Flagstaff, Route 66 e Palm Springs – #17 US

Depois de uma bela dose de parques naturais no Zion National Park e no Grand Canyon National Park, partimos para Flagstaff, de onde comecamos a nossa (pequena) viagem pela Route 66 ate chegar a California.

viagem route 66

Antes de tudo, fizemos uma paragem curta em Flagstaff para abastecer energia e aproveitamos para nos alojarmos num motel de estrada. Depois de tantos anos de filmes de terror de serie B e cenas de accao mal amanhadas, estavamos a espera de muito pior. Mas a verdade e que, do que nos pareceu, um motel e simplesmente um hotel de 3 estrelas sem pequeno-almoco incluido.

Descanso 1 – 0 Aventura

E Flagstaff pareceu-nos uma cidade animada, com bares simpaticos e gente de bracos abertos. Conhecemos apenas um casal que pensava que o Machu Picchu ficava em Portugal, mas tudo bem…

Nao e uma grande cidade – tem apenas 70.000 habitantes – mas, acreditem, depois de dias entre desertos e puro mato a dormir num colchao insuflavel, tudo me soube a mel! Tinha chegado a civilizacao. E, mal ou bem, sentia um bocadinho falta.

viagem route 66 2

Adiante.

Como referi aqui, grande parte da mitica Route 66 foi desmantelada e a maioria dos trocos foram descontinuados. Contudo, a parte que vai de Flagstaff (no Arizona) ate Santa Monica (a paragem final, na California) e uma das melhor preservadas e isso deve-se essencialmente… ao turismo!!

viagem route 66

viagem route 66 4

Mas nos tivemos que ir ver com os nossos proprios olhos. E o que encontramos pode nao ser autentico (nao e, nao se iludam), mas que e divertido, e.

viagem route 66

Carros vintage dos anos 60. Ferro Velho. Referencias a bandidos. Sinaletica aleatoria. Construcoes originais. E algumas medonhas. Elvis Presley. Bombas de gasolina transformadas em lojinhas. Mais gift shops com bugiganga. Um mergulho no kitsch. E cores… muitas cores.

viagem route 66
Route 66 = Tacos
viagem route 66
Eu, descontraida.

Depois desta imersao, desviamo-nos por alguns quilometros da nossa viagem na Route 66. E fomos dar a um sitio que era muito mais parecido com a minha ideia da Route 66 do que onde tinhamos acabado de estar.

Aqui, sim, estavamos nos anos 60, altura em que a estrada se popularizou e o crime florescia. Ou, quica, nos 30, aquando das tempestades de areia da Dust Bowl, que levaram muitos norte-americanos a fugir dos campos no interior, rumo a California.

viagem route 66 11

Bom.

Andamos pelos 113ºF – o que significa 45ºC. E nao morremos assados. Vimos burros no meio da estrada que nos obrigaram a parar. Celebramos o Natal a 30 de Agosto com cactos e arvores do deserto decoradas. (Para que arrumar a decoracao de um ano para o outro?) Respiramos po. Transpiramos tudo o que havia para transpirar.

viagem route 66 12

E fomos ter a pequena povoacao de Oatman que, com pouco mais de 100 habitantes, era tudo o que eu podia ter imaginado do Faroeste. Fundada na segunda metade do seculo XIX para a extracao de ouro, Oatman chegou a ser uma das maiores produtoras deste minerio no Oeste norte-americano. Mas, com o fecho das minas, ha muito que a regiao deixou de ser prospera… e, como muito dos lugarejos a volta, vive do turismo que a Route 66 traz.

viagem route 66 13

E depois deste dia a temperaturas maximas, precisamos da nossa redencao. Fomos encontra-la em Palm Strings. Um oasis no deserto, literalmente. Uma cidade de palmeiras, ceu cor-de-laranja e estradas largas, onde nao se ve vivalma a andar de pe. Tinhamos, finalmente, chegado a California.

viagem route 66

E que melhor forma de saudar a California – essa ex-colonia espanhola que ate meados dos seculo XIX era mexicana – que com uma margarita, nachos, guacamole e uma bela fajita? E que praticamente 40% da populacao deste estado e hispanica e 30% fala espanhol…

Gostaram da publicacao? Abaixo podem ver o nosso mapa das ultimas 3 paragens: Zion, Grand Canyon e Route 66. Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e todos os posts da US Road Trip 2015, incluindo o Grand Canyon, a nossa paragem anterior. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Novo post la no blog. Link na bio. 🇺🇸🚗 #route66 #californiaahead #usroadtrip #igersportugal

A photo posted by Contramapa (@dianacaldeiraguerra) on

Comentarios

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s