Isto de certeza que foi karma. Uma pessoa escreve um post todo bonito e informativo acerca dos direitos dos passageiros aereos e pumbas. Logo na proxima oportunidade, e apanhada no pior voo.

Ora muito bem. Feitas as malas para 1 mes nos EUA, apanhamos boleia e chegamos ao aeroporto pelas 14h, ja meio atrasados para o check-in da SATA Airlines, que eu ja tinha falado a proposito dos encaminhamentos inter-ilhas nos Acores. Eu e o Z. fomos os penultimos passageiros a chegar aos balcoes da SATA, e ja estavamos um bocado stressados. Entretanto descobri que a minha mochila estava obesa demais para ir comigo na cabine, e tive de fazer uma operacao emagrecimento furacao, que e como quem diz puxar todos os cordelinhos e amassar bem a coisa.

Corremos para a seguranca, despejamos as embalagens de 100ml no tapete rolante, descalcamo-nos, voltamo-nos a calcar, a arrumar tudo, e fizemos um sprint para a porta de embarque. Ufa.

Mas qual nao e o nosso espanto quando constatamos que o voo estava atrasado 1 hora. OK, suspiramos de alivio e matamos o tempo nas redes sociais, a boa maneira da era moderna. Mal sabiamos nos que o filme estava apenas a comecar.

Esperamos 1 hora, 2 horas, 3 horas. E nada. Quando ja estavamos ha mais de 3 horas a espera, sem qualquer esclarecimento por parte da SATA (nem uma misera mensagem das hospedeiras de terra), la nos deram um voucher de 10 euros para comermos qualquer coisa e informaram-nos vagamente que ja estavamos quase a embarcar.

Quase? QUASE? Quantos segundos, minutos, horas, dias e que isso e? E que eu pensava que a aviacao era uma industria moderna e que Portugal ainda nao era a Republica das Bananas para que ��quase�� se tornasse uma medida temporal aceitavel... Enfim. E nem o ranhoso do voucher de 10 euros nos serviu, dado que mal cobria a entrada de uma refeicao e tivemos de pôr dinheiro do nosso bolso.

Comemos, voltamos a esperar e, entretanto, ja tinhamos mudado de porta de embarque duas vezes num formigueiro de pessoas e malas (mandaram-nos para um cantinho bem refundido do aeroporto, para que pouca gente reparasse na encrenca). Depois do ��quase��, continuaram a dizer-nos muito pouco ou nada acerca do que se passava ou da hora de embarque.

Quando o atrasado ja ultrapassava as 4 horas, sem nenhum tipo de informacao clara ou explicacao, la se resolveram. O altifalante comunicou-nos que a hora de embarque seria pelas 22h00, 7 horas depois da hora inicial prevista para a nossa descolagem. Nada mais.

Acham que deram uma justificacao decente aos passageiros? Acham que se disponibilizaram para nos compensarem de alguma forma? Ofereceram algum tipo de opcao? Zero. Levantei-me para reclamar junto deles porque, com este atrasado, tinhamos perdido a reserva no nosso alojamento, o Liberty Ship em Boston, e tivemos de marcar outro a pressa e bem mais caro (o Liberty Ship e um cruzeiro durante o dia e a noite tem camaratas a baixo preco, ficando atracado no porto de Boston. Seria a nossa entrada ideal nos EUA, a la colonialista do seculo XVII).

Mas nada. Continuaram sem se responsabilizar por qualquer alojamento ou transporte. E nem informaram os passageiros dos seus direitos nem como podiam reclamar, mesmo depois das minhas perguntas. A unica coisa que disponibilizaram foi um papel de justificacao do atraso para entregar a empregadores.

No meio disto tudo, foi tao ridiculo o atraso (que, quer queiramos, quer nao, acontece sempre de vez em quando), como a completa falta de informacao atempada.

7 horas e muito tempo.

Se a SATA soubesse informar os passageiros, eu poderia ter voltado para casa ou nunca ter chegado a sair. Poderia, em vez de estar horas na porta de embarque a espera de qualquer tipo de informacao, ter ido, sei la, ver lojas, ir para um dos cafes ou tratar do cambio de dolares. QUALQUER COISA menos estar ansiosa em frente a um balcao onde estava uma senhora vestida de azul mal maquilhada.

