Hoje trago-vos uma dica importante sobre os encaminhamentos inter-ilhas da SATA gratuitos. Em Marco de 2015, finalmente, assistiu-se a liberalizacao do espaco aereo acoreano. A SATA e a TAP ja nao tem o monopolio dos voos para o arquipelago e podemos agora tambem optar pela Easyjet ou Ryanair, duas companhias de baixo custo muito populares na Europa. A partir deste ano, os precos dos bilhetes de aviao cairam e os passageiros comecaram a aproveitar os voos mais baratos.

Sao Miguel - Acores

Encaminhamento inter-ilhas SATA – Viajar entre ilhas acorianas de forma gratuita

Se tiverem a ponderar viajar para S. Miguel/ ou para a Terceira (unicos destinos acorianos para os quais ha voos diretos do continente) e estao a analisar se tem orcamento para os voos inter-ilhas, fiquem a saber que a SATA “esta obrigada a disponibilizar um servico de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Regiao Autonoma dos Acores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal, que pretendam utilizar nas suas deslocacoes qualquer das gateways dos Acores.”

Como funcionam os encaminhamentos inter-ilhas?

1. Se adquiriste um bilhete de aviao proveniente de Portugal Continental ou Madeira (de qualquer companhia aerea) para S. Miguel ou Terceira, podes pedir um servico de encaminhamento dentro do arquipelago. A SATA ira emitir um bilhete gratuito da tua ilha de chegada ao arquipelago (S. Miguel / Terceira) para a tua ilha de destino.

2. A partida dos voos de encaminhamento tera de ocorrer ate 24 horas depois da chegada do primeiro voo.

3. Podes pedir encaminhamento para qualquer ilha do arquipelago. E muito simples e basta preencher o formulario aqui, fornecendo a informacao necessaria acerca do teu primeiro voo.

4. Podes pedir o encaminhamento gratuito para o voo de ida, de volta, ou ambos.

5. Podes alterar o voo de encaminhamento apos a reserva da SATA num prazo de 72 horas. Apos esse limite, o bilhete e emitido.

6. Para garantir disponibilidade de encaminhamento antes de comprar o primeiro voo (para S. Miguel ou Terceira), podes reservar o encaminhamento. Podes faze-lo atraves do Contact Center da SATA ou por e-mail. Se optares por reservar primeiro, teras de comprar o primeiro voo e enviar o comprovativo a SATA num prazo de 6 horas.

7.Nao existe encaminhamento automatico de bagagem. Se levas bagagem de porao, teras de recolhe-la e voltar a fazer check-in. Sao voos independentes.

8.Se perderes o voo de encaminhamento, a SATA nao te emite novo bilhete. Ficas em terra ou teras de pagar do teu proprio bolso um novo bilhete.

Como aproveitar os encaminhamentos inter-ilhas?

Para viajantes mais fura-vidas, o que isto significa e que podem escolher entre uma das duas opcoes:

1. Querem conhecer os Acores, mas nao tem muito interesse em S. Miguel / Terceira, ou ja conhecem? Comprem o vosso bilhete e acedam ao site de encaminhamento da SATA aqui. Preencham o formulario e a SATA ira realizar a reserva do bilhete de encaminhamento de S. Miguel / Terceira para a ilha desejada sem qualquer custo. Se quiserem passar algumas horas em S. Miguel / Terceira, entrem em contacto com a SATA depois da reserva efetuada atraves da plataforma e pecam que o mesmo seja alterado para um voo seguinte. Facam isso logo apos a reserva, dado que o bilhete e emitido num espaco de 72 horas. E atencao: o encaminhamento apenas e possivel caso o voo inter-ilhas parta ate 24 horas depois da vossa chegada aos Acores.

2. Querem conhecer Sao Miguel/ Terceira e outra(s) ilha(s) nos Acores? OK. Se calhar dois blocos de 24 horas no maximo (a ida e a volta) nao e suficiente para voces. Tudo bem. Mas talvez possam aproveitar parte do beneficio. Basta pedir apenas o encaminhamento a ida ou a volta. Assim, uma perna da vossa viagem fica assegurada. Para a segunda perna, poderao comprar o voo diretamente a SATA ou utilizar o transporte maritimo, cujos horarios se encontram aqui. Nao e perfeito, mas da uma ajuda.

Boas viagens!

Gostaram deste artigo sobre os Encaminhamentos inter-ilhas? Saibam tambem aqui o que fazer quando o vosso voo se atrasa ou e cancelado, ja que existem indemnizacoes que podem ser pedidas. Se gostaram do que leram e vos consegui dar algumas dicas, sigam o Contramapa no Facebook e no Instagram.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

6replies
  1. restlessjo
    restlessjosays:

    I would love to visit the Azores some day. ��� We have a home in the Algarve and when we finally get to retire there I will be looking for a Ryanair flight to the islands. Thank you for your suggestions.

    Responder
  2. Anonimo
    Anonimosays:

    desculpa retificar a tua lenda mas quem tinha olhos azuis era a princesa podes pequisar pela lenda prra confirmares …de resto obrigada pela explicacao

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.