O ultimo dia em Nova Iorque foi longo e cheio de historias da cidade para contar… Passamos o inicio do dia em Manhattan, e ao fim da manha rumamos a Brooklyn, passando a Williamsburg Bridge.

Em Manhattan, ja nao nos faltava conhecer tudo – e ja estou a ser muito otimista – mas existiam dois bairros que faltavam e que eu tinha muita curiosidade em conhecer: East Village e Lower East Side. Durante a manha do ultimo dia, ficamos a saber um bocadinho mais acerca do bairro e de como se tornou uma zona tao hip para viver, com apartamentos que hoje custam milhoes de dolares. Passamos ate por uma igreja que, a falta de fieis, foi vendida e transformada num condo. Coisita para custa meia duzia de milhoes de euros. Pelo menos.

metro nova iorque

Para terem uma ideia do emburguesamento do bairro, o mitico bar da East Village, o CBGB, que nos anos 70 organizava concertos de Ramones, Talking Heads, Patti Smith, Blondie, entre outros, foi transformado numa loja do designer de luxo do John Varvatos. Numa tentativa de preservar o espaco, o designer inspirou-se no rock’n’roll e apresenta, junto a sua roupa de luxo, artigos vintage relacionados com a musica. O proprio evento de abertura da loja foi um concerto que passou na VH1 e que contou com Rage Against the Machine e Guns’n’Roses, mas, como devem imaginar, nao e bem o mesmo espirito dos anos 70…

Mesmo ao pe do ex-CBGB, mas ja mais a sul, no Lower East Side paramos na Russ & Daughters, uma loja de petiscos judaicos fundada por um imigrante polaco em 1914. O negocio comecou com a simples venda ambulante de cogumelos frescos, mas hoje ja se encontra na quarta geracao e, alem da loja, a familia ja abriu um restaurante e esta a preparar-se para abrir um museu.

Russ & Daughters appetizer

E o que tem de especial a Russ & Daughters? Iguarias judaicas, como rugelach, um pastel de massa quebrada com pinhao, passas e canela, e bagel and lox (bagels com cream cheese e salmao fumado). Sim, porque as bagels tem origem na comunidade judaica polaca. E aqui eles tem tipos de cream cheese e bagels para todos os gostos! A loja esta aberta de segunda a sexta ate as 20h, sabado ate as 19h e domingo ate as 17h30 e vale a pena uma visita.
DSC00791

DSC00796

DSC00811

Mesmo ao lado da Russ & Daughters, ha a Katz’s Delicatessen. Talvez o nome nao vos diga nada, mas este e um restaurante historico fundado em 1888, tambem de influencia judaica. E se tiverem visto o filme “When Harry Met Sally…”, foi aqui que a Meg Ryan fingiu um mega orgasmo.

Se passarem por aqui para um petisco, nao deixem de olhar para o ironico edificio ao fundo da rua, o Red Square. E facil de reconhecer: de tijolo vermelho, com uma estatua do Lenin no topo, e com um relogio que nunca tem as horas certas, ate porque tem os numeros trocados… OK, talvez os arquitectos tinham orientacoes politicas de esquerda, mas onde esta a ironia? Bem, a ironia esta no simples facto de o edificio ser um moderno complexo de apartamentos de luxo. Fundado em 1989, e um marco do inicio do emburguesamento do Lower East Side.

Red Square Lower East Side

Passamos tambem pela antiga residencia da Lady Gaga, depois de ela ter desistido na NYU (New York University) no final do primeiro ano de faculdade. Ela vivia na Stanton Street, perto dos bares da moda, e foi neste apartamento que ela escreveu os seus primeiros hits, quando a noite era uma go-go dancer para pagar as contas.

Por falar, em go-go dancers, alguem por aqui ve Orange is the New Black? Passamos tambem pelo Lucky Cheng, o restaurante onde Laverne Cox, a transsexual Sophia, trabalhou como drag queen ate ao final do primeiro ano da temporada da serie.

Parece-vos uma zona toda hip, nao e verdade?

Mas esta tambem ja foi uma das zonas mais desfavorecidas da cidade e o Lower East Side Tenement Museum nao deixa que esse passado seja esquecido. Quando os imigrantes comecaram a chegar em massa a Nova Iorque no seculo XIX, familias inteiras (e familias a antiga, para cima de 4 criancas por casal) tinham apenas um quarto para viver. Esse quarto era o espaco para dormir, sala de estar, cozinha e, ate, casa-de-banho.

O Tenement Museum mostra isso mesmo. O edificio foi construido em 1863 e chegou a albergar 7.000 imigrantes. Antes de ser aberto como museu, o edificio esteve abandonado por 53 anos sem que ninguem la tivesse entrado, portanto foi possivel preservar a forma como os imigrantes viviam nessa altura para que as geracoes futuras nao se pudessem esquecer.

(Nao sei se a voces tambem, mas a mim esta historia fez-me lembrar da recente crise dos refugiados. Por isso e que e tao importante preservar a memoria. Porque quando nos lembramos, temos compaixao. E repetimos menos erros do passado.)

Interessam-se por este tema? A unica forma de visitar o museu e atraves das visitas guiadas que eles oferecem. Se estiverem interessados podem inscrever-se na visita atempadamente, de acordo com as vagas. Podem tambem consultar o trabalho do foto-jornalista Jacob Riis que em 1890 publicou How the Other Half Lives, que retrata as condicoes desumanas em que muitos imigrantes viviam no seculo XIX. O livro pode ser consultado aqui, mas abaixo estao duas fotos tiradas por ele (WikiCommons).

how the other half lives jacob riis

how the other half lives jacob riis

E bom, foi uma curta viagem a East Village e ao Lower East Side. Preparavamo-nos para atravessar a ponte de Williamsburg, que nos ligava a Brooklyn…

Vejam o Roteiro de 1 mes nos EUA e o o Dia #5 da US Roadtrip.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

6replies
  1. zulrid
    zulridsays:

    Muito bom, e outra visao de NY. Geralmente so ficamos nos pontos mais famosos e nao conhecemos essas curiosidades sobre a cidade. Irei nestes locais das proximas vezes.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.