porto palafitico carrasqueira

Para mim, a fotografia e uma grande parte da viagem e por isso partilho aqui 10 Dicas de Fotografia na Viagem. Gosto de viajar e conhecer novos sitios e culturas, mas tambem adoro aquela photo opportunity. Fazer o enquadramento perfeito (como o das senhoras de Castelo de Vide) ou pôr a camera a babar para cima de uma refeicao. Conhecer alguem fotogenico (como o puto mais amoroso de Sao Tome) ou arriscar a vida para poder recordar uma tarantula (sim, aqui). E, claro, fotografar os melhores pores-do-sol, como o de Havana. Amanheceres nem tanto, tendo em conta o meu feitio pouco madrugador… Enfim, estao a perceber a ideia.

Volto de cada viagem com fotografias recheadas de memorias! Contudo, acredito que as fotografias de viagem nao devem ser tiradas apenas para fazer numero, mas sim para nos recordar algo em especifico. Nao vale a pena tirar 100 fotos daquele pôr-do-sol. Ninguem vai querer saber, nem nos proprios! O que queremos e guardar uma fotografia de viagem unica que nos lembre aquele lugar e aquele momento especial.

Mas tirar aquela fotografia de viagem perfeita pode ser dificil. Ha que planear o equipamento, o enquadramento e a luz do dia. E, acima de tudo, dedicar tempo. Para vos ajudar, deixo aqui 10 dicas de fotografia na viagem pelas quais me guio…

jardim botanico washington dc

1 – Dominem as funcionalidades da vossa maquina fotografica

Nao ha nada pior do que perder aquela fotografia por estarem atrapalhados com a maquina fotografica. Ate porque, como sabem, ha certos momentos, principalmente os inesperados, que vos podem aparecer a frente apenas uma vez. Dominem bem o uso da vossa maquina fotografica para nao perderem tempo, nem a desperdicarem as melhores imagens. Saibam como mudar rapidamente do modo manual para o automatico. Aprendam a focar a lente em modo manual e a utilizar o flash na altura apropriada. E, pouco a pouco, vao-se aventurando e experimentando com a velocidade de obturacao/tempo de exposicao, com a abertura da lente e os filtros ISO.

2 – Conhecam bem o local que vao visitar

Ou va, minimamente. Estar informado sobre os pontos de interesse e cultura do destino e meio caminho andado para se ter uma ideia do que se pode vir a fotografar. Os enquadramentos ideais surgem com maior naturalidade e tornamo-nos mais atentos ao nosso meio envolvente, o que aumenta a probabilidade de tirarmos uma fotografia perfeita.

3 – Preparem-se e levem tudo o que precisem para a viagem

Conhecer bem o destino tambem da uma ideia do que se deve levar, de forma a nao transportar tralha a mais e peso desnecessario, principalmente se vao andar sempre de mochila as costas. Para alem disso, e importante levar varios cartoes de memoria de reserva, para o caso de precisarem de mais espaco na vossa maquina fotografica. E nao se esquecam do carregador, baterias, das varias lentes e do tripe, caso utilizem. Depois de arrumarem a tralha, espreitem de novo o vosso plano de viagem para se assegurarem que visitam os locais mais fotogenicos com a luz ideal: bem cedo ao amanhecer ou ao pôr-do-sol.

DSC03073

4 – Aprendam as palavras mais importantes no idioma local

Se viajarem para um pais cuja lingua nao dominam, esforcem-se por aprender as palavras mais importantes. ��Ola��, ��obrigada��, ��for favor�� e ��desculpe�� sao apenas algumas das palavras que podem abrir algumas portas ou, pelo menos, sacar um sorriso. Pensem que, ao conseguirem comunicar com os locais conseguem tambem uma maior proximidade, assim como uma maior probabilidade de serem ajudados, caso se percam ou precisem de orientacao. A facilidade de comunicacao pode tambem resultar numa empatia com as pessoas, o que, por vezes, e o suficiente para que se deixem fotografar ou para que vos revelem locais mais escondidos e de dificil acesso aos turistas.

Nao se esquecam de pedir sempre autorizacao para tirar fotografias aos locais. E, ja agora, aprendam a perguntar no idioma local: “Posso tirar uma fotografia?”

5 – Tenham uma mentalidade aberta para viver o desconhecido

Muitas vezes, para conseguirmos tirar as melhores fotografias de viagem, temos que viver o desconhecido, o que pode significar caminhos desconhecidos, diferentes costumes e gastronomias estranhas. Portanto, nao tenham medo de sair da vossa zona de conforto e aventurem-se na descoberta de novos sons, de novos sabores e de novos cheiros. Misturem-se com os locais, experimentem sensacoes diferentes e conhecam, de uma forma bem mais profunda, as suas raizes, historias e vivencias.

