Depois de sairmos de Nova Orleaes, comecamos a nossa verdadeira road trip no interior dos Estados Unidos.

Ate aqui, tinhamos viajado de autocarro e comboio pelo pais, conhecendo grandes cidades: Boston, Nova Iorque, Washington D.C., Chicago, Nova Orleaes (vejam aqui o roteiro da viagem de 1 mes nos EUA). Mas, a partir de Amarillo, alugamos um carro e seguimos caminho, cortando por entre o deserto norte-americano e percorrendo 3 estados num so dia: Texas, Novo Mexico e Colorado…

DSC02676

Tudo comecou em Amarillo, onde alugamos o carro no aeroporto. Estavamos ja na ponta do Texas, mas quisemos ter uma unica e verdadeira experiencia texana… e por isso fomos ao The Big Texan.

the big texan route 66

Este e um restaurante emblematico nos Estados Unidos, onde somos recebidos por cowboys e musica country. Mas nao e so isso que o distingue. E que aqui e servido um bife de 72 oncas (nada mais nada menos de 2 quilogramas de pura carne). E o desafio e: quem entrar neste restaurante, comer o bife de 2 quilos e todos os acompanhamentos servidos em menos de 1 hora, nao paga a refeicao. Mesmo coisa a americana, nao e?

Curiosos? Vejam aqui o conjunto de regras que e necessario cumprir para completar o desafio!

the big texan route 66

Apesar de ja termos mais de 15 dias deste pais no bucho, tivemos um raio de sensatez e nem nos atrevemos a pensar em aceitar o desafio…

Mas nao pensem que ficamos mal servidos. Comemos umas costelas de novilho, com cogumelos, arroz, salada, feijao e tudo e tudo e tudo. Quem acha que so se come mal nos Estados Unidos, e porque nao procurou la muito bem! E, ainda por cima, tudo acompanhado por uma serenata do faroeste.

DSC02657

the big texan route 66

La saimos do The Big Texan e avancamos estrada fora. Nao havia muito tempo a perder, ja que ainda nos faltavam 500 milhas de estrada para palmilhar nesse dia (800km, mais coisa, menos coisa).

DSC02687

Entramos rapidamente no Novo Mexico, e comecamos a ver uma paisagem cada vez mais agreste, com planicies extensas a perder de vista e desertos saidos de um episodio de Breaking Bad. Quase que vi a caravana do Walter e do Jesse la ao fundo.

Neste troco ate Albuquerque e Santa Fe, fizemos parte do troco da Route 66. Acontece que a mitica estrada foi oficialmente desmantelada nos anos 80 e uma parte dela encontra-se, ate, abandonada. Aqui, no Novo Mexico, foi construida uma auto-estrada mesmo ao lado, em paralelo. Mas, mesmo assim, conseguimos fazer um desvio para pisar a verdadeira Route 66 e tirar algumas fotografias nas bombas de gasolina descontinuadas.

the big texan route 66

R66Map

Route 66 – Versao Completa (trocos a vermelho sao aqueles que nos fizemos)

Conseguem imaginar as familias em fuga na decada de 30, a tentar escapar da Grande Depressao e do Dust Bowl? Conseguem imagem Jack Kerouac, Neal Cassady e outros da geracao beat nos anos 50 em busca da liberdade?

Muito calor, quilometros e quilometros de estrada e o alcatrao em brasa. O horizonte ve-se para la de uma linha recta tao perfeita, que nos parece uma miragem. Estamos a entrar na America profunda. Fora das grandes cidades, que ate agora tinhamos conhecido, e pelas small towns adentro. Esta e a America hospitaleira. A America em busca da terra prometida. Das oportunidades, e do self made man. A America da propriedade privada. Das belezas naturais e do pensar em grande. Porque tudo e em grande. E tudo a perder de vista. E e tambem a America temente a Deus. A America isolada. A America conservadora que quer continuar a ter direito a posse de arma. A America de contrastes onde, a cada quilometro, e a medida que nos aproximamos da California (ainda bastante longe), o sotaque espanhol fica mais carregado.

the big texan route 66

DSC02746

DSC02755

Depois de atravessar as terras quase desertas do Novo Mexico, chegamos ao final do dia a Durango, ja no Colorado. 8 horas de viagem num primeiro e duro dia de road trip. Seria esta pequena cidade de 17.000 habitantes o nosso ponto de partida para a San Juan National Forest, para onde arrancamos no dia seguinte…

Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e todo os posts da US Road Trip 2015. Podem tambem acompanhar o Contramapa no Facebook, Instagram e Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

4replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.