dani Biapo
    Dani Biaposays:

Engracado, peguei um tempo tao ruim em Sao Francisco que acabei inclusive cancelando esse passeio. Da California gostei bem mais da parte sul

Bjs

4. Juliana Moreti (turistando.in)
    Juliana Moreti (turistando.in)says:

Parabens pelo teu texto e pelas fotos, Diana!
    Tenho vontade de conhecer esse lado americano e esse teu artigo sera de grande valia!
    Achei interessante essa tua associacao com a cidade de Lisboa!
    beijinhos

5. Debora Resende
    Debora Resendesays:

Conhecer Sao Francisco sempre foi um dos meus maiores sonhos!! Amo esses lugares que se pode andar ate com a bunda de fora! ahahah ���