Há lugares que pararam no tempo. Que deixam um travo a nostalgia, como se nos tivéssemos esquecido de qualquer coisa lá atrás. Ou como se o passado nos puxasse a saia para que olhássemos para baixo. O Porto Palafífico da Carrasqueira é um desses locais.
Localizado na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, no litoral alentejano (mas distrito de Setúbal), este o Porto Palafítico da Carrasqueira foi construído pelas mãos dos próprios pescadores na década de 1960. Aqui, começou por se apanhar amêijoas, ostras e outros mariscos e o número de pescadores na Carrasqueira foi aumentando, o que fez nascer a necessidade de acomodar muitas embarcações.
Como a margem do rio Sado é uma zona lodosa, os pescadores sentiram a necessidade de criar plataformas que lhes permitissem chegar aos barcos sem se sujarem e com maior facilidade. A solução foi a criação de um cais de madeira que, desde então, tem vindo a crescer num ziguezague de passadiço de madeira ao longo do Estuário do Sado.
No início de Setembro estive no Porto Palafítico da Carrasqueira e tive oportunidade de falar com alguns dos pescadores. O Jorge contou-me um pouco acerca da história da sua vida e aproveitou também para falar das Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que decorria nessa semana. Organizada pela Comunidade Piscatória da Carrasqueira, este é um momento de agradecimento, de alegria e de orgulho. Durante estas festas decorre o Círio fluvial, em que as embarcações desfilam decoradas pelo Estuário do Sado, numa espécie de procissão fluvial. Existe também baile, jogos tradicionais e música ao vivo.
Além do Porto Palafítico da Carrasqueira
Se estiverem de passagem pelo Porto Palafítico da Carrasqueira, não deixem também de reparar nas cabanas feitas de colmo, emblemáticas desta região. Estas habitações eram construídas pelos pescadores e trabalhadores rurais, aos quais a Herdade da Comporta não permitia construir casas com materiais mais duradouros.
Gostaram de conhecer o Porto Palafífico da Carrasqueira? Vejam também as 10 melhores praias da Costa Vicentina e Onde Comer na Costa Vicentina. Para mais informações sobre a Carrasqueira, cliquem aqui.
No sabía que existía un sitio tan curioso tan cerca de Comporta.
É uma bela surpresa! 🙂
Que delícia de lugar! Lembra muito nossas vilas de pescadores em Santa Catarina, como as de Florianópolis, nossa ilha. Abraço!
Do outro lado do Atlântico, mas não tão diferentes!
Super interessante, um cantinho escondido com tanta história e beleza.
Estas vilas de pescadores são sempre encantadoras! A beleza da simplicidade está em lugares como este. Adorei seu Post. Bacio di Roma.
Parabéns pelo post! Gostei muito e fiquei bastante interessado em saborear essa experiência ‘in loco’. Gostei também das fotos 🙂
Já tinha ouvido falar do Porto Palafítico da Carrasqueira, mas, para dizer a verdade, não tinha bem a noção de onde exatamente ficava. Estes locais são tão mágicos, parece que o tempo parou aqui. Muito bonito, mesmo.
Diana, ainda não tinha ouvido falar de Porto Palafífico da Carrasqueira, mas achei um lugar super convidativo! Adorei as fotos e fiquei com vontade de conhecer! Obrigada por compartilhar suas dicas!
Que fotos lindas, adorei! E que lugar curioso, adoro vilas de pescadores. Sempre o menos apresentando o mais. Muito bonito!
Que lugar encantador. Posts como o seu, me despertam a vontade de viajar mais por Portugal. Parabéns
Bjs
Dani Bispo
Muito legal as fotos e o lugar. Adoro conhecer vilas de pescadores e principalmente os moradores. É muito bom sentar e conversar sobre a forma de vida deles. No Rio de Janeiro, existem algumas longe da capital que preservam a simples forma de viver.
Esta é uma região que ainda não conheço, mas já vi que aqui não falta potencial: desde a parte mais natural do estuário à vertente patrimonial, sobretudo o valioso recheio etnográfico contido nas embarcações e habitações dos pescadores.
Nunca tinha ouvido falar deste lugar, e isto que é legal: viajarmos através da experiência dos outros. Vilas de pescadores sempre nos mostram a simplicidade da vida. Quando viajamos para destinos com praia, procuramos conhece-las.
Muito interessante!
Olá!!!!
Assim como não conhecia Contramapa, também, não conhecia o Porto Palafítico da Carrasqueira !
Parabéns !
Espero ir ver, no lugar, mais esta beleza, um pouco escondida !
Muito obrigada!
Obrigada! O Porto é mesmo giro e vale a pena uma visita 🙂 Obrigada pela visita!
It has real charm, Diana. 🙂 I’d like to visit that area one day.
Adorei, parece ser um local para reencontrar-se consigo mesmo durante um belo pôr do sol…