Como foram acompanhando ao longo dos ultimos posts, Cuba nao foi propriamente um destino facil para mim. A viagem comecou muito mal, a coisa foi se endireitando ao longo dos dias, mas nunca chegou a tornar-se numa viagem que entre para o meu top.

Talvez tenha sido um mix entre expectativas demasiado elevadas e falta de preparacao antes da viagem, mas esta mistura de sentimentos levou-me a escrever este Pros & Contras da viagem a Cuba. Mas nao contem com o dramatismo da Fatima Campos Ferreira.

varadero cayo blanco

Viagem a Cuba: Pros

Aquelas praias paradisiacas

As praias de Cuba sao absolutamente fantasticas. Nao sai de Varadero, mais especificamente da praia em frente ao meu Hotel – o horroroso Cubanacan Tuxpan – e foi delicioso. O areal e fino e branquinho, a agua e limpa e esta a uma temperatura ideal – uns 26 graus (em Dezembro e Janeiro). Ou seja, mais quente do que no pico do Algarve, mas ainda suficientemente fresquinha para nos conseguirmos refrescar (ao contrario, por exemplo, da Tailandia, onde eu entrava no mar e ficava na sopa). Portanto, perfeito!

Alem de Varadero, existem as muitas ilhas semi-desertas, como Cayo Largo, Cayo Coco, Cayo Guillermo e Cayo Santa Maria. Eu fui um dia a Cayo Blanco, que ficava a aproximadamente 1 hora de barco, e pronto, descobri o paraiso na terra.

Seguranca nas ruas

Cuba e, em geral, um pais MUITO seguro. Principalmente se considerarmos que estamos no meio da America Central, onde temos paises muito problematicos como a Jamaica ou o Haiti. Em Cuba, podemos simplesmente sair do Hotel em Varadero e caminhar ate a estacao de autocarros sem que ninguem nos olhe de forma mais estranha. Podemos perder-nos em Matanzas e Havana, que nao nos vamos sentir inseguros.

Os cubanos podem querer falar connosco para pedir dinheiro ou qualquer “bem”, mas nao tentam assaltar ninguem. E por isso que Cuba e um bom destino para quem quer fazer praia no Caribe, mas tambem explorar uns pontos culturais sem andar em carneirada.

Diversidade do Destino

Cuba nao e so praia. O pais tem muitos recantos por descobrir longe dos aglomerados de turistas e das praias. A verdade e que nao me preparei como deveria para esta viagem, mas quem faca esse esforco com a ajuda de alguns sites, consegue planear uma viagem com muita diversidade.

Tenho pena de nao ter conhecido Pinar del Rio, Vinales ou Las Terrazas, no norte da ilha. E tenho pena de nao ter conhecido a Isla de la Juventud, Santiago de Cuba e El Cobre, mais a sul. Para planearem a vossa visita a Cuba, consultem o Cuba Junky, o Truly Cuba e, claro, o site da rodoviaria para marcarem com antecedencia o vosso autocarro na Via Azul. Existem tambem comboios em Cuba, que sao utilizados pelos locais. No entanto, como existem precos especificos para estrangeiros, acaba por nao compensar em relacao ao autocarro, que e mais barato. De qualquer forma, para viajar de comboio, e preciso comprar o bilhete na estacao.

Cayo Blanco.

Havana

Viagem a Cuba: Contras

Padrao de Qualidade Baixo

Como a iniciativa privada e reduzida ao minimo, tudo o que e servicos tem um padrao de qualidade baixo. Se esperam encontrar hoteis luxuosos, restaurantes requintados, grande variedade de refeicoes com ingredientes de alta qualidade, esquecam. E um pais comunista, OK? Sofreu um embargo durante dezenas de anos, que apenas agora esta a ser levantado pouco a pouco. Tenham paciencia e levem tudo com calma. E nao da para pedir livro de reclamacoes, ta?

Um exemplo de qualidade de servico duvidosa (mas com a sua piada) e a imagem abaixo. A empregada de limpeza do nosso quarto decidiu ser criativa e adicionar uma peca de roupa que tinha guardada na mala ao tipico cisne que se faz sobre as camas. Ate hoje nao sei se foi encantador ou um certo abuso de confianca. Talvez os dois.

Havana

Armadilhas para Turistas

Ah, as boas armadilhas para turistas que ha em todo o lado. Cuba nao podia ser excecao. Tal como em todos os paises pobres com grande fluxo de turismo, os cubanos tem aquela tendenciazinha para tentar enganar e ganhar uns pesos. De entre as tentativas mais obvias as mais criativas, listo abaixo as que me lembro de ter sido alvo:

– “Es tao linda, bonita e ai esses olhos… Essa roupa fica-te tao bem, es tao bem feita… Nao tens 1 pesito para mim?”

– “Anda ali comigo que te mostro uma zona proibida do museu e podes tirar umas fotos… E ja agora nao tens dois pesitos para mim? E esse batôn que estas a usar, nao me o queres dar?”

– “Olha vou te dar uma prenda. Esta moeda tem mais de 100 anos, era da minha bisavo. Vou dar-ta porque gostei muito de ti. Mas olha, ia ali as compras, mas esqueci-me da carteira. Tens uns pesos que me possas dar?”

– “O Malecon? E ja ali a frente, eu posso levar-te la se quiseres… Ja agora tens um peso?”

Pronto, estao a perceber a ideia. Esta senhora abaixo tambem pedia uma pesitos para lhe podermos tirar uma fotografia.

Havana

E dificil ficar fora do Circuito turistico

Em Cuba e dificil fazer as coisas fora do roteiro do turista. Nao e de todo impossivel (como a Jamaica ali ao lado), mas da trabalho. Repito: o melhor e planear tudo muito bem antes, ate porque as comunicacoes em Cuba sao um desastre. Wifi nem ve-la.

– Saibam de antemao como vao alugar carro e facam-no com antecedencia. O mais simples e perguntar no alojamento, logo que cheguem. As grandes companhias de aluguer de carros nao funcionam em Cuba.

– Se utilizarem autocarro, reservem antes de viajarem. Nos nao conseguimos comprar bilhete de autocarro porque estava tudo esgotado quando chegamos ao terminal de autocarros. Reservem na Via Azul.

– Procurem com antecedencia alojamento e leiam os comentarios feitos aos hoteis. Vejam o Booking para Havana e para Varadero ou Trinidad. Uma boa alternativa aos Hoteis sao as Casas Particulares, geridas por familias. Nao tem todos os confortos de um hotel, mas podemos conhecer e conviver com os locais.

– Os paladares sao a alternativa aos restaurantes mais convencionais. Estes sao tambem geridos por familias e ficam tipicamente nos segundos ou terceiros pisos dos edificios. Somos recebidos de forma muito simpatica e comemos comidinha caseira.

Acima de tudo, interiorizem: vao ter de ir a locais muitos concorridos. Cuba recebe 3 milhoes de turistas por ano e o facto de o Estado controlar as atividades economicas faz com que nao haja muita escapatoria. Tenham isso em mente, planeiem, vao e aproveitem! Boa viagem!

Matanzas

Continuam curiosos? Leiam aqui a minha experiencia em Cuba: Chegada a Varadero, Um dia em Matanzas, Primeiro dia em Havana e Segundo Dia em Havana (Pracas e Edificios). Se gostaram da publicacao, sigam o Contramapa no Facebook.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.