dicas couchsurfing

Ja ouviram falar em viagens com alojamento gratuito? De experiencias de amigos que ficaram a dormir no sofa de um desconhecido? De estranhos que se oferecem para mostrar o que de melhor tem a sua cidade?

Bom. E tudo verdade. E tudo um bocadinho redutor, tambem. Portanto, vamos la.

(Leiam tambem as Dicas para Fazer Couchsurfing.)

o que e couchsurfing

O que e o Couchsurfing?

O Couchsurfing e uma comunidade online - uma rede social - que permite que cada um crie o seu perfil e disponibilize o seu sofa, colchao insuflavel ou quarto de hospedes a outros membros da comunidade, de forma gratuita.

O Couchsurfing foi criado em 2003 sob o espirito da troca de experiencias, criacao de lacos de amizade e promocao de multiculturalidade e ��dar sem esperar nada em troca��. Tem crescido ao longo dos anos e vai sustentando a esperanca de que existe bem no mundo. Porque se todos abrissemos a porta a um estranho, este mundo seria muito melhor.

A plataforma conta hoje com 8 milhoes de membros (ativos e inativos) em 100.000 cidades. Fantastico, nao e? Os paises que apresentam maior numero de membros encontram-se na America do Norte e Europa ocidental, nos paises ditos mais desenvolvidos. Existem muitos amigos e casais que partilham esta experiencia, mas o Couchsurfing e o meio predilecto para os solo travelers novatos, ou seja, para quem faz uma primeira grande viagem sozinho mundo fora.

Como funciona o Couchsurfing?

Para comecar a utilizar o Couchsurfing basta criar um perfil na plataforma... e e altamente recomendavel que seja um perfil completo que espelhe a nossa personalidade e preferencias. Se queremos fazer Couchsurfing, temos de criar confianca no outro.

Quando criarem o perfil, tenham especial atencao as fotografias que escolhem. Se vao ficar em casa de um estranho, provavelmente essa pessoa vai querer ter uma ideia bem clara do vosso aspecto e, pelas fotografias, vai tentar perceber a vossa personalidade. Portanto, escolham fotografias que espelhem a imagem que querem passar de voces mesmos.

Finalmente, a parte mais importante do Couchsurfing e o sistema de referencias, que e o mecanismo que permite criar relacoes de confianca online, quer estejas a alojar ou a ser alojado. Portanto, depois de terem o vosso perfil completo, falem com amigos que ja estejam inscritos na plataforma e pecam-lhes referencias no site.

E... pronto. Agora estao preparados para navegar e descobrir couchsurfers para vos acolherem ou para receberem pedidos de outros membros. Para procurarem couchsurfers onde possam ficar cliquem em ��Find Hosts�� em cima (onde diz Explore) e coloquem a cidade para onde vao viajar.

Mas tenho mesmo de receber pessoas ou ficar em casa de alguem?

Nao. O Couchsurfing e muito mais do que isso. E uma comunidade de apaixonados por viagens e por experiencias. Uma comunidade de ��animais sociais�� (ou nem tanto) que adoram conhecer pessoas de outras culturas, que falam outros idiomas, ou que simplesmente pensam de forma diferente!

Se nao podem alojar ninguem e nao estao a viajar, podem sempre colocar o estado de perfil como ��Wants to Meet Up��. Em vez de terem alguem a dormir em vossa casa, ficam apenas disponiveis para mostrarem a cidade a um viajante de outras paragens.

A comunidade de couchsurfers funciona tambem atraves de Grupos. A plataforma tem diferentes foruns onde os amantes do Couchsurfing organizam encontros periodicos: quer para conhecer outros viajantes, quer para conhecer residentes da cidade. Por exemplo, em Lisboa existe um encontro semanal, sempre no mesmo local.

Vantagens de Fazer Couchsurfing

  • A vantagem mais obvia e a gratuitidade. Ninguem vos vai cobrar alojamento. Claro que podemos querer ser simpaticos e trazer uma pequena lembranca, mas isso esta sempre do nosso lado.
  • Muito provavelmente, quem vos aloja vai vos dar dicas sobre a cidade e provavelmente vai querer ate mostra-la. Com o Couchsurfing, muitas vezes deixamos de nos sentir turistas numa caca ao tesouro dos pontos do guia, e comecamos a aproveitar a cidade como se vivessemos nela. E e a maior vantagem.
  • Conhecemos pessoas fantasticas. Mesmo. Porque quem esta disposto a abrir a porta a um estranho (ou quem fica em casa de um estranho), tende a ser uma pessoa de espirito aberto e com historias mirabolantes para contar. Fazem-se amigos. Conhecemos outras pessoas. Outros mundos. E nao e esse o objetivo de quem viaja?
  • Surpresas acontecem. E quando fazemos Couchsurfing, mais surpresas acontecem. E isso so pode ser uma coisa boa. Quer sejam surpresas com as pessoas que conhecemos, lugares novos que nao estavamos a espera de visitar ou novos sabores que nao sabiamos que iriamos provar.

