Boston é uma das cidades históricas nos Estados Unidos, com muitos monumentos e marcos para absorver. Não é uma cidade muito grande, por isso é fácil de absorver em dois dias. Eu estive por lá apenas um dia, e abaixo deixo o roteiro de 2 dias em Boston que eu recomendo.
Roteiro do Primeiro dia em Boston – Roteiro de 2 dias em Boston
Manhã no Freedom Trail – 4 a 6 horas
- Os principais pontos históricos de Boston estão organizados no Freedom Trail.
- São cerca e 4km de roteiro pelos principais edifícios que fizeram história nos Estados Unidos. A melhor forma de fazer o percurso é a pé.
- Podem começar por norte ou por sul, mas a minha sugestão é começar pelo ponto mais a norte, e deixar o Boston Common – o parque da cidade que é o ponto mais a sul – para a tarde.
- O percurso é pelo meio da cidade e pode ser feito sem qualquer guia, sendo que até existem muitas apps que dão informações acerca de cada ponto, como por exemplo a Freedom Trail Walking Tour.
- Se quiserem marcar uma tour, a Freedom Trail Foundation organiza-as, por $12 por pessoa. Têm direito a um guia trajado a rigor, à la século XVIII.
- No Freedom Trail não deixem de visitar: a Old State House e respetivo museu ($10, que inclui uma tour); o Faneuil Hall; o Marco ao Massacre de Boston; e o Granary Burying Ground, onde muitos ilustres estão sepultados.
- Não se esqueçam de visitar o USS Constitution, um dos navios de guerra históricos. Entrem também o museu, que vale a pena (e é gratuito, apenas é pedida uma doação).
- Quanto estiverem na zona do USS Constitution, visitem as lojas de Harvard Square.
Tarde no Boston Commons e no Cheers – 3 a 5 horas
- Relaxar no Parque da cidade, o Boston Common.
- Podem alugar uma bicicleta para percorrer o parque, ou simplesmente ficar a relaxar num piquenique.
- Não deixem de andar num dos barcos-cisne ($3,5 por pessoa)
- Ao final do dia, podem beber uma cerveja no bar Cheers, onde a série com o mesmo nome foi gravada. Fica mesmo ao lado do parque.
- Se tiverem tempo, aproveitem para conhecer o bairro à volta: Beacon Hill. Não se esqueçam de ir à Charles Street.
- Sair à noite em Sommerville, uma zona que hoje está cheia de hipsters e bares.
Roteiro do Segundo dia em Boston – Roteiro de 2 dias em Boston
Manhã em Cambridge – 4 horas
- Cambridge é onde ficam as universidades de Harvard e MIT. É uma zona jovem cheia de restaurantes trendy e lojas giras.
- Em Harvard, vão ao Harvard Yard, o Annenberg Hall e à a zona das River Houses. Existem também dois museus (um de arte e outro de história natural).
- Se tiverem tempo, passem pelo MIT e pelo Mt. Auburn Cemetery.
- Visitem as lojas de Cambridge – existem por exemplo muitas livrarias como a Harvard Bookstore. Sigam a Massachusetts Avenue.
Tarde em Newbury Street e no Fenway Park – 4 a 6 horas
- Ir a Newbury Street para visitar as lojas, cafés e restaurantes. É uma rua linda ladeada de árvores e casas transformadas em lojas.
- Assistir a um jogo de baseball dos Red Sox num dos estádios mais míticos dos EUA: o Fenway Park. Esta experiência é quase obrigatória se for a vossa primeira vez nos EUA. Podem comprar os bilhetes com antecedência na página dos Red Sox. Se não tiverem interessados, podem apenas fazer uma visita ao estádio.
- Sair à noite em Cambridge, a zona de estudantes.
Onde Comer em Boston:
- Quincy Market – mercado com muita oferta de refeições. Experimentem a Clam Chowder, um dos pratos típicos da zona (uma espécie de creme de ostra).
