Roma e visitada por rebanhos de gente todos os anos e os pontos de interesse mais conhecidos da cidade so podem ser admirados se conseguirmos espreitar por cima do ombro do turista que se encontra a nossa frente.

Ja fui uma dessas ovelhinhas e visitei Roma em Maio de 2008, pensando que a cidade ainda nao estaria em epoca alta nesse mes… Enganei-me. Se se sentem sufocados com mares de gente, fujam dos meses de verao e primavera tardia, por favor! E ja agora tenham alguma paciencia quando visitarem os locais de interesse. Deixo-vos aqui 10 locais a visitar, para saberem o que fazer em Roma.

As fotografias sao cortesia Wikicommons. Leiam tambem o artigo sobre as Gelatarias de Roma.

1 – Coliseu de Roma

Na altura do Imperio Romano o anfiteatro gigante recebia entre 50.000 e 80.000 espectadores (um Estadio da Luz inteiro). Com 48 metros de altura, o edificio foi utilizado para espetaculos durante cerca de 400 anos e mesmo depois da queda do Imperio Romano, continuou a ser utilizado para outros fins que nao o espetaculo… Apos seculos e seculos de utilizacao, o Coliseu (Colosseum) foi finalmente limpo numa restauracao que custou 25 milhoes de euros. Esta mais magnifico que nunca!

O preco de Admissao e de 12,50�� (7,50�� euros para jovens ate 25 anos na UE) e inclui o acesso ao Forum Romano e ao Monte Palatino. Os jovens ate aos 18 anos nao pagam. Aberto todos os dias da semana, mas durante o inverno fecha bastante cedo. Poderao adquirir o bilhete online na pagina oficial do Coliseu. O bilhete e mais caro (16��), mas passam a frente nas filas, que aqui assumem grandes proporcoes.

Colosseum - Roma

2 – Basilica de San Clemente

A basilica e um local arqueologico de interesse porque, e, afinal, um conjunto de 3 edificios construidos em 3 pisos diferentes. No topo, existe uma basilica do seculo XII. Por baixo da primeira basilica, temos uma segunda basilica do seculo IV, adaptada a partir da casa de um nobre romano – que por sua vez tinha dentro de portas uma igreja e um mitreu. Por baixo da segunda basilica, temos ainda ruinas e vestigios de uma casa romana que tera sido consumida pelas chamas no grande fogo Roma de 64 AC. Confusos? Eu tambem! Uma verdadeira matrioska romana.

O acesso a Igreja e gratuito, ja o acesso ao sitio arqueologico tem um custo de 10��. Encerra domingo da parte da manha.

Basilica de Sao Clemente, Roma

3 – Monte Palatino

Nas encostas do Monte Palatino encontram-se o Forum Romano e o Circo Maximo. Enquanto que o Forum era o centro da vida romana onde decorria a vida publica, o circo era outro centro de entretenimento no Imperio Romano.

No Forum Romano nao percam a Via Sacra, a rua principal na Roma Antiga, o Arco de Tito, que comemora a vitoria de Roma sobre Jerusalem, a Curia, onde o Senado se reunia para tomar decisoes e o Templo de Antonio e Faustina, talvez o melhor preservado da epoca romana.

Um grande museu ao ar livre, portanto, e aberto todos os dias da semana, das 8h30 as 19h00! O bilhete de entrada e combinado com o Coliseu de Roma (precos referidos acima).

Forum Romano, Monte Palatino - Roma

4 – Museus do Vaticano

Contendo os frescos renascentistas mais conhecidos do mundo, os Museus do Vaticano sao tambem campeoes nas filas de entrada. Os museus foram criados no inicio do seculo XVI, sendo uma das maiores colecoes de museus a face da terra. Sao visitados por cerca de 6 milhoes de pessoas anualmente, muito devido a Capela Sistina. Construida na segunda metade do seculo XV, os frescos do teto sao o ex libris da obra de Michelangelo.

E um visita imperdivel, sim, e vale a pena apanha um torcicolo a olhar para as cenas da Criacao de Adao e do Julgamento Final. Mas vao cedo. As mulheres devem ir com os ombros cobertos e saias abaixo do joelho, os homens devem usar calcas e ter tambem os ombros cobertos.

A entrada nos museus do Vaticano custa 16�� e existe um preco reduzido de 8�� para estudantes ate aos 26 anos. Entrada livre ao ultimo domingo de cada mes. Nos restantes domingos estao encerrados. Na pagina oficial dos Museus do Vaticano encontram a informacao completa. Os bilhetes simples nao podem ser comprados online, mas existe uma oferta de tours e visitadas guiadas que pode ser adquirida online e pode incluir, alem dos Museus, a tour na Basilica de Sao Pedro e a Capela Sistina. Sao mais caros, mas e uma forma de aprender mais e fugir as filas gigantes.

