Ha lugares que pararam no tempo. Que deixam um travo a nostalgia, como se nos tivessemos esquecido de qualquer coisa la atras. Ou como se o passado nos puxasse a saia para que olhassemos para baixo. O Porto Palafifico da Carrasqueira e um desses locais.

porto-palafitico-carrasqueira-5

Localizado na freguesia da Comporta, no concelho de Alcacer do Sal, no litoral alentejano (mas distrito de Setubal), este o Porto Palafitico da Carrasqueira foi construido pelas maos dos proprios pescadores na decada de 1960. Aqui, comecou por se apanhar ameijoas, ostras e outros mariscos e o numero de pescadores na Carrasqueira foi aumentando, o que fez nascer a necessidade de acomodar muitas embarcacoes.

porto-palafitico-carrasqueira-3

porto-palafitico-carrasqueira-2

Como a margem do rio Sado e uma zona lodosa, os pescadores sentiram a necessidade de criar plataformas que lhes permitissem chegar aos barcos sem se sujarem e com maior facilidade. A solucao foi a criacao de um cais de madeira que, desde entao, tem vindo a crescer num ziguezague de passadico de madeira ao longo do Estuario do Sado.

porto-palafitico-carrasqueira

porto-palafitico-carrasqueira-4

porto-palafitico-carrasqueira-6

No inicio de Setembro estive no Porto Palafitico da Carrasqueira e tive oportunidade de falar com alguns dos pescadores. O Jorge contou-me um pouco acerca da historia da sua vida e aproveitou tambem para falar das Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que decorria nessa semana. Organizada pela Comunidade Piscatoria da Carrasqueira, este e um momento de agradecimento, de alegria e de orgulho. Durante estas festas decorre o Cirio fluvial, em que as embarcacoes desfilam decoradas pelo Estuario do Sado, numa especie de procissao fluvial. Existe tambem baile, jogos tradicionais e musica ao vivo.

Alem do Porto Palafitico da Carrasqueira

Se estiverem de passagem pelo Porto Palafitico da Carrasqueira, nao deixem tambem de reparar nas cabanas feitas de colmo, emblematicas desta regiao. Estas habitacoes eram construidas pelos pescadores e trabalhadores rurais, aos quais a Herdade da Comporta nao permitia construir casas com materiais mais duradouros.

porto palafitico carrasqueira

porto-palafitico-carrasqueira-8

Gostaram de conhecer o Porto Palafifico da Carrasqueira? Vejam tambem as 10 melhores praias da Costa Vicentina e Onde Comer na Costa Vicentina. Para mais informacoes sobre a Carrasqueira, cliquem aqui.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

19replies
  1. Marlene Marques
    Marlene Marquessays:

    Ja tinha ouvido falar do Porto Palafitico da Carrasqueira, mas, para dizer a verdade, nao tinha bem a nocao de onde exatamente ficava. Estes locais sao tao magicos, parece que o tempo parou aqui. Muito bonito, mesmo.

    Responder
  2. Caio Farias
    Caio Fariassays:

    Muito legal as fotos e o lugar. Adoro conhecer vilas de pescadores e principalmente os moradores. E muito bom sentar e conversar sobre a forma de vida deles. No Rio de Janeiro, existem algumas longe da capital que preservam a simples forma de viver.

    Responder
  3. Pedro Henriques
    Pedro Henriquessays:

    Esta e uma regiao que ainda nao conheco, mas ja vi que aqui nao falta potencial: desde a parte mais natural do estuario a vertente patrimonial, sobretudo o valioso recheio etnografico contido nas embarcacoes e habitacoes dos pescadores.

    Responder
  4. julidamore
    julidamoresays:

    Nunca tinha ouvido falar deste lugar, e isto que e legal: viajarmos atraves da experiencia dos outros. Vilas de pescadores sempre nos mostram a simplicidade da vida. Quando viajamos para destinos com praia, procuramos conhece-las.

    Responder
  5. Anonimo
    Anonimosays:

    Ola!!!!
    Assim como nao conhecia Contramapa, tambem, nao conhecia o Porto Palafitico da Carrasqueira !
    Parabens !
    Espero ir ver, no lugar, mais esta beleza, um pouco escondida !
    Muito obrigada!

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.