Num dos fim-de-semanas mais quentes deste ano (alerta suadeira demoniaca!), deixei as enchentes das praias do litoral para tras e rumei ao interior de Portugal. Mais precisamente, ao distrito de Castelo Branco. O destino foi principalmente o concelho do Fundao, onde pude conhecer algumas das Aldeias do Xisto junto ao Zezere e a Serra da Gardunha.

Aldeias do Xisto no Zezere

A rede de Aldeias do Xisto junta 27 povoacoes nos distritos de Coimbra e Castelo Branco que se destacam pelo seu patrimonio cultural, historico e natural. Ha as paredes de xisto bem preservadas, ha monumentos emblematicos, ha praias fluviais, ha vestigios dos nossos antepassados, ha uma fauna e flora especial e uma gastronomia de nos pôr a salivar em menos de tres tempos.

E preciso dizer mais?

A rede de Aldeias do Xisto esta dividida em 4 zonas: Serra da Lousa, Serra do Acor, Tejo-Ocreza e Zezere. E foram precisamente 3 das aldeias do Xisto junto ao rio Zezere que decidimos visitar.

Pedrogao Pequeno, Barragem do Cabril e Ponte Filipina

A primeira paragem foi a Barragem do Cabril, junto a aldeia de Pedrogao Pequeno. Os termometros subiam rapidamente e tinhamos de comecar o dia com um mergulho para refrescar. Depois, subimos ao Monte da Nossa Senhora da Confianca, junto a aldeia, para apreciar a vista panoramica sobre a Barragem e o Rio Zezere.

Atravessamos a pequena aldeia e fomos conhecer o monumento mais emblematico desta zona: a Ponte Filipina. Depois de descermos aos ziguezagues por uma estrada a pique, chegamos a esta ponte construida no inicio do seculo XVII durante a dinastia filipina. Durante quase 350 anos, esta ponte foi a unica ligacao entre Pedrogao Pequeno e Pedrogao Grande… ou seja a unica ligacao da aldeia ao litoral do pais.

Janeiro de Cima, Praia Fluvial e o linho

A nossa segunda Aldeia do Xisto foi Janeiro de Cima a cerca de 60kms. Por um trajecto realizado junto ao Zezere, chegamos a esta pequena aldeia, localizada bem a beira do rio. Tao a beira que basta descermos a rua principal de Janeiro de Cima de toalha ao ombro e caminharmos para a praia fluvial. As temperaturas continuavam a bater recordes e fomos obrigados a ir a banhos uma vez mais…

visitar aldeias do xisto 30

visitar aldeias do xisto 18Alem da agua fresca do rio, esta aldeia e conhecida pela producao textil de linho. Vale a pena conhecer a Casa das Tecedeiras, onde ainda se fabricam pecas de linho de forma tradicional e tirar uma fotografia junto ao Tear Gigante, mesmo ao lado.

visitar aldeias do xisto

Barroca, a tradicao agricola e as gravuras rupestres

A nossa terceira e ultima aldeia do Xisto foi a Barroca, onde se encontra a sede da rede de Aldeias do Xisto. Esta nao e a povoacao mais pitoresca, mas podemos beber o ambiente agricola de uma aldeia isolada numa morro, entre dois cursos de agua.

visitar aldeias do xisto 29

A partir desta aldeia e tambem possivel realizar um percurso em busca das Gravuras Rupestres nas margens do rio, com as Minas da Panasqueira no horizonte. Sao alias muitas as caminhadas e trilhos que podem ser realizados a partir das Aldeias do Xisto, a descoberta do nosso patrimonio natural.

Serra da Gardunha: das cerejas aos OVNIs

Localizada a sul da Serra da Estrela, a Gardunha, no concelho do Fundao, e ainda pouco conhecida e visitada. Tem 20km por 10km de cumprimento e atinge uma altitude de pouco mais de 1200 metros, sendo a primeira grande fronteira entre o norte e o sul de Portugal.

Apesar de ser pequena em termos de area, a serra tem uma grande diversidade biologica, com o granito e xisto a marcarem uma presenca constante. A paisagem e pautada por castanheiros e cerejeiras, ou nao fosse o Fundao a capital nacional da cereja!

visitar aldeias do xisto

Aqui, na aldeia de Alcongosta (por onde se sobe para o topo da serra) realiza-se anualmente entre Maio e Junho a Festa da Cereja. Durante quase uma semana podemos provar todo o tipo de gastronomia feita com a cereja como ingrediente. E, tambem, aprender a confeccionar atraves dos varios workshops. Mas a cereja nao e a unica iguaria da serra.