Galeria dos Mapas, Museus do Vaticano - Roma

5 – Basilica de Sao Pedro

Construida sobre uma igreja do seculo IV, a Basilica de Sao Pedro foi terminada em 1626, apos 150 anos de construcao, e e um dos marcos da cidade. A Pieta de Michelangelo esta nesta basilica, tal como Cathedra Petri de Bernini.

A entrada na Basilica de Sao Pedro e gratuita e existem longa filas para entrar. Esta aberta todos os dias do ano ate as 19h00 (verao) ou 18h00 (inverno). A subida a Cupula tem um custo de 8�� (percurso de elevador e 320 escadas) ou 6�� (percurso de 551 escadas). Tal como nos Museus do Vaticano, as mulheres devem ir com os ombros cobertos e saias abaixo do joelho, os homens devem usar calcas e ter tambem os ombros cobertos.

Basilica di San Pietro - Roma

6 – Panteao

Com mais de 2000 anos de historia, o Panteao (ou Pantheon) e o monumento melhor preservado da Roma Antiga e tambem um dos monumentos mais visitados. Entrada gratuita. Aberto todos os dias do ano ate as 19h30. A domingo encerra as 18h00.

Pantheon - Roma

7 – Piazza della Repubblica

No centro da Piazza della Repubblica existe a Basilica de Santa Maria dos Anjos, construida a parte de um edificio de banhos publicos do Imperio Romano.

Piazza della Reppublica - Roma

8 – Fontana di Trevi

Construida no seculo XVIII, a Fontana di Trevi tornou-se um dos pontos mais conhecidos da cidade. Vale a pena uma visita, especialmente se for nocturna, quando a fonte se ilumina. E um lugar muito concorrido pelos turistas, portanto, se conseguirem visitar fora de horas, sera o ideal.

Fontana di Trevi - Roma

9 – Ostia Antica

As ruinas do antigo porto da cidade de Roma datam do seculo IV AC e estao localizadas a cerca de 30km de Roma. Vale a pena a visita, ja que o local se encontra num otimo estado de conservacao e podemos observar os frescos que existiam ao longo do porto.

O preco de admissao e 8�� (4�� para jovens da UE ate aos 25 anos). Os jovens ate aos 18 anos nao pagam entrada. Ao primeiro domingo de cada mes, a entrada e gratuita. Encerra a segunda-feira. Os horarios completos encontram-se na pagina oficial da Ostia Antica. Poderao tambem adquirir o bilhete online e imprimi-lo em casa, contudo, esta nao e das atracoes com mais afluencia da cidade, ja que se encontra bastante longe do centro.

Capitolium, Ostia Antica - Roma

10 – Villa dei Quintili

A vila romana foi construida no seculo II por dois irmaos, e descoberta no seculo XVIII, abrindo ao publico como museu pouco tempo depois. Esta localizada fora do centro de Roma

O preco de admissao e de 6�� (3�� para jovens da UE ate aos 25 anos). Encerra a segunda-feira. Nos restantes dias, esta aberto ate as 16h30 (inverno) ou 19h15 (verao). Na pagina da Coop Culture poderao comprar a vossa entrada online previamente, contudo, esta nao e das atracoes com mais afluencia da cidade.

Banhos, Villa dei

Se quiserem otimizar os custos em Roma e estiverem a planear utilizar transportes publicos, podem recorrer ao Roma Pass.

Existem versoes para 72 horas (38,50��) ou 48 horas (28��). Alem da diferenca no tempo de utilizacao, o primeiro passe da acesso a 2 museus, enquanto que o segundo da acesso apenas a 1 museu. Ambos oferecem acesso ilimitado a transportes publicos, acesso as taxas reduzidas nos museus e entrada direta nos museus que ficam gratuitos com a utilizacao do passe (1 ou 2).

Facam as contas daquilo que querem ver em Roma e do custo de cada uma, e vejam se vos compensa! Por regra, se utilizarem transportes publicos na vossa viagem, vai compensar, ainda que os Museus do Vaticano nao estejam incluidos neste passe.

Gostaram de algumas das dicas de Roma? Ja sabem o que fazer em Roma? Leiam tambem as minhas sugestoes de gelatarias em Roma. Podem tambem seguir o Contramapa no Facebook e no Twitter.

Mapa de Roma seculo XVIII

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

0replies
  1. Tieme
    Tiemesays:

    A tremendously wonderful city, in a wonderful country! Great pictures to share along your hike!

    Thank you for sharing ���

    Happy Sunday and warm regards,
    Tieme

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.