A visitar o Porto Palafitico da Carrasqueira

Ha lugares que pararam no tempo. Que deixam um travo a nostalgia, como se nos tivessemos esquecido de qualquer coisa la atras. Ou como se o passado nos puxasse a saia para que olhassemos para baixo. O Porto Palafifico da Carrasqueira e um desses locais.

porto palafitico carrasqueira

Localizado na freguesia da Comporta, no conselho de Alcacer do Sal, no litoral alentejano (mas distrito de Setubal), este porto foi construido pelas maos dos proprios pescadores na decada de 1960. Aqui, comecou por se apanhar ameijoas, ostras e outros mariscos e o numero de pescadores na Carrasqueira foi aumentando, o que fez nascer a necessidade de acomodar muitas embarcacoes.

porto-palafitico-carrasqueira-3

porto-palafitico-carrasqueira-2

Como a margem do rio Sado e uma zona lodosa, os pescadores sentiram a necessidade de criar plataformas que lhes permitissem chegar aos barcos sem se sujarem e com maior facilidade. A solucao foi a criacao de um cais de madeira que, desde entao, tem vindo a crescer num ziguezague de passadico de madeira ao longo do Estuario do SADO.

porto-palafitico-carrasqueira

porto-palafitico-carrasqueira-4

porto-palafitico-carrasqueira-6

No inicio de Setembro estive no Porto Palafitico da Carrasqueira e tive oportunidade de falar com alguns dos pescadores. O Jorge contou-me um pouco acerca da historia da sua vida e aproveitou tambem para falar das Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que decorria nessa semana. Organizada pela Comunidade Piscatoria da Carrasqueira, este e um momento de agradecimento, de alegria e de orgulho. Durante estas festas decorre o Cirio fluvial, em que as embarcacoes desfilam decoradas pelo Estuario do Sado, numa especie de procissao fluvial. Existe tambem baile, jogos tradicionais e musica ao vivo.


Se estiverem de passagem pela Carrasqueira, nao deixem tambem de reparar nas cabanas feitas de colmo, emblematicas desta regiao. Estas habitacoes eram construidas pelos pescadores e trabalhadores rurais, aos quais a Herdade da Comporta nao permitia construir casas com materiais mais duradouros.

porto palafitico carrasqueira

porto-palafitico-carrasqueira-8

One thought on “A visitar o Porto Palafitico da Carrasqueira

Comentarios

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num icone para iniciar sessao:

WordPress.com Logo

Esta a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Esta a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Esta a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Esta a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s