Desvantagens de Fazer Couchsurfing

  • Ora, a minha avo sempre me disse ��nao sorrias a estranhos��. Imaginem o que ela pensaria se lhe dissesse que nao so iria sorrir a um estranho, como tambem iria deixa-lo ficar a dormir no sofa. A seguranca e uma das grandes desvantagens do Couchsurfing. Apesar dos perfis completos e do sistema de referencias, nos nao conhecemos quem esta do outro lado da porta. E isso e sempre um risco. E temos de estar preparados para o assumir.
  • Ha quem confunda o Couchsurfing com Sexsurfing. Uma especie de Tinder em viagem. Principalmente se estiverem a viajar sozinho e ficarem em casa de alguem do sexo oposto, o anfitriao podera tentar… meter-se com voces. Pode ser algo subtil, ou algo mais claro. O importante e: nao facam nada com que nao se sintam confortaveis. O Couchsurfing e uma plataforma de troca de experiencias e nao de sexo. Se viajam em casal ou com um amigo, e muito pouco provavel que este tipo de situacoes ocorram. Mas se viajam sozinhos e nao querem que qualquer tipo de situacao constrangedora aconteca, fiquem com alguem do mesmo sexo.
  • Terao de aceitar o que vos dao e nao esperem grandes confortos. Nem um elevado nivel de privacidade. O vosso hospede da-vos aquilo que tem e a mais nao e obrigado. Pode calhar-vos um sofa pequeno numa sala sem cortinados, um colchao de ar numa zona de passagem, ou mesmo apenas um conjunto de mantas no chao.
  • Terao de cumprir as regras da casa. Tudo o que o vosso anfitriao vos diga, e para cumprir. Isto pode significar ter de acordar cedo para sair com o anfitriao, nao ter acesso a cozinha, estar em casa a determinada hora, ou outra regra qualquer.

A minha experiencia com Couchsurfing ou “afinal, porque surfar no sofa?”

Eu fiz Couchsurfing em dois grandes momentos da minha vida. Durante o meu interrail no verao de 2010 e durante a minha viagem aos Estados Unidos no verao de 2015. Entre estas datas tambem recebi varios couchsurfers em casa.

Alguma vez tive algum tipo de receio? Nao.

So conheci pessoas com as quais me identifiquei a 100%? Nao, nem nunca e esse o objetivo.

So conheci pessoas fantasticas? Sim, sem duvida, e com muitas historias para contar.

Em 2010 o Couchsurfing fez com que Budapeste, Liubliana e Munique se tornassem algumas das minhas cidades preferidas na Europa. Sem os couchsurfers, nao teria conhecido as historias tradicionais das cidades, nao teria conhecido os melhores bares nem me teria sentido tanto em casa. E nao teria alugado uma casa junto ao lago Balaton, ideia que tivemos com outras couchsurfers que alinharam connosco. Nem teria subido ao topo do teatro de Munique a noite, so porque sim. E uma das minhas amigas nao teria arranjado namorado.

P1070719

2010 – O Mathias decidiu aceitar receber 7 couchsurfers no mesmo dia. Resultado: Ele e a namorada tiveram de dormir no chao da entrada da casa.

Em 2015, a experiencia foi semelhante. Em Sao Francisco fiquei em casa da Aili, que eu ja tinha alojado em Lisboa. E foi como reencontrar uma velha amiga. Nunca poderia ter conhecido (nem adorado tanto) esta cidade sem a ajuda dela. E talvez nao tivesse amado Chicago como amei sem a hospitalidade do Gabi, que e um verdadeiro old soul. E os museus de Washington teriam sido bem mais enfadonhos sem o Tiago.

DSC09572

2015 – Eu e a Aili na Praia da Ribeira dos Cavalos, em Sesimbra.

E nao. Nao tem nada a ver com alguem nos dar um chao para dormir de borla. Tem a ver com rirmos juntos dos habitos dos hippies de Sao Francisco e encontrar pormenores deliciosos, tem a ver com chegar a casa depois de um dia de caminhada e ter alguem para partilhar um copo de vinho ou descobrir uma nova banda preferida no Spotify do nosso anfitriao.

E isso, isso nao tem preco.

(Pareco um spot publicitario, nao pareco?)

Gostaram da publicacao? Leiam tambem as Dicas para Fazer Couchsurfing. Podem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

6replies
  1. Catarina
    Catarinasays:

    Neste momento estou em modo “Wants to Meet Up” e ja me encontrei com pessoas que passaram por Lisboa. Ainda nao recebi ninguem nem fiquei em casa de outros, mas tenho muita curiosidade. Deve ser uma experiencia bem enriquecedora.

    Responder
  2. CarolReis
    CarolReissays:

    Fantastico, Diana!
    CS e assim, sempre nos surpreendendo.. Ja usei diversas vezes, mais para hospedar que para surfar. Mas estou prestes a surfar pela segunda vez na casa da mesma pessoa, com 6 anos de diferenca, em Londres.

    Aqui no Brasil, hospedei pessoas incriveis e tive experiencias muito bacanas hospedando a Claudia, o Jay, a Juliana, a Lucia e seus amigos uruguaios… Terminou com malabarismo e arte circense em uma creche da periferia, ou com uma tarde de flauta na praca, ou simplesmente uma conversa sobre o ser humano pela madrugada.

    Quando vieres a Belo Horizonte, o sofa esta ai!

    Abraco!

    Responder
    • Diana
      Dianasays:

      Obrigada Carol pela partilha da experiencia ��� do meu lado as experiencias foram muito semelhantes… Em Munique terminamos a noite a subir a um teatro de madrugada! o CS tem um potencial enorme ��� !!

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.