No segundo dia em Havana, voltamos ao ponto de partida do dia anterior, Plaza de Armas. Esta praca tornou-se ao longo dos ultimos seculos o centro social da cidade, albergando edificios historicos da epoca colonial, uma feira ao ar livre e uma grande variedade de cafes e restaurantes.

Malecon - Havana

Comecamos entao o dia com a entrada no Palacio de los Capitanes Generales, agora transformado no Museo de la Ciudad, que fica tambem nesta praca (preco de entrada – 3 CUC). O palacio do seculo XVIII, com as colunas, arcadas e escadarias, o patio interior e os multiplos saloes, e uma montra do luxo colonial, tendo sido habitado por colonos espanhois e governadores norte-americanos. Foi tambem, ja no seculo XX, o palacio presidencial.

Museo de la Ciudad - Havana

Hoje conta com mais de 40 salas de exposicoes permanentes, contando a historica dos primeiros exploradores espanhois ate a independencia da ilha. Gostei especialmente da sala dos uniformes dos colonos espanhois e deliciei-me a pensar nos generais que usavam estas fardas durante todo o dia, a torrar sob o sol tropical e clima humido de Cuba…

Depois de nos afastarmos um pouco do centro historico, fomos explorar um mercado. Apesar de a carne estar ali ao ar livre cheia de moscas e de o espaco ser bastante pequeno, encontramos uma grande variedade de vegetais.

Do outro lado da rua, numa especie de barracao, ficava a Area de Trabajadores por Cuenta Propria (foto abaixo). Afinal, ha empreendedores em Cuba, imaginem! Fui espreitar, curiosa, so que quando se entra, e um espaco minusculo que tem coisas para ai em quinta mao, como t-shirts sujas e parafusos ferrugentos. OK, esquecam la isso da iniciativa privada.

Area de Trabajadores por Cuenta Propia - Havana

Depois dos mercados e de termos assistido a mecanicos amadores no meio da via publica e a um casamento cubano que passou na rua, passamos pelo Capitolio e fomos almocar.

Havana

Descobrir um bom restaurante em Cuba pode ser um desafio. Os estabelecimentos sao do estado, que nao exige um servico de excelencia, e os empregados nao sentem a necessidade de prestar um servico melhor, porque ganham muito pouco com isso. Esta falta de cuidado notou-se especialmente em Varadero, onde os empregados eram tudo menos simpaticos, mas em Havana tambem se sente um pouco. Existem tambem alguns restaurantes privados em casa de particulares – os chamados paladares – mas falta-lhes um pouco de profissionalismo.

Posto isto, tivemos sorte e encontramos um sitio bastante agradavel – o Restaurante Hanoi / La Casa de La Parra, na Calle Teniente Rey. Com esplanada interior, boa comida e a um preco muito acessivel (os mojitos e pratos eram a metade do preco da Bodeguita del Medio). Ainda para mais, tinhamos um trio de musicos a tocar especialmente para nos. Que mais se pode querer?

Depois de almoco ainda fomos a Plaza de la Catedral, onde esta a Catedral de San Cristobal e, claro, ao Museo de la Revolucion, onde fomos muito elucidados (cof… propagandisados…cof) acerca das 1001 vantagens do regime comunista e a sua historia de sucesso em Cuba. Objetos pessoais de Fidel Castro, Che Guevara e outros, panfletos, cartas, documentos oficiais, um aviao militar e muitas fotografias sao os principais elementos do museu (e entrada custa 4 CUC).

Museo de la Revolucion - Havana

A noite fomos conhecer o Cabaret Parisien, no Hotel Nacional, o tipico espectaculo para turista. O musical era engracado porque retratava a historia cubana. Mas so isso. O engracado nao compensou os 60 CUC que pagamos. Ainda para mais, o jantar nao foi nada de especial e a coreografia dos dancarinos era bastante amadora. Ainda assim, gostei de ver o ambiente do imponente Hotel Nacional – ainda que agora se encontre um pouco decadente, conseguimos vislumbrar a gloria que este espaco teve no passado.

Para terminar a viagem, na manha seguinte fomos dar um passeio de autocarro, onde ainda passamos por alguns pontos de interesse, como a Universidade de Havana,Cemiterio Colon e a Plaza de la Revolution Jose Marti. Passamos tambem pelo Vedado, um bairro composto por casaroes, onde vive a familia Castro e toda a elite de Havana, e em que existe uma velocidade minima de circulacao, e nao e aconselhavel andar a pe. Ups.

Cemeterio Colon - Havana

Para fazermos este passeio, utilizamos o autocarro Hop On Hop Off, a semelhanca do que existe em Varadero. Existem 2 rotas para estes autocarros, e eles estao acessiveis atraves de um bilhete que e valido para o dia inteiro, por 5 CUC (e dificil encontrar informacao sobre o servico, mas eu encontrei aqui). As paragens bem sinalizadas ao longo de toda a cidade, nao apenas em Havana Vieja, portanto pudemos conhecer os diferentes bairros da cidade em 2 horas, com o vento a bater na cara e sentados confortavelmente debaixo do sol do caribe. E uma boa forma de comecar uma viagem a Cuba e tambem… de a terminar.

Leiam sobre as Vantagens e Desvantagens de Cuba como Destino e sobre a minha experiencia: Chegada a Varadero, Um dia em Matanzas e Primeiro dia em Havana.

Havana

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.