Muito antes de eu saber da existencia do Santini, apaixonei-me em Roma. Eu sou uma pessoa de gostos simples – o meu sabor preferido de gelado e a nata – mas as gelatarias de Italia sao manhosas e quando das por ti estas perdida de amores pelos sabores de fruta: meloa, framboesa, banana…

BOM! Lembro-me de ter visitado um par de gelatarias boas em Roma em 2008. OK, talvez tenha sido apenas uma. Mas lembro-me. E era mesmo boa. Mas se calhar todas as gelatarias em Italia sao otimas…

Mas como ha que juntar o otimo ao “por-favor-nao-me-custem-os-olhos-da-cara”, deixo-vos 6 recomendacoes de gelatarias em Roma, para que possam comer o melhor gelato italiano em Roma. Deixo apenas o alerta: nao se sentem nas mesas se nao querem que vos sejam cobradas taxas e taxinhas. Pecam ao balcao e pisguem-se.

09-San-Crispino-5

1 – Il Gelato di San Crispino

E uma gelataria gourmet e das mais conhecidas em Roma, ate por ter aparecido no livro Eat, Pray, Love. Os precos sao um pouco elevados para o bolso portugues, mas o maior copo de gelado nao ultrapassa os 7��. Os sabores vao variando ao longo do ano e apenas vendem gelado em copo – nunca em cone! Existem 5 localizacoes, mas as mais conhecidas sao aquelas que ficam ao lado do Panteao (Piazza de lla Maddalena) e da Fontana di Trevi (Via della Panetteria) – aqui existe horario de verao as sextas e sabados, em que a gelataria esta aberta ate a 1h30 da manha. Nos restantes dias, esta aberta ate a 00h30.

2 – Fatamorgana

Se procuram algo mais criativo, a Fatamorgana orgulha-se de ter sabores diferentes, como wasabi & chocolate, lavanda & camomila, azeitona & martini, apenas para nomear algumas criacoes… Os precos dos cones comecam nos 2�� e existem 7 espacos em Roma, abertos ate a 00h30 ou 23h30 no verao, dependendo da localizacao. De inverno, encerram pelas 21h30. As mais conhecidas ficam em Prati, perto do Vaticano (Via Leone IV), Monti (Piazza degli Zingari, perto da Via Cavour) e em Trastevere (Piazza San Cosimato).

3 – Gelataria del Teatro

Com bastante menos filas que a Il Gelato di San Crispino, a Gelataria del Teatro e despretensiosa e muito focada naquilo que interessa: os ingredientes. Sao famosos pelas combinacoes acertadas, como por exemplo: amendoas & figo, chocolate branco & manjericao, baunilha & pinhoes, etc. Os precos dos cones/copos comecam nos 2�� e podemos sentar-nos na esplanada sem pagar taxas extra. Tem duas gelatarias abertas no centro ate as 00h00 no horario de verao: na Via dei Coronari, 65/66, entre Piazza Navona e o Vaticano e em Trastevere na Lungotevere dei Vallati, 25.

4 – Neve di Latte

Quem resiste a um bom classico? A Neve di Latte e conhecida pela qualidade dos sabores tradicionais como chocolate, pistacho e avela. Os precos comecam nos 2,5�� e o espaco esta aberto ate as 22h00. O espaco fica ligeiramente fora do centro da cidade, pelo que a visita vale principalmente a pena se visitarem o museu MAXXI (Museu Nacional de Arte do Sec. XXI, arquitectado por Zaha Hadid). A gelataria fica na Via Luigi Poletti, 6, em Flaminio.

5 – Il Gelato de Claudio Torce

A Il Gelato tem 8 sabores de chocolate que satisfazem qualquer gula a um preco razoavel, ja que existem gelados a partir dos 1.80��. Com cones caseiros e toda uma variedade de sabores, e considerado por alguns como o melhor gelado de Roma. A gelataria principal fica um pouco fora do centro, em Laurentina, mas existe tambem uma segunda gelataria em Viale Aventino, 59 (Circo Massimo), aberta todos os dias ate as 22h00.

6 – Carapina

Depois do sucesso comprovado em Florenca, o pasteleiro (nao sei se existe algum nome para Especialista do Gelado) Simone Bonini abriu uma gelataria em Roma, no centro historico. A Carapina e conhecida por ter ingredientes biologicos e produzidos localmente, portanto esperem uma oferta ao sabor da estacao… Em Roma a gelataria fica na Via dei Chiavari, 37, e tem gelados a partir dos 2,5��.

E bom… por agora e tudo. Vao la escolher o vosso gelato italiano em Roma e deixem-me agora ir ali ao Santini matar saudades de Italia.

Leiam tambem o artigo O que fazer em Roma – 10 Locais a visitar. Gostaram das dicas de gelato italiano para Roma? Podem seguir o Contramapa no Facebook ou no Twitter.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.