Ao longo do ano, pelas povoacoes da serra existem tambem um Festival do Grelo, uma Feira do Queijo e um Festival do Cogumelo.

Para aqueles que gostam de misterios, a serra da Gardunha e tambem um destino predilecto para quem anda a caca de actividade extraterrestre. Diz-se por ai que fenomenos estranhos acontecem nas encostas do Fundao, entre eles avistamentos de OVNIs e casos de abducao por entidades alienigenas… Quer acreditemos, quer nao, estas historias cobrem a serra de uma aura enigmatica.

visitar aldeias do xisto

Nos nao andamos a procura de seres de outros planetas, mas subimos a Torre de Vigia para apreciar a vista espectacular sobre a Serra!

Onde Comer na Serra da Gardunha

Restaurante As Tilias, Fundao

Ha restaurantes onde sentimos que existe um amor pela gastronomia. Uma dedicacao especial, quase carinho. E o caso do restaurante As Tilias, que encontramos na cidade do Fundao, junto a Serra da Gardunha.

Fundado em 2005, o espaco foi idealizado como “take-away”, mas o sucesso das refeicoes da Sra. Etelvina foi tanto, que, pouco tempo depois, o restaurante surgiu. Hoje, tem uma lotacao de cerca de 25 pessoas e continua a funcionar tambem como “take-away”.

Aqui, podemos provar o melhor da gastronomia regional, mas tambem criacoes proprias da casa, idealizadas e confeccionadas pela Sra. Etelvina, que conhece os ingredientes da regiao como ninguem. Algumas das especialidades da casa incluem o maranho, lombinhos de porco com castanha e cereja, esparregado, bochechas de porco preto e supremo de frango a serrana.

A Refeicao

Pedimos uma entrada de friteres de queijo com cereja, acompanhados de salada. Deliciosos e muito gulosos para comecar.

visitar aldeias do xisto 5

Para refeicao principal, escolhemos duas especialidades da casa. Primeiro o maranho, um prato tipico da regiao que consiste em pele de estômago de vaca recheado com arroz, carne, presunto e ervas aromaticas. Tem um sabor forte, mas os bons garfos vao apreciar. De seguida, provamos os lombinhos de porco com molho agridoce acompanhados de castanhas, cerejas e espinafres. As castanhas crocantes estavam assadas na perfeicao e a cereja acompanha bem o lombinho. Fiquei deliciada com este banquete ao final do dia!

visitar aldeias do xisto 6

visitar aldeias do xisto 7

Para sobremesa, uma mesa de queijo de cabra com doce de pera e cogumelo shiitake e uma gelatina caseira de champagne com framboesas. A sobremesa refrescante ideal para terminar um dia com temperaturas maximas a bater recordes!

visitar aldeias do xisto 8

visitar aldeias do xisto 10

Precos & Reservas

Uma refeicao completa no restaurante As Tilias custa a partir de 15 euros. Como o espaco e pequeno, convem fazer uma reserva, que pode ser feita atraves: +351 275 77 22 69 ou +351 963 082 651.

Localizacao

Rua dos Restauradores, R/C Loja B, Fundao

Restaurante O Fiado, Janeiro de Cima

Na pequena aldeia de Janeiro de Cima, existe um reduto gastronomico que vale a pena conhecer. O restaurante O Fiado foi requalificado no ambito do programa das Redes de Aldeias do Xisto e oferece uma gastronomia regional com aprumo para quem passe por estas bandas.

A refeicao

A cozinha no Fiado e bem tradicional, com pratos como cabrito no forno, bacalhau com broa, javali, chanfana, maranho e polvo a lagareiro. Saltamos as entradas e fomos directamente para o prato principal. Primeiro, perca assada com batata, presunto e broa. Depois, cabrito assado com batata e migas de broa. Ambos os pratos cozinhados na perfeicao, o primeiro mais saudavel e o segundo bem suculento para quem poe a dieta de lado.

serra da gardunha

Para rematar, nao resistirmos as sobremesas caseiras e fomos directos para um cheesecake de frutos vermelhos e uma sinfonia com pudim, bolo de chocolate e leite creme. E nao e que foi um dos melhores cheesecakes da minha vida?!