Mas acreditem que o terror nao terminou quando chegaram as 22h00. Embarcamos, levantamos voo e passamos 7 horas num aviao com o ar condicionado no maximo. Toda a gente de bracos cruzados, em pele de galinha. Ate eu, que tinha trazido uma manta e um casaco. E sabem quantas mantinhas da SATA tinham eles para disponibilizar aos passageiros? Umas 10. Para uns 300 passageiros. O que parece totalmente suficiente, nao e?

La passei eu 7 horas gelada, sem conseguir dormir, e a rezar que os motores nao estivessem nas mesmas condicoes que o banco esfarelado que tinha a minha frente, com a espuma toda de fora.

DSC09774

O unico ponto positivo da viagem foi o facto de nao me ter constipado, mas desconfio que isso nada teve a ver com a SATA (bons genes!). Ah, e claro, ter chegado a Boston, no inicio da minha viagem de 1 mes nos EUA. Isso tambem foi giro.

Vejam o roteiro da viagem completo.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies
  1. Isabel Patricio
    Isabel Patriciosays:

    Ola ���
    Sou dos Acores, estudo em Lisboa e durante dois anos tive a SATA como unico meio de transporte entre “casas”.
    O resultado? Horas sem fim de atrasos sem justificacao e com parca compensacao.
    Nao sei, contudo, se e bem um problema exclusivo da empresa.
    Na Ryanair, os atrasos parecem-me menos recorrentes (em dois anos de voos frequentes, a SATA so nao se atrasou em um, o que nao e dificil superar), mas, quando os ha, sao de morrer.

    Penso que as condicoes da SATA sao melhores, mas pelo que conta, estao tambem a decair (?).
    Neste estado, custa bastante estar a pagar para depois sofrer este tanto… so mesmo pelo amor a viagem.

    Boa estada ���

    Responder
  2. Diana
    Dianasays:

    Isabel, acho que tem decaido mesmo, e o ultimo mes foi terrivel. Tenho um amigo amigo que viajou o mes passado para S. Miguel, e teve uma atraso de 10 horas na ida, e outro na volta. Imaginas? E nem querem pagar indemnizacao! Comigo nao sei como vai ser, mas ate tive um marcar um hotel novo e ter mais custos… Vamos ver! Mas assim a SATA nao se aguenta muito agora que tem concorrencia da EasyJet e da Ryanair! Com estas duas as vezes tambem tenho atrasos, mas sao coisa de meia-hora, 45 minutos… nada que se compare!

    Enfim…Obrigada por teres passado por ca ���

    Responder
    • Isabel Patricio
      Isabel Patriciosays:

      Nao sei se a Ryanair consegue “fazer frente” a SATA em determinados mercados.
      A lowcost tem horarios horriveis, precos absurdos para bagagem de porao e um processo demasiado complexo para a obtencao de fatura (que e necessaria aos acorianos para obtencao do subsidio de mobilidade). Alias, o excesso de peso e um crime: paguei mais 60�� por 6 quilos no volume de porao, numa bela manha…
      No final das contas, acho que continuo a voar com a SATA.
      ���

      Responder
  3. Roadrunner
    Roadrunnersays:

    Antigamente comentava-se (os mauzinhos) na brincadeira que SATA significava “Somos Atrasasos Tambem no Ar, ou “Sozinhos Atrapalhamos o Trafego Aereo”.
    Pessoalmente, das poucas vezes que viajei com a SATA, nada tenho a apontar, tudo correcto, bom servico, nada de atrasos. Mas como tudo na vida, a sorte ou azar estao sempre a espreita.

    Saudacoes!

    Responder
    • Diana
      Dianasays:

      Sim, as vezes e uma questao de sorte. Tambem nao foi a primeira vez que voei com a SATA e nunca me tinha acontecido nada parecido. Mas este acho que foi um mes negro para a SATA, houve montes de atrasos e o pior e a forma como a empresa responde a estes casos. Um amigo meu no mesmo mes teve um atraso de 10 horas nos dois voos (ida e volta), e depois de ele submeter a reclamacao formal, a resposta foi uma oferta de 10% de desconto no proximo voo… E estar a gozar com uma pessoa!

      Saudacoes e obrigada por passares por ca ���

      Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.