- Union Oyster House – turístico, mas é um dos restaurantes mais antigos nos Estados Unidos. E, lá está, em Boston têm de comer ostras.
- Galleria Humberto – a pizzaria onde os locais vão. Costuma ter bastante gente, o que é bom sinal.
- Em Cambridge: Bartley’s Burgers – o mítico restaurante de estudantes, perto da Universidade de Harvard.
- Em Cambridge: Boston Burger Company – mais low profile que o Bartley’s, mas igualmente saboroso!
- Em Sommerville: Union Square Donuts – para provar a pastelaria americana.
Onde Beber um Copo em Boston:
- Downtown: The Barking Crab – para umas ostras fritas e uma cerveja.
- Downtown: The Sevens Ale House – cerveja e nachos.
- The Baseball Tavern: perto do Fenway Park. É um rooftopbar, recomendado no verão apenas.
- Cambridge: Lord Hobo – grande variedade de cerveja artesanal.
- Cambridge: Cambridge Brewing Company – cerveja local e variedade de cerveja artesanal.
- Sommerville: Backbar – para um bar escondido.
Onde Ficar em Boston:
- $$$$ OMNI Parker House Hotel (Centro, na rota do Freedom Trail) – Hotel de 4 estrelas, no percurso do Freedom Trail, de estilo clássico. É ideal se quiserem ficar num bom hotel e têm orçamento para isso. Uma noite num quarto duplo custou-nos $359, sem pequeno almoço incluído.
- $$ Liberty Fleet of Tall Ships(Porto de Boston) – Esta foi a minha primeira escolha e tive pena de não ter ficado aqui. O alojamento em Boston é bastante caro e esta opção permite ficar num local com qualidade sem nos tirarem os olhos da cara. Trata-se de um cruzeiro que durante a noite recebe hóspedes nas camaratas, de Junho a Setembro. Uma noite num quarto duplo custa $130 (incluindo impostos), sem pequeno almoço incluído. Único inconveniente? O check-in terá de ter feito antes das 18h e o check-out é até às 10h. Mas acho que não vão encontrar melhor qualidade preço em Boston!
- Para outras opções, consultem o Booking.com de Boston. É um website de elevada fiabilidade que utilizo sempre nas minhas viagens.
Transportes em Boston / Como Deslocar em Boston:
- Boston é uma cidade moderna com grande acessibilidade de transportes públicos.
- Para chegar e partir de Boston para outras cidades, o autocarro é a opção mais barata. Nós fomos de Megabus, que é a opção mais em conta. É fiável, mas chegámos sempre ao nosso destino com algum atraso (entre 15 minutos e 30, o trânsito é sempre imprevisível) e não me consegui conectar à wifi que tinham a bordo. A Greyhound é outra rodoviária, em que os preços são ligeiramente superiores. Eu paguei $5 de Boston a Nova Iorque.
- A rede de comboios inter-regionais nos Estados Unidos é a Amtrak. Existem vários comboios diários entre Boston e outras cidades como Nova York, Filadélfia e Washington. É mais confortável, claro, mas muito mais caro. O preço mais baixo que vi de Boston para Nova Iorque foi e $74.
- Dentro de Boston: Andem de T. O metro de Boston é confuso e até parecido com o que Lisboa, com quatro linhas. Além das 4 linhas clássicas de metro, existe a Silver Line que vai até ao aeroporto. O custo do metro é de $2,65 por viagem e da Silver Line é de $2,10. O metro funciona até às 2h da manhã sexta e sábado, os restantes dias até às 12h aproximadamente.
Ajudei-vos a planear a vossa próxima viagem com o roteiro de 2 dias em Boston? Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam-me no Facebook e no Instagram. Têm outras dicas de roteiro de Boston? Deixem nos comentários. Querem saber mais? Leiam a minha experiência em Boston. Leiam também o Roteiro de 1 mês nos EUA.
Bom dia ! Muito bom !