Quando decidi ir a Chicago nesta viagem, muitas pessoas me perguntaram porque. Tinham a imagem de uma cidade cinzenta e fria, rodeada de predios e com pouco para fazer. Eu propria cheguei a pôr em causa a ida a Chicago, ate porque ficava fora de caminho e implicou apanhar dois voos internos nos Estados Unidos.

chicago cidade

Mas ainda bem que nao mudei de ideias. Chicago foi uma das minhas cidades preferidas nos Estados Unidos. Tem arranha-ceus e um aspecto muito moderno, mas nao e claustrofobica. Tem luz e espacos abertos, e banhada pelo lago Michigan e percorrida pelo rio Chicago. E uma cidade super limpa, organizada e plana, onde existem muitos ciclistas. Tem uma praia em plena cidade, muitos pontos de interesse culturais e coisas a acontecer. Sim, e uma cidade fria no inverno e ventosa durante todo o ano, mas nos fomos no pico no verao e Chicago apaixonou-nos… Foram so dois dias, mas, por mim, teria ficado uma semana.

DSC02006

No primeiro dia, acordamos cedo e apanhamos o metro, outro elemento que da caracter a cidade. E apelidado de Chicago L, por estar elevado a superficie e, por esta razao, Chicago e uma cidade percorrida por vigas de metal enferrujado. O metro e de orientacao relativamente simples, com todas as linhas a convergirem para o centro da cidade, onde existe um Loop: aqui o metro torna-se circular e podemos trocar para qualquer outra linha.

Ora bem, chegados ao centro de Chicago, a primeira paragem foi no Art Institute of Chicago. Este e um museu ao estilo do MET (Metropolitan Museum of Art) em Nova Iorque, com uma colecao completa em termos historicos: as pecas de arte vao desde o greco-romano a arte contemporanea. La esta, um museu que e preciso ir com tempo, ate porque tem muitas obras que vamos querer ver com atencao. Entre quadros do Picasso e do Jacques Braques, encontramos telas do Amadeo de Souza-Cardoso… e um esboco do Eduardo Souto Moura, ou nao fosse Chicago a cidade da arquitetura!

art institute of chicago

Eu e o Amadeo. Muito amigos.

Nighthawks Edward Hopper

Nighthawks de Edward Hopper – um dos muitos preferidos que estao no museu.

Depois, fizemos a pe a Magnificent Mile, que e uma parte da Michigan Avenue, que vai desde o rio Chicago ate ao cruzamento com a Oak Street. Nesta parte da avenida, existem varios arranha-ceus, hoteis, restaurantes e lojas de luxo, como a Cartier, Louis Vuitton e Marc Jacobs. Estao a ver a ideia nao e?

Uma bela caminhada, especialmente porque paramos no Millenium Park, junto ao Art Institute of Chicago. Construido no telhado de uma estacao de comboios, e composto por varios espacos publicos e obras de street art, como o Jay Pritzker Pavilion, que recebe eventos musicais como o Chicago Gospel Music Festival, o espelho Cloud Gate, e a Crown Fountain, uma cascata feita de LEDs.

millenium park cloud gate

No final da caminhada, almocamos uma pizza a Chicago na Giordano’s. E o que raio e isso? Bem, e uma pizza para gordos. Tem massa grossa e alta, e e recheada de queijo no interior, sendo que o tomate e colocado por cima de tudo. Como se fosse uma pizza ao contrario, e tao alta que parece mais uma tarte. Resultado? Serviu-nos de almoco e de jantar.

Giordiano's pizza

Giordiano's pizza

Digam la se este miminho nao e para gordos?!

Depois deste almoco fatal, conseguimos nao cair para o lado, e fomos a ChicagoMusic Exchange, uma das lojas de guitarra mais conhecidas nos Estados Unidos. Com muitos instrumentos vintage, ainda conseguimos tocar numa Les Paul de 1952. Coisinha para custar uns bons milhares de euros…

guitarras

Baseball: o desporto americano

A ultima paragem do dia foi no Wrigley Field, o estadio de baseball dos Chicago Cubs, a equipa mitica de Chicago. Este foi o meu primeiro contacto com o desporto querido dos norte-americanos. E um desporto relativamente simples (consegui perceber algumas regras durante o jogo), mas um bocado parado.

Mas o que interessa num jogo de baseball vai muito alem do jogo. Sao os anuncios luminosos que passam no estadio, os famosos que sao chamados ao estadio durante os intervalos (a nos calhou-nos um militar que, aos olhos dos americanos, e uma estrela), os cachorros, as cervejas e o convivio.

wringly field chicago

Ao contrario do encontro semanal no futebol, os jogos de baseball acontecem varios dias ao longo da semana e os bilhetes sao puxadotes – um bilhete dos mais baratos custou-me 45��. Portanto, considerando as grandes diferencas sociais que ainda existem nos Estados Unidos, nao me admirou muito que quase toda a audiencia fosse branca…

Ainda assim, vale a pena ter a experiencia americana no estadio e aprender um pouco acerca do desporto.

O baseball surgiu ainda no seculo XVIII nos Estados Unidos, mas foi durante e apos a guerra civil norte-americana (seculo XIX) que o desporto se tornou popular e uniforme no pais. Em 1867, ja havia mais de 400 equipas inscritas na liga nacional. Em 1870, os Chicago Stockings Club ganharam o campeonato: hoje sao chamam-se Chicago Cubs e sao reconhecidos como a equipa de baseball profissional mais antiga .

wrigley field chicago

Hoje em dia, as principais ligas de baseball nos Estados Unidos e Canada sao a American League (fundada em 1901) e a National League (1876). Estas sao as duas principais ligas onde as equipas estao integradas e cada equipa apenas pode integrar uma das ligas.

Existem tambem jogos Interleague Plays entre as equipas das duas ligas, que nao contam para a pontuacao final das equipas. Os vencedores anuais de cada uma das ligas encontram-se numa final: a World Series.

Nos decidimos ir ver os Chicago Cubs por serem precisamente um dos clubes com mais historia. Pertencem a National League, apesar de nao ganharem a liga desde 1945. O Wrigley Field e a casa dos Cubs, construida em 1914.

E conhecido por estar rodeado de heras, cujo crescimento pode ser observado ao longo da temporada. Muitas bolas acabam por perder-se na vegetacao e nessas alturas o jogo tem de ser parado… Outra das caracteristicas do estadio (e de toda a cidade) e o vento. Aqui, em abril e maio, acontecem os jogos mais imprevisiveis, fruto das fortes rajadas de vento.

Mais imprevisivel que o vento, so mesmo a duracao do jogo. Os jogos demoram o tempo que for necessario para o resultado ficar fechado em termos de pontos. Nao me perguntem exatamente o que isso quer dizer, mas nos ficamos 3 horas no estadio e nao conseguimos assistir ao final do jogo!

E foi assim o primeiro dia em Chicago.Gostaram da publicacao? Vejam os outros posts da US Roadtrip 2015.

Chamo-me Diana.Gosto de ler, gosto de escrever e tenho ganho o gosto de viajar. Decidi juntar as historias acumuladas neste espaco e chamei-lhe Contramapa. Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sitio onde ir, um local a descobrir. Aqui podem conhecer as minhas historias e viagens em livro aberto.

15replies
  1. Leticia
    Leticiasays:

    Que legal parece ter sido!!! Eu acho Chicago muito legal, acho que acabei gostando devido algumas series que assistia/assisto, mas ainda nao tive a oportunidade de conhecer! :~
    As fotografias ficarem otimas
    Beijo

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereco de email nao sera publicado.