6 – Prefiram andar a pe e de transportes publicos

Esta e provavelmente um das mais importantes de dicas de fotografia na viagem. A vida nao acontece dentro de um taxi. E, portanto, a vossa fotografia tambem nao. Por muito mais facil que seja andar de carro, a melhor forma de conhecerem uma cidade e explorando-a a pe ou de transportes publicos. Nao sao so as paisagens e os monumentos historicos que reflectem uma cultura, mas tambem (e principalmente!) as pessoas e os seus jeitos, rotinas e modos de agir em publico. E nada disto pode ser vivido dentro do conforto do ar condicionado do taxi ou do carro alugado!

metro nova iorque

7 – Agarrem as melhores oportunidades para fotografar

Nao deixem escapar o momento certo para tirar a fotografia ideal. Nao da para pôr a vida em modo pausa. A fotografia de viagem tambem nao. E o momento certo pode acontecer de forma inesperada e nao fica ali a espera que tirem a maquina da mochila. Ou esperam pacientemente pelas melhores oportunidades, ou correm atras delas, fazendo alguns sacrificios. Por exemplo, se adoram o nascer do sol, preparem-se para acordar bem cedo. Se querem captar a foto ideal do pôr-do-sol, sejam pacientes e esperarem ate a luz ideal. Se caminham por uma rua movimentada e cheia de vida, tenham sempre a maquina a postos em modo automatico. Se encontram alguem a transpirar fotogenia, percam a vergonha e pecam para fotografar.

melhores praias costa vicentina

8 – Adequem as caracteristicas da maquina ao que vao fotografar

Nem sempre todos os cenarios se adequam as caracteristicas da maquina que mais costumam usar, e e importante adequarem-nas aos objectivos que pretendem e as realidades que tem a vossa frente. Se gostam de tirar fotos de rostos e objectos, invistam numa lente com distancia focal menor. Se gostam de tirar fotos amplas a paisagens, ponderem uma lente de grande distancia focal. Se gostam de fotos de aventura e debaixo de agua, ponderem uma action camera. Se variarem nas lentes e nas proprias funcionalidades da maquina, vao ficar com imagens variadas e originais, que reflectem na perfeicao os locais por onde passaram!

9 – Pecam aos locais para que vos fotografem

Nao tenham vergonha, principalmente porque ha sempre alguem disponivel para vos ajudar. Nao deixem de ter fotografias vossas nos pontos de interesse e nos locais que mais gostarem, ainda para mais se forem com amigos ou com a vossa cara-metade. Nao digo que nao tirem selfies, mas facam questao de ter fotos vossas tiradas por outros, com melhor enquadramento e paisagens mais amplas… E, quica, ate se podem surpreender com dotes fotograficos alheios!

visitar grand canyon

10 – Aproveitem a viagem ao maximo!

Acima de tudo, divirtam-se enquanto fotografam. Aproveitem cada momento, vivam tudo ao maximo, transferindo todas as boas energias para as vossas fotografias de viagem. Quer seja uma viagem de aventura, com amigos, ou a dois. E, nunca, mas nunca se esquecam: viajar e uma experiencia unica, que vos transforma, que vos traz mundo. E a fotografia de viagem faz parte desse trazer mundo! Nao se esquecam disso. ���

Se gostaram deste artigo das 10 Dicas de Fotografia na Viagem e vos consegui dar boas dicas para tirarem as melhores fotografias de viagem, sigam-me no Facebook e Instagram. Saibam tambem como fazer a Mala para 1 Mes e encontram os Melhores Poshtels da Europa.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

16replies
  1. Marta Chan
    Marta Chansays:

    Ser simpatico e comunicar com os locais e tao importante! So nao concordo quando oferecem dinheiro por uma foto, o que acontece muito na India.

    Gostei muito de ler estas dicas, o meter o modo automatico em ruas movimentadas era tudo o que precisava ouvir, quer dizer, ler ���

    Responder
  2. Marlene Marques
    Marlene Marquessays:

    Boas dicas, Diana! Ainda estou a trabalhar para conseguir “aquelas” fotos. Por vezes e tao dificil conseguir captar o que os nossos olhos (e alma) estao a ver ���

    Responder
  3. Debora
    Deborasays:

    Adorei as dicas, bem originais! Sou fotografa e o que mais amo fotografar sao minhas viagens. Alem e conseguir imagens lindas, guardo muitas recordacoes de todos os momentos ���

    Responder
  4. Reynaldo
    Reynaldosays:

    Interessante um artigo sobre dicas de fotografia que quase nao fala nas tecnicas, mas sim no comportamento e na atitude ao fotografar. Normalmente os artigos sobre fotografia esquecem essa parte que e igualmente importante. E e boa, realmente, a dica de usar a maquina no automatico para nao correr o risco de perder algum momento importante. Faco muito isso. Deixo o uso da tecnica e o pouco que conheco delas quando quero tentar criar algum efeito especial ou para brincar um pouco com o cenario quando tenho tempo em algum momento da viagem.

    Uma coisa que gosto muito de fazer quando viajo e ter sempre um olho tambem nos detalhes. Pode ser uma janela, uma escultura, um detalhe na roupa de alguem. Normalmente nos mostram caracteristicas do local ou do momento. Um bom exemplo foi uma foto que voce colocou no instagram recentemente com algumas folhas sobre um chao de pedras. Muito bonita a foto e bem caracteristica do outono que voce quis representar. Muito bom o post.

    Responder
    • contramapa
      contramapasays:

      Reynaldo, muito obrigada pelo comentario! Sou mesmo dessa opiniao, muitas vezes a tecnica e o que conta menos e nao e ai (ou so ai) que nos devemos focar! Muito raramente utilizo o modo manual na minha maquina fotografia (nenhuma dessas fotos acima foi em modo manual). O enquadramento e o pormenor sao muito mais importantes! ���

      Fico feliz que tenha gostado das fotos das olhas, realmente foram um simbolo do inicio do Outono/Inverno! Ahah

      bjs

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.