Precos & Reservas

A refeicao completa no restaurante O Fiado custa a partir de 18 euros. Com lotacao para cerca de 80 lugares, nao me pareceu que o restaurante esgostasse com facilidade. Se ainda assim quiserem reservar uma mesa, poderao faze-lo atraves do telefone: +351 272 745 024.

Localizacao

Rua do Espirito Santo, n5, Janeiro de Cima, Fundao

Onde Dormir / Alojamento: Natura Glamping

Se disser que o Natura Glamping pôs a Serra da Gardunha no mapa podera nao ser um grande exagero. O local onde ficamos alojados valia, por si, a viagem ao Fundao!

Ora, comecemos pelo inicio. Glamping e um conceito que se comecou a popularizar nos ultimos anos e que junta os termos “glamour” e “camping”. Se estao fartos de carregar tralha e montar tenda, esta pode ser uma solucao. A ideia do glamping e tornar o campismo mais confortavel e mais comodo. Queremos ficar proximos da natureza, mas podemos tambem ter mais espaco, uma cama decente e lencois lavados.

visitar aldeias do xisto 12

visitar aldeias xisto 4No caso do Natura Glamping, onde ficamos alojados, trata-se de um verdadeiro turismo de natureza de luxo.

Fundado ha um ano e meio, o Natura Glamping fica a caminho do topo da Serra da Gardunha, logo depois da aldeia de Alcongosta. Com uma vista de montanha a perder de vista, e um refugio ideal, quer para uma noite quente de verao, quer para apreciar um nevao durante o inverno. Podemos ficar a contar as estrelas a partir do alpendre do nosso domo ou a beber um cha enquanto vemos um nevao a cair na serra a partir de dentro do domo…

visitar aldeias do xisto

Cada um dos domos geodesicos (a partir de 95 euros) e uma especie de redoma gigante e vai muito alem de uma mera tenda! As estruturas funcionam como um quarto com capacidade para 4 pessoas, duas camas de casal, casa-de-banho privativa, ar-condicionado e wi-fi. Tudo o que poderia ser encontrado num quarto de hotel de 4 ou 5 estrelas. Mas com muito mais estilo!

visitar aldeias do xisto 13

visitar aldeias xisto

Alem do alojamento num dos domos, o Natura Glamping oferece tambem o pequeno-almoco com alimentos locais (sim, cereja!). Podem ser marcadas varias actividades pela serra: passeios a cavalo, caminhadas fotograficas, trekking, ioga, passeios de balao, entre outros. As reservas podem ser realizadas a partir daqui.

visitar aldeias do xisto 14

Se gostaram do artigo sobre a Serra da Gardunha, sigam a pagina no Facebook, o Instagram e o Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

21replies
  1. Carmen Correia
    Carmen Correiasays:

Adorei este post, o roteiro que fez e o relato. Tenho uma questao: aconselha a fazer o mesmo roteiro em pleno inverno? Em janeiro por exemplo? Ou aconselha a fazer a exploracao das aldeias do xisto apenas na primavera e o verao?

• Contramapa
      Contramapasays:

Ola! Achique e um roteiro que pode ser feito ao longo de todo o ano, ate porque no inverno e muito giro encontrar tudo coverto de neve! ��� no pico do verao e preciso e ter cuidado porque pode fazer muito calor, mas ha sempre as praias fluviais que sao mais que muitas!

2. Edson Jr
    Edson Jrsays:

Que post mais lindo. Quando fomos a Portugal acabamos nao visitando as aldeias. Mas deixa eu contar uma coisa, de suas fotos, as que mais gostei foram as de comida ��� Como a culinaria portuguesa e maravilhosa! ���

3. Sonia Justo
    Sonia Justosays:

Ola Diana, essas fotografias maravilhosas de comida sao uma maldade para quem adora comer como eu, adorei o roteiro e vou mesmo segui-lo um dia destes. Assim que comecei a ler o post e vi Fundao lembrei-me logo das cerejas ��� e fiquei com muita vontade de fazer um passeio de balao, nao fazia ideia de que era possivel. Beijos

4. Camila Lisbôa
    Camila Lisbôasays:

Parei de ler quando vi cereja e minha boca encheu de agua! ahhhh que delicia!

No Brasil e meio dificil de achar, mas aqui no Chile – onde tô vivendo agora – tem muuuuuito! Ai me esbaldo no verao <3 Tenho mais uma desculpa pra visitar esse lugar charmosissimo e me deliciar ���