Cuba nao se resume as praias paradisiacas. Depois de quatro dias de papo para o ar com escolhas dificeis (praia ou piscina? rum ou mojito?), passamos o reveillon no Hotel Cubanacan Tuxpan. Alias, os 4 reveillons. O primeiro foi o dos russos, depois o dos franceses, de seguida, o portugues… e algumas horas depois, o cubano.

matanzas cuba

Claro que quando chegamos a passagem de ano cubana ja nao tinhamos energia para muito mais. E ainda bem. O staff do nosso malfadado Hotel estava a fazer um autentico frete, e fiquei desconfiada de que os cubanos nao gostam la muito de passagens de ano – a festa do nosso Hotel foi um espectaculo de variedades preparado pelos empregados-actores.

Ora que, no dia seguinte, sem ponta de qualquer ressaca, rumamos a uma experiencia mais cultural. Nem tudo correu bem, mas o facto de termos querido ir no dia 1 de Janeiro podera ter contribuido para o nosso insucesso.

Matanzas

Primeiro, tentamos alugar um carro, e combinamos a hora de saida na entrada do Hotel com um motorista. No entanto, quando o mesmo apareceu a hora marcada, estava com ar de estar com um ressaca brutal, e apenas nos levou de carro para outro local onde supostamente estaria o “nosso motorista”. Acontece que, ao contrario do que ele tinha combinado no dia anterior, afinal nao seria ele a levar-nos e o carro moderno que tinha prometido, tinha, afinal, mais de 50 anos. Claro que ficamos desconfiados, sentimo-nos enganados, e pedimos ao motorista para nos levar de volta ao Hotel…

Mas nao desistimos a primeira tentativa. Fomos de seguida ao lobby do Hotel e informaram-nos que existia um autocarro publico para os turistas que fazia a rota de Varadero a Matanzas (podem consultar o horario aqui). Pareceu-nos uma otima alternativa ao nosso plano e fomos de seguida para a paragem de autocarro. So que depois de esperarmos uma hora no local, ainda nada tinha acontecido…

Voltamos para o Hotel, ligeiramente desanimados e rendemo-nos a evidencia da impossibilidade de sermos autonomos, pelos menos no primeiro dia do ano. Para safar aquele dia, uma excursao tinha de ser. Ainda tinhamos um passeio disponivel da parte da tarde e pelas 15h00 ja estavamos a caminho de Matanzas. Com direito o guia e tudo. Derrota total! A verdade e que nao gosto particularmente de andar em rebanho com outros turistas, mas juro que tentamos o nosso melhor para fugir excursao…

Um dia em Matanzas

Com 17 pontes, Matanzas e considerada a Veneza de Cuba por estar rodeada de 3 rios (Rio Yumuri, San Juan e Canimar), um titulo que achei um bocadinho exagerado. Nos arredores da cidade existem paisagens lindas do rio, mas no centro da cidade nao se ve muita agua. A cidade teve uma grande influencia portuguesa, dado que na primeira metade do seculo XX, muitos portuguesas fugiram ao salazarismo e construiram as suas vidas naquela cidade.

Antes de entrarmos na cidade propriamente dita, fomos as Cuevas de Bellamar, um dos pontos turisticos mais antigos do pais, inaugurado no seculo XIX. Formadas ha cerca de 300.000 anos, estas grutas tem mais do que 3km de comprimento, mas apenas conseguimos ver uma parte desta extensao. A entrada nas grutas custa CUC$5 e inclui um guia.

Grutas de Bellamar, Matanzas

Depois desta paragem, seguimos para o Museu Farmeceutico de Matanzas, no Parque de la Libertad. Com longa tradicao na area da saude, os museus farmaceuticos em Cuba sao um orgulho para o pais (encontramos outro em Havana, mas nao tao completo como o de Matanzas). Extremamente bem conservado, o Museu e um espelho da Medicina no seculo XIX, altura em que a Farmacia foi inaugurada, e foi o meu ponto preferido nesta cidade.

Museu Farmaceutico, Matanzas

Inaugurada em 1882 pelo Doutor Ernesto Triolet, de origem francesa, a farmacia funcionou ate 1964, altura em que foi nacionalizada. Nesse mesmo ano, a farmacia abriu portas ao publico como museu, com todos os moveis, instrumentos, livros, medicamentos e ingredientes. Alem de podermos ver a parte comercial da farmacia, a sala de confeccao de medicamentos tambem esta aberta ao publico, tal como a casa senhorial de luxo onde vivia a familia do farmaceutico. Podem ser realizadas visitas ao Museu todos os dias da semana e o custo e de CUC$3.

Depois da vista ao museu, fomos ao Hotel Velasco, do outro lado do Parque de la Libertad. Um hotel de tradicao colonial inaugurado em 1901, que foi renovado em 2011, tornando-se um hotel de charme. Mesmo que nao fiquem hospedados aqui, vale a pena um visita ao lobby, que contem fotografias e um pouco da historia da cidade. Este Hotel era uma preferencia do proprio Hemingway, que ensinou os barmen a fazer uma das bebidas pelo que o Hotel e hoje conhecido.

Para terminar o passeio fomos a Ermita de Monserrate, uma das colinas perto da cidade, com uma vista paroramica sobre a mesma. A ermida comecou a ser construida em 1871, tendo sido inaugurada em 1875 e sendo composta por uma pequena igreja e um adro. A volta da igreja existem 4 estatuas, que representam as 4 provincias catalas: Barcelona, Girona, Lleida e Tarragona. Alem do significado historico, a ermida e um otimo sitio para fazer uma paragem e tirar umas belas fotografias a cidade e aos campos…

Ermita de Monserrate, Matanzas

Alem destes pontos, existem outros que vale a pena visitar mas que nos, infelizmente, nao tivemos tempo. Deixo-vos dois, que definitivamente valem a pena:

Teatro Sauto na Plaza de la Vigia: Monumento neoclassico finalizado em 1863 pelo italiano Daniel Dal’Aglio. E possivel fazer tour ao Teatro por CUC$2, mas o teatro ainda oferece espectaculos regularmente.

Castillo de San Severino na Avenida de Muelle: No passado, o castelo serviu de forte e prisao, tendo sido restaurado e aberto ao publico. Tem tambem uma bela vista da cidade de Matanzas. A entrada custa CUC$2 e esta aberto todos os dias.

Resumindo e concluindo: Matanzas e uma cidade que vale a pena visitar, principalmente se estiverem parte da viagem alojados em Varadero e ja estiveram um bocado fartos de praia… Nao e uma cidade inundada de turistas como Havana e, por isso, e possivel sentir melhor a realidade cubana. Definitivamente uma paragem que vale a pena!

Leiam sobre as Vantagens e Desvantagens de Cuba como Destino, e a minha experiencia em Cuba: Chegada a Varadero, Primeiro Dia em Havana e Segundo dia em Havana.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.